RESENHA CRTICA: Michael Kohlhaas

Falta ao, mas tem uma excelente fotografia este filme baseado em livro de Heinrich von Kleist

02/12/2014 16:03 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Michael Kohlhaas

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

 

Michael Kohlhaas

França, 13. 122 min. Direção de Arnaud des Pallières. Com Mads Mikkelsen, Melusine Mayance, Delphine Chuillot, Bruno Ganz, Denis Lavant, David Kross, Roxanne Duran, Sergi Lopez, Amira Casar. 

Ainda me lembro de O Tirano da Aldeia (Michael Kohlhaas Der Rebel, 69) de Volker Schlondorff, com David Warner e Anna Karina, que foi a primeira versão desta mesma história que inspirou o livro de Heinrich von Kleist (1777-1811). Muito original na época, já que nunca se tratava desse tipo de assunto, também procurava ser épico com batalhas, cavalgadas, indignação. Não conheço as duas outras versões de TV, nem a de 37.

O que mais me impressionou aqui foi a fotografia, que realmente dá a sensação de estar no campo antigo, quase um filme rural. Mas falta a ação, o conflito aberto, a luta. Tirar a roupa de um empregado para mostrar suas marcas de tortura não é exatamente o que se imagina como descrição de um herói rebelde que enfrenta os mais poderosos quando é maltratado e desrespeitado. Mesmo o ator mais famoso da Dinamarca, Mads Mikkelsen, usa uma única mascara para todo o transcorrer do filme, chova ou faça sol. Enfim, saiu Francês demais este anti épico e anti hípico (porque tudo é em cima de cavalos maltratados). Ganhou César de melhor som e musica original. Foi indicado por figurino, design, fotografia (que é de mulher Jeanne Lapoirie).   

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro