RESENHA CRTICA: Maria - No Esquea Que Eu Venho dos Trpicos

Que mais se pode pedir a um filme desses do que reclamar: quero mais, quem sabe um filme dramtico com atores!

16/11/2017 15:58 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Maria - Não Esqueça Que Eu Venho dos Trópicos

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Maria - Não Esqueça Que Eu Venho dos Trópicos

Brasil, 2017. 73min. De Francisco C. Martins e Elisa Gomes. Com Malu Mader, Lucia Romano, Celso Frateschi. Foto de Hugo Kovensky. Trilha de Nelson Ayres, Iside Mesquita.

É uma agradável surpresa este documentário realizado por um amigo santista de notável carreira (Olho Mágico do Amor, Onda Nova, Estrela Nua) que eu perdi meio de vista quando se dedicou a documentários, comerciais e séries de TV. Mas lhes garanto que fiquei muito feliz em descobrir esta história real, elegante e notável, que relata um fato que eu desconhecia, em parte por não ser muito ligado as artes plásticas. Desde a primeira imagem, preto e branco, logicamente por acontecer no seu auge nos anos 40, surge a figura elegante, bonita e altaneira da biografada, que é uma daquelas pessoas raras que a gente gostaria de ter conhecido pessoalmente. A proposta é resgatar a vida da artista internacionalmente respeitada (também conhecida como esposa do diplomata Carlos Martins, embaixador do Brasil em vários países, inclusive os Estados Unidos, durante a 2ª Guerra Mundial) e de forma bastante sua profunda ligação amorosa com o famoso artista francês Marcel Duchamp (1887-68), que também faz parte da História do cinema de vanguarda, dirigindo Anémic Cinema, 26, uma ponta em Entreato (de René Clair) e dois filmes a mais. Além da colaboração mútua, ele a teve como musa e modelo em obras como “Prière de Toucher” (“Toque Por Favor”), capa do catálogo da exposição “Le Surrealisme en 1947”. A peça é um seio (o de Maria) e faz paródia dos avisos então espalhados pelos museus. O documentário aborda as cartas de Duchamp para Maria e sua participação no “Étant Donnés...”, a última obra do francês.

Talvez o mais importante seja realmente retratar a qualidade e quantidade da obra de Maria, que entre outras coisas ajudou muito na Bienal de São Paulo, sem esconder o depoimento da filha dela (quando houve a separação, no filme muito discreta até demais, há uma excessiva discrição justamente porque Maria era uma rebelde, uma criativa e no divórcio suas herdeiras foram passadas para a guarda do pai brasileiro). Assim observamos mais a artista através de alguns depoimentos feito por atores (eficientes) e também pela sempre encantadora Malu Mader, mas no caso a obra é mais impressionante do que outra coisa. Com menções e elogios também para Carmen Miranda (que ficou devendo favor ao marido de Maria). Várias vezes afirmada por especialistas, realmente a obra, suas esculturas, na sua maioria, são elegantes, eróticas, nativas, tocando na floresta amazônica, extremamente feminina (numa época onde isso era muito raro) e sempre apaixonantes. Dá realmente vontade de conhecer Maria melhor assim como seu exótico e envolvente trabalho. Que mais se pode pedir a um filme desses do que reclamar: quero mais, quem sabe um filme dramático com atores!

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro