Oscar 2019: As canções do Oscar que deixaram saudade...

Só agora que me dei conta de checar melhor as cinco canções que foram selecionadas pela Academia. E fiquei triste

23/02/2019 00:31 Por Rubens Ewald Filho
Oscar 2019: As canções do Oscar que deixaram saudade...

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

 

Só agora que me dei conta de checar melhor as cinco canções que foram selecionadas pela Academia. E fiquei triste. Vejam só os finalistas: All The Stars from Black Panther, de Kendrick Lamar, I’ll Fight from RBG de Diane Warren, Jennifer Hudson, The Place Where Lost Things Go de Mary Poppins Returns por Marc Shaiman, Scott Wittman, Shallow de Nasce uma Estrela de Lady Gaga, Mark Ronson, Anthony Rossomando, Andrew Wyatt e Benjamin Rice e When A Cowboy Trades His Spurs For Wings de The Ballad of Buster Scruggs de Willie Watson, Tim Blake Nelson. Parece evidente que Lady irá ganhar já que o de Mary Poppins é apenas simpática, enquanto os outros são totalmente descartáveis (o RBG é homenagem a uma veterana política do governo americano). Não é a toa que nem estavam querendo apresentá-las.

Foi quando me deu a nostalgia e fui procurar dez canções premiadas com o Oscar que me emocionaram e marcaram para sempre. Até teríamos mais, mas esta seleção marcou minha juventude: 1- Over the Rainbow, com Judy Garland, de O Mágico de Oz (a maior parte dela nem precisamos comentar!); 2 - Moon River de Bonequinha de Luxo; 3 - A minha favorita Summer Knows, do recém falecido Michel Legrand para o filme Houve Uma Vez Um Verão Summer of 42; 4 - When you Wish Upon a Star, de Pinóquio; 5 - The Way We Were, de Nosso Amor de Ontem , de Marvin Hamlisch e mais dois, de Barbara Streisand; 6 - Love is Many Splendored Thing (Suplício de uma Saudade), de Fain e Webster (não é uma maravilha mas marcou época); 7 - Raindrops keep Falling in my Head, de Burt Bacharach, Hal David em Butch Cassidy; 8 - Days of Wine and Roses (Vício Maldito), de Henry Mancini, Johnny Mercer; 9 - Beauty and the Beast, Ok, uma homenagem as animações recentes, A Bela e a Fera; 10 - Que sera, Sera - homenagem a grande Doris Day e Hitchcock, em O Homem que Sabia Demais, de Livingston e Evans. E acrescento um filme nacional, ainda que consagrado no exterior e rejeitado aqui, do Vinicius de Moraes, Luiz Bonfá e Jobim, Orfeu do Carnaval. Oscar de filme estrangeiro.

Convenci vocês ou deixei de lado muita coisa? Concordo, filme bom do Oscar não falta. Pena que são do passado.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho é jornalista formado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), além de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados críticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veículos comunicação do país, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de São Paulo, além de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a década de 1980). Seus guias impressos anuais são tidos como a melhor referência em língua portuguesa sobre a sétima arte. Rubens já assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e é sempre requisitado para falar dos indicados na época da premiação do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fãs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleção particular dos filmes em que ela participou. Fez participações em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minisséries, incluindo as duas adaptações de “Éramos Seis” de Maria José Dupré. Ainda criança, começou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, além do título, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informações. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionário de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o único de seu gênero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro