RESENHA CRTICA: A Garota Ocidental - Entre o Corao e a Tradio (A Wedding/ Noces)

O titulo nacional risvel e deve se tornar um problema para se levar a srio este drama europeu

22/06/2017 17:38 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: A Garota Ocidental - Entre o Coração e a Tradição (A Wedding/ Noces)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

A Garota Ocidental - Entre o Coração e a Tradição (A Wedding/ Noces)

Bélgica, Luxemburgo, Paquistão, 2017. 95 min. Direção e roteiro de Stephen Streker. Com Lina Ela Arabi, Sebastin Houbani, Babaki Karami.

O diretor é belga e seus dois trabalhos anteriores não passaram aqui. Este filme teve indicações em Istambul e Rotterdam, foi bem recebido no Canadá, em Toronto e no Festival de Roma. Realmente o titulo nacional é risível e deve se tornar um problema para se levar a sério este drama europeu que não chegou a ter grande repercussão internacional nem é especialmente original em sua trama dramática que denuncia outra jovem árabe Zahira de 18 anos vivendo na Bélgica que é obrigada a obedecer sua família paquistanesa extremamente conservadora quando é obrigado a se casar com um parente distante. Daí o evidente conflito. Seus hábitos são ocidentais e ela procura a ajuda do irmão e confidente Amir. Já na sua primeira grande aparição ela discute com um médico sobre um possível aborto. Streker não perde tempo já colocando a heroína - a atraente Lina - brigando com médicos e enfrentando repressão até o que é um final de certa maneira inesperado. Uma recomendação no elenco, com a presença do sempre eficiente ator belga Olivier Gourmet, revelado nos filmes dos Irmãos Dardenne (e que faz André) e de outro ator árabe agora famoso que é Babak Karimi que estrelou os sucessos A Separação, O Passado, O Voto é Secreto, O Apartamento e que curiosamente também é montador.

Zahira (Lina) tem a opção de escolher entre três candidatos, mas do tradicional Paquistão. Ela rejeita um possível candidato (Harmandeep Palminder que fez o drama Young Tigre) porque esta interessada num mecânico local (Zacharie Chasseaiud). Com orçamento modesto (basicamente no apartamento da moça e na loja do pai) que sem dúvida aumenta a opressão. O fato que esse pai orgulhoso tenta ser compreensivo na medida do possível e das crenças. De qualquer forma, o filme foi inspirado em fatos reais, em especial as sequências finais com Zahira.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro