Dossie Bond 3: 007 Contra Goldfinger

Saiba tudo sobre o filme e suas curiosidades

14/12/2020 14:00 Por Adilson de Carvalho Santos
Dossie Bond 3: 007 Contra Goldfinger

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

 

Depois do sucesso dos dois primeiros filmes, os produtores Albert Broccoli e Harry Saltzman queiram distanciar Bond do clima da guerra fria. O vilão da vez seria Auric Goldfinger, um milionário determinado a tomar para si o controle financeiro do mundo. A trama foi adaptada do sétimo livro de Ian Fleming “Goldfinger”, publicado originalmente em 1959, com orçamento estimado em US$ 3 milhões, o triplo de “Dr.No”, o primeiro filme da série. Era setembro de 1964, a première de “007 contra Goldfinger” no Reino Unido, quase um ano após o assassinato de Kennedy em Dallas, Castello Branco havia sido eleito presidente do Brasil e Ian Fleming, o pai do super espião sofrera um infarto fatal, falecendo pouco antes que o público pudesse assistir o melhor filme feito com o personagem.

Não é exagero afirmar que “007 Contra Goldfinger” tem um lugar especial na filmografia do agente secreto. Quando lançado, entrou para o livro Guiness de Record como a maior bilheteria do cinema. O filme já se inicia com a icônica sequência pré-créditos, a primeira em que a ação desenrolada é independente da missão assumida por 007 no filme. Bond saindo de uma roupa de mergulho e vestindo um impecável smoking branco foi uma sequência marcante, imitada e homenageada por James Cameron em “True Lies” (1994). A voz de Shirley Bassey, hoje com 83 anos, cantando a música tema na abertura é essencial na criação do clima de sedução representada por 007. Não à toa, Bassey voltou à franquia em outras duas vezes (1971 para “Os Diamantes são Eternos” e 1979 para “O Foguete da Morte”). O filme, que veio a ser dirigido por “Guy Hamilton”, também entrou para o livro “1001 Filmes para se ver antes de morrer”, de Steven Schneider, sendo até hoje o filme mais celebrado da série e eleito o melhor de todos pela BBC.

As filmagens foram realizadas no estúdios Pinewood; recriando o interior do Fort Knox, onde o megalomaníaco Auric Goldfinger planeja explodir uma bomba nuclear que irá contaminar toda a reserva de ouro, fazendo do vilão o único a possuir o vil metal pelo qual é obcecado. O ator alemão Gert Frobe, contratado diante da impossibilidade de ter Orson Welles no papel, falava muito mal o inglês e precisou ser dublado várias vezes. Ao seu lado o mortífero Oddjob, com sua cartola cortante e físico truculento, foi silenciosamente vivido por Harold Sakata, ex campeão olímpico. Depois de Ursula Andress e Daniela Bianchi, a bondgirl ficou com a inglesa Honor Blackman, então com 39 anos, no papel de Pussy Galore (nome sugestivo que os produtores quase mudaram para Kitty Galore), líder da esquadrilha que fará parte do plano de Goldfinger. Sua personagem, que nos livros é declaradamente lésbica, resiste no início mas acaba se rendendo ao charme de Bond, mudando de lado e de orientação sexual à medida que Bond se aproxima da conclusão de sua terceira missão nas telas. Outro ponto marcante na franquia é Jill Masterson (Shirley Eaton) , a jovem morta por Goldfinger ao ser asfixiada com tinta de ouro cobrindo seu corpo.

 

Livro e filme. Embora os livros de Ian Fleming adaptados tenham sofrido grandes modificações nas telas, “Goldfinger” trouxe poucas alterações em relação à história original. Além da sexualidade de Pussy Galore, a luta final entre Bond e Oddjob é diferente, ocorrendo à bordo de um avião em vez de eletrocutado no Fort Knox. A partida de golf entre Goldfinger e Bond é maior no livro e Felix Leiter, o agente da CIA que é amigo de 007 tem participação com maior destaque. A sequência da luta de Judo entre Pussy e 007 também não está no livro, tendo sido escrita a pedido de Broccoli para explorar as habilidades de artes marciais de Honor Blackman. No livro, Bond não dirige o famoso Astor Martin DB5, mas um modelo anterior DB3 007 estrangula Goldfinger ao final da história. Fora isso, livro e filme compartilham de vários momentos em comum.

 

Trivia.

 

# 1. “Goldfinger” foi a primeira história de Ian Fleming publicada na revista “James Bond” da RGE, em 1965. A revista seguiu por 18 edições. No Reino Unido, a adaptação foi publicada pela “Daily Express”.

# 2. Foi o primeiro filme da série exibido na Tv americana e foi o primeiro filme que o ator irlandês Pierce Brosnan, 5º interprete do personagem, assistiu nos cinemas.

# 3. Os produtores planejavam filmar em seguida “007 A serviço de sua majestade”, mas como a história do livro previa filmagens nos Alpes Suiços, o que seria muito custoso, os produtores decidiram trocar por “007 contra a chantagem atômica”.

# 4. O filme ganhou o Oscar de melhor efeitos sonoros.

# 5. O papel de Jill Masterson foi oferecido a Joan Collins, mas com sua recusa foi para Shirley Eaton, hoje a única sobrevivente do filme depois do falecimento de Sean Connery em 31 de outubro.

 

James Bond retorna ao DVDMagazine na próxima semana com “007 Contra a Chantagem Atômica”.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Adilson de Carvalho Santos

Adilson de Carvalho Santos

Adilson de Carvalho Santos e' professor de Portugues, Literatura e Ingles formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pela UNIGRANRIO. Foi assistente e colaborador do maravilhoso critico Rubens Ewald Filho durante 8 anos. Tambem foi um dos autores da revista "Conhecimento Pratico Literatura" da Editora Escala de 2013 a 2017 assinando materias sobre adaptacoes de livros para o cinema e biografias de autores. Colaborou com o jornal "A Tribuna ES". E mail de contato: adilsoncinema@hotmail.com

Linha

relacionados

Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro