RESENHA CRTICA: Melhores Amigos (Little Boys)

Discreto, aborrecido e mal sucedido, no vale o trabalho de sair de casa

02/05/2017 23:30 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Melhores Amigos (Little Boys)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Melhores Amigos Cartaz (poster)

Melhores Amigos (Little Boys)

EUA, 16. 95 min. Direção de Ira Sachs. Com Greg Kinnear, Jennifer Ehle, Paulina Garcia, Theo Taplitz, Michael Barbieri, Alfred Molina, Talia Balsam.

Difícil entender porque este filme sem maiores atrações de elenco ou tema chega aos cinemas no Brasil. Rodado no Brooklyn, com baixo orçamento (2 milhões de dólares) e pouca repercussão (ainda assim ganhou premio especial no Festival de Deauville na França, teve outras indicações no Independente Spirit – atriz coadjuvante Paulina, roteiro, várias no Clhotrudis). O diretor tem certa carreira, tendo feito há pouco o humano gay O Amor é Estranho (14) com o mesmo Molina que está presente aqui e acabou de fazer o papel do diretor na série de TV, Feud, o dramático e gay Deixe a Luz Acesa (12), Vida de Casado com Julianne Moore, 07, 40 tons de Azul, 05, alem de outros filmes ainda menos famosos.

A Ideia central de dois adolescentes entrarem em greve contra os pais foi inspirada em dois filmes japoneses, o clássico Meninos de Tóquio, 32, e Bom Dia, 52. Ambos do mestre Ozu. A peça que está sendo ensaiada seriam os famosos A Gaivota e o Huis Clos de Sartre. Mas não espere muito porque nenhuma das tramas vagamente prenunciadas são levadas adiante, a ponto do filme terminar num daqueles becos sem saída, que são disfarçados com boas intenções (mas que deixam a história bastante vaga, na vida real nada se resolve assim de repente e sem detalhes).

Curiosamente a critica americana não foi negativa apesar do filme ser lento, bobo e insosso. Chegaram a dizer que trazia pequenas verdades sobre a vida atual, nem o fato de se passar em Brooklyn e criar um conflito entre duas famílias, quando morre o dono de um imóvel deixando a herança do lugar para um filme que é um ator de pouco sucesso (Greg Kinnear) se deixou envelhecer ainda mais que costume, parecendo perdido na trama. A ótima inglesa que faz a mulher dele, a bela Ehle anda de lá para cá sem ter cenas fortes e a outra protagonista não esconde que é de origem judaica (mas nem isso torna o filme mais interessante). Nem sequer é bem desenvolvida a amizade entre os dois pré adolescentes que eram solitários e agora ficam amigos. Discreto, aborrecido e mal sucedido, não vale o trabalho de sair de casa.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro