INVOCACAO DO MAL 4: O ULTIMO RITUAL

A franquia conseguiu se tornar uma das mais bem sucedidas do genero

09/09/2025 02:45 Por Adilson de Carvalho Santos
INVOCACAO DO MAL 4: O ULTIMO RITUAL

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

INVOCAÇÃO DO MAL 4: O ÚLTIMO RITUAL ⭐⭐⭐

 

A franquia Invocação do Mal (The Conjuring) conseguiu se tornar uma das mais bem sucedidas do gênero. Desde o primeiro filme, lançado em 2013, vieram 3 derivados (A Freira, A Maldição da Chorona e Annabelle) e o ciclo se encerra agora com Invocação do Mal 4: O Último Ritual (The Conjuring 4: The Last Rites), dirigido por Michael Chaves. O filme buscou nos registros dos casos investigados pelo casal Ed Warren e Lorraine Warren a história assustadora da suposta assombração da família Smurl, dramatizada no telefilme A Casa das Almas Perdidas (1991). Na Pensilvânia, em 1976, o casal .Jack e Janet Smurl se mudou para um duplex em West Pittston, Nos primeiros anos, a vida foi tranquila. Mas, em 1985, um incidente com um lustre que caiu e feriu uma das filhas marcou o início de uma série de acontecimentos que o casal descreveria como sobrenaturais. Durante os meses seguintes, a família relatou gritos inexplicáveis, cheiros fortes e objetos se movendo sozinhos. O cachorro foi supostamente arremessado contra a parede, e uma das filhas caiu da escada. Jack também declarou que foi agredido sexualmente por uma entidade. No filme o grande mal que assombra a família Smurl está conectado a uma força demoníaca que quase matou Judy Warren ao nascer. O filme salta de 1966 a 1986 e demora um pouco para que Ed (Patrick Wilson) e Lorraine (Vera Farmiga) assumam o combate sobrenatural que dá o tom do ritual anunciado no título. O clima soturno é diluído pelo humor quando o casal Warren palestra em uma universidade e são comparados aos Caça-Fantasmas. Não é o melhor filme da franquia, mas certamente é um competente epílogo para a história dos Warren, que aparecem como eles mesmos nos créditos finais. Durante a cena do casamento de Judy (Mia Tomlinson), alguns dos convidados incluem Carolyn e Cindy Perron (de Invocação do Mal 1), Peggy e Janet Hodgson (Invocação do Mal 2) e David Glatzel (Invocação do Mal 3 : A Ordem do Diabo), além do criador da franquia, James Wan. A direção de Michael Chaves abusa dos clichês dos filmes de assombração com cenas muito escuras em ambientes fechados e possessão, tudo de acordo com os clichês, e por isso mesmo que o sucesso do filme se dá de fato ao incrível carisma de Patrick Wilson e Vera Farmiga. Substituí-los não será tarefa fácil já que os produtores já anunciaram que a continuarão mesmo sem os protagonistas originais. Enquanto isso, o susto é garantido.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Adilson de Carvalho Santos

Adilson de Carvalho Santos

Adilson de Carvalho Santos e' professor de Portugues, Literatura e Ingles formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pela UNIGRANRIO. Foi assistente e colaborador do maravilhoso critico Rubens Ewald Filho durante 8 anos. Tambem foi um dos autores da revista "Conhecimento Pratico Literatura" da Editora Escala de 2013 a 2017 assinando materias sobre adaptacoes de livros para o cinema e biografias de autores. Colaborou com o jornal "A Tribuna ES". E mail de contato: adilsoncinema@hotmail.com

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro