RESENHA CRTICA: Uma Lio de Vida (The First Grader)

Uma Lio de Vida (The First Grader)

13/08/2014 14:27 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Uma Lição de Vida (The First Grader)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Uma Lição de Vida (The First Grader)

Quênia/Inglaterra, 10. 103 min. Direção de Justin Chadwick. Com Oliver Litondo, Emily Njoki, Hannah Wacera, Naomie Harris, Rony Kgoroge.

 

Às vezes me preocupo com o destino de filmes bem intencionados mas que tem pouca chance de sucesso no mercado brasileiro,  onde costumam invariavelmente fracassar dramas sobre problemas raciais, em particular na África. É um absurdo preconceito, mas o fato é que quase todos os filmes sobre o tema (excluindo-se comédias e fitas de ação com galãs populares) passam em branco. Este deve ser o destino deste drama britânico feito no Quênia, pelo branco Justin Chadwick (o filme posterior dele, o bom Mandela Caminho para a Liberdade, 13) sofreu essa injustiça que deve atingir este outro drama baseado em fatos reais.  Uma história muito simples, feita com sinceridade, performances tocantes principalmente das crianças, da heroína Naomi (Skyfall, Piratas do Caribe - O Bau da Morte).

É a história de um velho lutador pela liberdade, que fez parte dos rebeldes Mau Mau, Kiname Naruge , que acha que tem direito de aprender a ler também, de ir a escola, conforma afirmam as novas leis.  Naturalmente é rejeitado e aos poucos consegue a ajuda da jovem professora (flashbacks ilustram seu passado de lutas . Tudo naturalmente muito previsível mas nem por isso  deixa de ser bem feito e por vezes emocionante. Agora convencer o público a assisti-lo é bem mais complicado!!!

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro