OSCAR 2019: No Corao da Escurido (First Reformed)

O filme mais escondido do Oscar: Embora o ator Ethan Hawke tenha quatro indicaes ao Oscar, este sem dvida o melhor momento de sua carreira

11/02/2019 22:21 Por Rubens Ewald Filho
OSCAR 2019: No Coração da Escuridão (First Reformed)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Já que até agora ainda não estreou nas salas de cinema do Brasil, No Coração da Escuridão (First Reformed), não foi tão mal de bilheteria nos EUA (onde passou em maio do ano passado, chegando a 3 milhões e 400 mil dólares). E alguém importante gostou do filme o suficiente para conseguir indicá-lo para estar na lista dos melhores, no caso, concorrendo a melhor roteiro original. O que vem a ser com toda evidência uma homenagem ao famoso roteirista e ocasional diretor Paul Schrader, que tem uma carreira irregular, mas com frequência ilustre, afinal foi ele quem criou o clássico Taxi Driver para Scorsese, assim como Touro Indomável, Gigolô Americano, Vivendo na Corda Bamba, A Última Tentação de Cristo, A Marca da Pantera, Mishima, num total de 24. E o mais interessante é ver neste drama, muito bem realizado, sua preocupação tradicional sobre a religião católica ou protestante, que consegue dar vida aqui numa história bem curiosa e muito bem interpretada.

Embora o ator Ethan Hawke tenha quatro indicações ao Oscar, este é sem dúvida o melhor momento de sua carreira, criando uma figura discreta, mas visivelmente trágica ao interpretar um padre de meia idade, que trabalha para uma muito antiga e muito bem conservada igreja que vive de turismo (e de glórias do passado). Ethan faz Toller, extremamente envelhecido (como nunca vimos antes no ator), mas talvez justamente por isso em seu melhor momento. Ele tenta ajudar um rapaz de certa idade que engravidou a namorada (quem tem papel pequeno, mas num dos melhores momentos, é Amanda Seyfried) que ficou grávida. Mas o rapaz não aceita as mudanças do tempo e da sociedade, Ethan parece incapaz de ajudá-lo (a sequência mais bonita é com o casal numa imagem poética de viagem a pelo céu). Lento, bem arrumadinho, tão triste quanto a vida de qualquer um, este filme merecidamente está entre os melhores trabalhos de Schrader (1946-). Será bacana se ele conseguisse finalmente ser consagrado.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro