RESENHA CRTICA: Como Sobreviver a um Ataque Zumbi (Scouts Guide to the Zombie Apocalypse)
Difcil existir um filme mais grosso, menos engraado e mais mal sucedido do que esta pseudo comdia
Como Sobreviver a um Ataque Zumbi (Scout´s Guide to the Zombie Apocalypse)
EUA, 15. 93 min. Direção de Christopher Landon. Roteiro de Carrie Lee Wilson, Landon, Emi Mochizuki. Com Tye Sheridan, Cloris Leachman, Logan Miller, Joey Morgan, Sarah Dumont, David Koechner, Halston Sage, Patrick Scharzernegger (filho de Arnold como Jeff).
Difícil existir um filme mais grosso, menos engraçado e mais mal sucedido do que esta pseudo comédia que foi campeã de fracasso de bilheteria, rendendo em seu fim de semana de estreia que era ainda por cima no Halloween não mais do que um milhão e 770 mil dólares (é preciso levar em conta que o filme não saiu em muitas salas porque foi boicotado não por sua estupidez, mas porque os exibidores não concordam com a política da Paramount , a distribuidora que irá exibi-la brevemente em VOD, apesar de darem parte dos lucros, se houver, para os exibidores que colaboraram com ele).
De minha parte nada tenho contra comédia mais ousada, apesar de fato de que é bom avisar que não serve para pré-adolescentes. Na verdade, não deveriam ver nem o trailer que está liberado no You Tube, que é um delírio de mau gosto. Os três heróis que são escoteiros (naturalmente a organização recusou colaborar no projeto) estão na casa de uma garota quando ela é invadida pelos zumbis. E tentam fugir e o clímax é quando um deles para não cair segura no pênis do monstro, que funciona como se fosse de borracha e assim... Bom, precisa contar algo mais..? Ou chega? Outro detalhe curioso, o diretor do filme - assumidamente gay - é filho do ator Michael Landon (famoso por ser o filho mais novo do seriado faroeste Bonanza) e que tem ganhado a vida como roteirista (escreveu vários da série Atividade Paranormal e dirigiu o Marcados pelo Mal, de 2014). Inútil dizer que não mostra qualquer sintoma de talento. Mesmo quando o elenco tem até nomes mais ou menos conhecidos como Tye Sheridan (Joe, Amor Bandido) e a coitada da veterana Cloris Leachman, vencedora do Oscar de coadjuvante por A Última Sessão de Cinema, que faz uma velha que gosta de gatos e perde os dentes!
Há outros problemas, por toda parte há filmes de zumbis porque eles entraram na moda, principalmente em séries de TV (insisto sempre que o melhor é Todo Mundo Quase Morto/Shaun of the Dead, do especialista no humor do gênero Edgar Wright).
O que dizer da historia de adolescentes que estão no décimo ano da High School e já embarcados em serem escoteiros, Ben, Carter e Augie, o que leva tudo mais a sério e que vai receber o prêmio condor. Mas nessa noite um vírus se espalha na cidadezinha que moram chamada Deer Field (um aviso diz que estão perto da cidade do clássico Halloween, de John Carpenter!). Acabam indo num clube de strip tease onde são salvos por Denis (Sarah Dumont de Don Jon). Depois tentam salvar a irmã de um deles Kendall (Halston, de Goosepumps). Se os garotos se defendem como podem as mulheres do filme tem papeis ingratos e infelizes. As piadas são poucas, sem graça e vulgares. Um verdadeiro Horror no sentido literal da palavra.
Sobre o Colunista:
Rubens Ewald Filho
Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de ramos Seis de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o Dicionrio de Cineastas, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.