RESENHA CRTICA: Fora Maior (Force Majeure)

Filme interessante que deve interessar sim um pblico adulto e que gosta de polmica.

05/03/2015 15:06 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Força Maior (Force Majeure)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Força Maior (Force Majeure)

Suécia, 14. Titulo Alternativo: Turist. 120 min. Direção de Robert Ostlund. Com Johannes Kuhnke, Lisa Loven Kongsli, Vincent e Clara Wettergren, Kristofer Jivju.

Este foi um dos filmes europeus mais celebrados do ano tendo sido indicado ao Globo de Ouro, Oscar® (ficou na pré lista mas não nos finalistas), prêmio do Um Certain Regard no Festival de Cannes, indicado para o Independent Spirit e como filme e direção para o European Film Award. E ganhou o premio local chamado Guldbagge de melhor fotografia, ator coadjuvante, roteiro e montagem. E mais 6 indicações. Também teve destaque na Mostra Internacional de São Paulo.

Curiosamente o diretor se inspirou para a história do filme que ele assistiu no YouTube e também numa interpretação por um acordeonista tocando Verão de Vivaldi  (que ele usa direto no filme). A montanha na cena final é Stelvio Pass, na Itália, que é considerada a melhor estrada de neve no mundo. Mas não contente com isso o diretor pediu para os atores que se inspirassem cenas vistas na Internet, como o choro do pai e a cena do ônibus com estudantes também é citação de um deles.

É a história de Thoma e Ebba, um casal sueco que vem passar as férias de inverno com seus dois filhos, nos Alpes Franceses, num hotel de luxo. Quando estão almoçando num restaurante que faz frente a uma região que está sendo detonada para evitar perigosas avalanches. De repente ela realmente jorra neve e dá a impressão de que vai matá-los. Enquanto a mãe protege as crianças, o pai porém foge assustado, sem pensar nos outros. Poderá ele ser perdoado...

Uma pena revelar a trama central (que não fica no fim do filme), mas não há como comentar o filme sem revelar a inusitada situação e deixar as pessoas interessadas num dilema muito humano. Nem todos são heróis, alguns são mais egoístas que outros. Não é uma história muito mostrada e se presta muito a debates e discussões em escolas e cursos. Afinal o que você faria numa situação dessas, ou melhor dizendo, o seu inconsciente te levaria a fazer o que?

Não acho um grande filme, mas é interessante e deve interessar sim um público adulto e que gosta de polêmica. 

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro