RESENHA CRTICA: Casamento de Verdade (Jennys Wedding)

Chega j com um mnimo de 10 ou at 20 anos de atraso esta comdia romntica (ou algo assim) que teria muito mais impacto numa poca em que casamento entre mulheres fosse ainda um tabu

08/06/2016 23:28 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Casamento de Verdade (Jenny´s Wedding)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Casamento de Verdade (Jenny´s Wedding)

EUA, 15. 94 min. Direção e roteiro de Mary Agnes Donoghue. Com Katherine Heigl, Tom Wikinson, Linda Edmond, Grace Gummer, Alexis Bledel, Sam MacMurray, Matthew Metzger.

Chega já com um mínimo de dez ou até vinte anos de atraso esta comédia romântica (ou algo assim) que teria muito mais impacto numa época em que casamento entre mulheres fosse ainda um tabu ou um problema. Hoje felizmente é apenas uma rotina que a diretora roteirista insistiu em fazer, sem qualquer novidade ou inspiração. Pobre Katherine Heigl (por quem eu tinha uma admiração quando largou a TV de Grey´s Anatomy e fez alguns filmes interessantes como Ligeiramente Grávidos, 07 e Vestida para Casar, 08. Mas tem uma personalidade difícil, que foi comprando brigas e ficou relegada a filmes B que mal são distribuídos. O que a forçou a voltar em série de TV, agora com Doubt, um drama de advogados).

Fica difícil achar alguma graça na situação pouco inspirada de uma certa Jenny, que é gay assumida menos para sua família antiquada (o inglês Tom Wilkinson faz o pai careta num dos momentos mais fracos de sua carreira), enquanto a melhor figura do filme é a irmã mais nova que é interpretada por Grace Gummer, que é a filha de Mery Streep (está aliás na cara, pena ser mais feia) e que pela primeira vez tem um papel mais desenvolvido). Imperdoável é a noiva de Jenny (Katherine) que é a encantadora Alexis Bledel (de Gilmore Girls, outra muito mal aproveitada).

Rodado em Cleveland, Ohio. A autora do filme Donoghue foi roteirista de filmes melhores como Amigas para Sempre com Bette Midler, O Engano com Goldie Hawn, Deixe-me Viver com Michelle Pfeiffer, O Custo da Coragem (Veronica Guerin, com Cate Blanchett, 03).

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro