OSCAR 2017: O. J.: Made in America (Idem) - RESENHA CRTICA

Documentrio que parece definitivo sobre a ascenso, apogeu e declnio de uma das figuras mais famosas e polmicas da histria americana

21/02/2017 21:52 Por Rubens Ewald Filho
OSCAR 2017: O. J.: Made in America (Idem) - RESENHA CRÍTICA

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

O. J.: Made in America (Idem)

EUA, 16. Sete horas e 47 minutos. Documentário em 5 partes. Direção de Ezra Edelman.

Premiado pelos Critic´s Choice, pelo Sindicato dos Diretores, Gotham Awards, Criticos de Nova York entre outros, este é o documentário que parece definitivo sobre a ascensão, apogeu e declínio de uma das figuras mais famosas e polêmicas da história americana. Quem não conhece O.J. Simpson (1947-) que depois de se tornar uma atleta rico e famoso de futbebol americano, também virou comentarista e uma celebridade e um astro de cinema (entre 35 filmes como ator estão a série Corra que a Policia Vem Aí, Capricórnio Um, Inferno na Torre, o seriado Raízes). Mas ainda no auge, quando era causado com Nicole Simpson, foi acusado da morte dela e de um amigo. Embora tudo indicasse que era culpado, escapou livre (o governo teve medo do público que ameaçava botar fogo em cidades inteiras). Anos depois voltou a ser preso por outro motivo e está encarcerado até hoje. Sua história é contada com seriedade, aqui em cinco programas de cerca de hora e meia cada, com um material muito rico em depoimentos. Mais ou menos ao mesmo tempo houve também a mesma história transformada em um programa de TV de 10 episódios, com astros famosos e que foi muito premiada: American Crime Story, The People Vs O J Simpson, onde foi vivido por Cuba Gooding Jr.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro