RESENHA CRTICA: Acima das Nuvens (Clouds of Sils Maria)

J em home video este filme que achei muito interessante e profundo

20/04/2015 16:19 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Acima das Nuvens (Clouds of Sils Maria)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Acima das Nuvens (Clouds of Sils Maria)

França, 14. 124 min. Direção e roteiro de Olivier Assayas. Com Juliette Binoche, Kristen Stewart, Chloe Grace Moretz, Hanns Sischler, Angela Winkler,Johnny Flynn, Lars Eidinger.

Estava fora do país quando estreou este filme que Assayas escreveu especialmente para La Binoche (Desordre, 86) antes dela virar super estrela, e L´Heure D´Eté, 2008, Horas de Verão). Embora tenha concorrido em Cannes não ganhou nada mas foi indicado para 6 Césars e foi ganhar justamente o mais inesperado, o de atriz coadjuvante que foi Kristen Stewart que foi assim a primeira americana a ganhar esse premio em toda sua história! E o mais surpreendente é que no papel da secretária dela, está no melhor momento de toda sua carreira, parece que finalmente acordou,estudou as réplicas, teve as reações certas, parecia até humana. Embora seu personagem seja muito interessante porque há um paralelo muito grande entre ele e Binoche e as duas mulheres do texto teatral,de forma ate incomoda. O fato de que o personagem de Kristen desaparece de forma inesperada e tem gente que chega a supor até que ela morreu, é uma das curiosas do filme e que vem a demonstrar que não é para qualquer público.

Só posso indicar o que agora deve estar saindo em DVD, para os que fazem ou estudam ou acompanham teatro e a profissão de ator, ou diretor, que ficarão fascinados como eu com as idas e vindas dos personagens, todos confusos e complexos.

Na história Binoche aceita participar da remontagem de um texto chamado Maloja Snake, que há duas décadas atrás foi o que a transformou em estrela (essa Maloja é um fenômeno metrológico que acontece nos Alpes, onde alias praticamente todo o filme foi feito, quando Há uma formação de nuvens que fazem elas serpentearem por entre montanhas e vales, justamente na ultima aparição de Kristen. E talvez na morte prematura do escritor (meio Fassbinder que Binoche vem homenagear).

O engraçado é que esta evidente por todos os que vem contracenar com Binoche, seja diretor, seja a estrelinha maluca que irá estrear na peça e que evidentemente trará problemas (outra boa aparição de Chloe Grace Moretz, que aliás já devia ter se transformado em estrela!).

É um filme muito feminino, muito ator, muito teatro, muito falado, discutido, mas não resolvido. Por isso eu achei muito interessante e profundo. Mas acredito que deva ter assustado grande parte da plateia. Que certamente ia preferir algo mais romântico e suave.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro