RESENHA CRTICA: Procura (The Captive)
Um filme onde tudo esta errado, forado, desagradvel, mal dialogado
À Procura (The Captive)
Canadá, 14. 112 min. Direção de Atom Egoyan. Com Ryan Reynolds, Scott Speedman, Rosario Dawson, Mireille Enos, Kevin Durand, Alexia Fast, Bruce Greenwood, Aaron Poole.
A única vez que gostei realmente de alguma coisa que o diretor canadense Atom Egoyan fez, foi aquele curta metragem que dirigiu com o Leon Cakoff, como o velho protestando contra o massacre dos armênios, sentando na praça pública com um cartaz de protesto. Quando se meteu a tocar no assunto de forma mais longa também se perdeu. Sempre me pareceu um daqueles super estimados, principalmente pelo Festival de Cannes, que insiste em selecionar qualquer coisa que faz (teve aquele filme idiota sobre a dupla de atores que brigam porque um deles faz proposta indecente! Verdade Nua é o nome). Acabo achando que ele é mal resolvido e gosta de mexer com sexo, de forma desordenada.
Bom, desta vez ele se crucificou sozinho, recebendo as piores criticas de Cannes 14 por este filmeco que não da para dizer que é ruim. Talvez numa sessão de fim de noite na TV por Assinatura poderia ser consumido. Mas aqui restou batido e medíocre. Coitado do Ryan Reynolds que depois de ter feito fracassos sucessivos agora tenta reconstruir a carreira. É outra historia de desaparecimento na neve do implacável inverno do Canadá. Oito anos antes Cassandra desapareceu, mas agora aparecem sinais de que ainda esta viva (um detalhe: a história é inspirada numa série da Internet The Escape e seu passado).
Ryan está com a filha de 9 anos no carro pickup quando para e vai comprar uma torta para a esposa (Mireille, da série The Killing). Ao retornar ela sumiu e nos próximos 8 anos suspeita-se de tudo até de um grupo de pedófilos. De fato ela esta prisioneira de um certo Mika (Kevin Durand) e já meio conformada. Mas o bandido também se diverte espionando os pais. Enquanto isso um casal de detetives especializados no assunto (Speedman e Rosario) tenta ajudar a resolver o caso.
Não sei dizer bem o que não funciona no filme. Para mim acho que tudo esta errado, forçado, desagradável, mal dialogado. Enfim, mal dirigido.
Sobre o Colunista:
Rubens Ewald Filho
Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de ramos Seis de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o Dicionrio de Cineastas, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.