Jersey Boys: Em Busca da Msica (Jersey Boys)

Ruens Ewald Filho gostou desta adaptao da pea da Broadway, dirigida por Clint Eastwood

24/06/2014 11:24 Da Redação
Jersey Boys: Em Busca da Música (Jersey Boys)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Jersey Boys: Em Busca da Música (Jersey Boys)

EUA,14. 134 min. Direção de Clint Eastwood. Roteiro de Marshall Brickman e Rick Elice. Com John Lloyd Young, Christopher Walken, Michael Lomenda, Vincent Piazza, Kathrine Narducci, Eric Bergen, Francesca Eastwood.

 

Aos 84 anos, Clint continua em plena forma, fazendo este seu primeiro musical assumido adaptado de um show premiado da Broadway, que por sinal continua em cartaz e fazendo sucesso. É verdade que Clint tem formação musical de músico, tendo escrito trilhas musicais (8 como compositor, 25 como autor ou intérprete de canções que entraram na trilha musical) e alguns filmes dele se enquadram diretamente no gênero (caso do documentário sobre Blues, de 03, Bird, 88, a biografia de um jazz man, Charlie Parker e Honky Tonky Man, 82, sobre um músico que viajava pelos EUA).

O problema é o seguinte: os produtores e o estúdio não acreditavam no sucesso do filme, em particular no estrangeiro, já que pouca gente se lembra de quem se trata o The Four Seasons e tampouco do líder do grupo que tinha uma voz peculiar, Frankie Valli (alguns podem recordar que é este quem está nos letreiros do filme na canção tema de Grease!). É êxito sim na Broadway, mas numa montagem que é basicamente um show de música, impossível de ser transposto dessa forma para a tela (por isso tudo também é dos poucos sucessos recentes que não foi montado por aqui). Quem entra na sala reconhece as músicas de algum lugar, se envolve com a história e sai não apenas gostando, mas até emocionado. Mas o difícil é convencer a entrar...

Foi por isso que chamaram Clint que é famoso por saber rodar com economia, com um orçamento muito limitado, onde praticamente o filme todo foi rodado no backlot da Warner, onde ele não repete cena desnecessariamente e sabe o que pedir dos atores (do elenco original aproveitou apenas o criador do papel de Valli, que levou o Tony de melhor ator por sinal e está incrivelmente conservado - e bem maquiado - e também assina como co-produtor, que praticamente não fez nenhum cinema antes. Também  o único ator famoso do elenco é Christopher Walken, que começou como dançarino e que tem uma interpretação típica mas memorável como o gangster de New Jersey, Gyp De Carlo!).

Felizmente Eastwood soube fazer tudo certo. Chamou os roteiristas do teatro, o parceiro ocasional de Woody Allen, Marshall Brickman, que cuidou da parte humorística (o filme é muito divertido, repleto de piadas todas bem integradas na história) e Rick Elice (que deve ser de Nova Jersey e deve saber tudo sobre A Família Soprano e obras de Scorsese, em particular Os Bons Companheiros! Aliás quem tem participação como personagem importante aqui é o Joe Pesci, que seria futuro ator premiado com Oscar®. O papel é feito por Joe Russo). E o resto do elenco se encaixou como uma luva, se tornando uma comédia sobre gangsteres que desejam ser cantores (todos os números são em cena, em algum palco, assim não há reclamação de que não curte o gênero).

Poderia ser meu caso, já que só fui assistir a peça muito tempo depois de sua estreia, por que não tive pressa. O que fez com que eu apreciasse ainda melhor esta adaptação do velho ícone do cinema (que sempre sonhou por sinal em fazer nova versão de Nasce uma Estrela no ambiente do jazz). Tomara o ótimo filme encontre o seu espaço!

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro