Dossie Bond 10: 007 O Espiao Que Me Amava

O 3o filme de Roger Moore no papel de James Bond era o favorito do ator

03/02/2021 12:58 Por Adilson de Carvalho Santos
Dossie Bond 10: 007 O Espiao Que Me Amava

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

 

 

O 3º filme de Roger Moore no papel de James Bond é o favorito do ator, conforme o mesmo revelou em entrevista. De fato, é um dos melhores de sua fase apesar de nada ter a ver com o livro original de Ian Fleming, além do título. Na verdade, partiu do próprio Ian Fleming em seu acordo com Broccoli lá no início dos anos 60 que este usasse, se desejasse, o título “O Espião Que Me Amava” (The Spy Who Loved Me) mas que não usasse a história pois Fleming a julgava a pior das aventuras que escrevera. O livro simplesmente gira em torno de Bond enfrentando assassinos de aluguel para proteger uma mulher, a bela Vivianne ameaçada pelos vilões em um motel à beira da estrada onde Bond casualmente chega após ter ficado com um pneu furado. Apenas isso: Bond mata os gangsters e dorme com a mulher. Há algumas fontes que indicam que a decisão de fazer um roteiro original a partir do título de Ian Fleming teria partido de Broccoli e não de Fleming, mas o fato é que o filme “007 O Espião que me Amava” (The Spy Who loved Me) é movimentado, divertido na medida certa, sem exageros e com uma trama interessante, muito superior aos dois filmes anteriores protagonizados por Moore.

Na trama, o multi-milionário Carl Stromberg (Curt Jurgens) vive recluso em um complexo submerso chamado apropriadamente “Atlantis”. De lá ele ordena que submarinos nucleares de vários países sejam sequestrados criando tensão global (lembrando que ainda vivia-se sob o fantasma da guerra fria). Antes que a crise fique insustentável, os governos britânicos e russos decidem colaborar em uma missão conjunta colocando à frente desta seus melhores agentes : Enquanto Bond representa o ocidente, o Kremlin envia a Major Anya Amasova (Barbara Bach) que recentemente perdeu o homem que amava. O que esta não sabe é que seu amado foi morto por Bond em uma perseguição na neve, mostrada no magistral início do filme quando Bond para fugir, salta em um abismo abrindo um páraquedas com a bandeira do Reino Unido, a estilosa Union Jack. Essa sequência havia sido sugerida por George Lazenby na ocasião das filmagens de “007 A Servico de Sua Majestade”, mas considerada então impraticável. Com passagens pelo Egito e Itália, Bond & Amasova enfrentam seus adversários, entre eles a belíssima e mortal Naomi (a voluptuosa Carolyn Munro) e o mortífero Dentes de Aço (originalmente Jaws, para quem não souber este é o nome em inglês do filme “Tubarão”), interpretado pelo gigante Richard Kiel (1939 – 2014). Este não podia suportar a prótese dentária de aço por muito tempo na boca pelo grande desconforto que esta lhe causava, muitas vezes causando dor ao ator que disfarçava em cena com um sorriso quase cômico. Esta também foi a primeira aventura de Bond a apresentar o personagem do General Gogol (Walter Gotell) que viria a aparecer em outros filmes.

O filme é movimentado e divertido muito acima dos dois filmes anteriores de Roger Moore, que está mais à vontade no papel. Custou em torno de $ 14 milhões de dólares faturando $ 46 milhões só no mercado norte-americano. O filme chegou ao Brasil em 31 de Outubro de 1977 e sua trilha sonora foi igualmente muito popular graças à canção tema “Nobody does it better”, composta pelo excelente Marvin Hamlich e cantada pela voz sensual de Carly Simon, sendo a primeira vez que a canção tema do filme não tinha o mesmo nome do filme. A franquia 007 estava novamente em seu auge e várias empresas ofereciam patrocínio para a filmagem de várias cenas como a Lotus Spirit usada por Bond como o carro aquático, aumentando a venda deste a tal ponto que muitos clientes tiveram que ficar em uma lista de espera de até 3 anos para adquirir o automóvel. A propósito, uma das crianças na praia, que assiste admirado a Bond saindo do mar é o filho, na vida real, do ator Richard Kiel. Segundo o site imdb, este foi o último filme assistido por Elvis Presley antes da morte do Rei do Rock em Agosto de 1977. A atriz Lois Chiles era a escolha inicial de Albert Broccoli para interpretar Amasova, mas esta havia sido tão duramente criticada que decidira se retirar temporariamente para estudar. Barbara Bach, esposa do Beatle Ringo Starr, ficou com o papel e Lois Chiles ganhou nova oportunidade para interpretar uma Bond girl no filme seguinte que estava inicialmente programado para ser “007 Somente Para Seus Olhos”, sendo anunciado ao final da projeção de “O Espião que me amava”. Devido ao grande sucesso de “Star Wars”, Broccoli decidiu por uma aventura ambientada no espaço. Assim, Lois Chiles foi para o elenco de “007 Contra o Foguete da Morte”, o filme seguinte na franquia. Essa, no entanto, é história para a próxima postagem.

 

BOND RETORNARÁ EM “007 CONTRA O FOGUETE DA MORTE”, SEMANA QUE VEM NO DVDMAGAZINE.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Adilson de Carvalho Santos

Adilson de Carvalho Santos

Adilson de Carvalho Santos e' professor de Portugues, Literatura e Ingles formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pela UNIGRANRIO. Foi assistente e colaborador do maravilhoso critico Rubens Ewald Filho durante 8 anos. Tambem foi um dos autores da revista "Conhecimento Pratico Literatura" da Editora Escala de 2013 a 2017 assinando materias sobre adaptacoes de livros para o cinema e biografias de autores. Colaborou com o jornal "A Tribuna ES". E mail de contato: adilsoncinema@hotmail.com

Linha

relacionados

Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro