RESENHA CRTICA: Star Wars - O Despertar da Fora (Star Wars - The Force Awakens)

Saiba o porqu deste filme j ser considerado o melhor da srie (SEM Spoilers)

16/12/2015 12:52 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Star Wars - O Despertar da Força (Star Wars - The Force Awakens)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Star Wars - O Despertar da Força (Star Wars - The Force Awakens)

EUA, 2015. 136 min. Direção: J. J Abrams. Com Harrison Ford, Carrie Fisher, Mark Hamill, John Boyega, Daisy Ridley, Adam Driver, Miltos Yerolemou, Gwendoline Christie, Lupita Nyong'o, Oscar Isaac, Andy Serkis, Domhnall Gleeson, Max von Sydow, Peter Mayhew, Kenny Baker e Anthony Daniel

Nunca vi antes uma campanha tão grande em torno da estreia de um filme, procurando conseguir uma conspiração de silêncio, de tal maneira que os críticos só assistiram o filme na véspera de sua estreia nacional, como fazem um esforço muito grande para evitar que a imprensa - ou os estraga prazeres das redes sociais - revelassem detalhes ou surpresas do primeiro Star Wars em muitos anos. Concordo inteiramente com a Disney: quanto menos você souber sobre o filme mais vai apreciar as reviravoltas e até mesmo "choques" no que é - ao menos nesta primeira impressão - o melhor filme da série. E olha que pretendo assisti-lo de novo muito em breve.

Por isso vamos tentar elogiar Star Wars - O Despertar da Força sem revelar muita coisa. O maior mérito é do diretor J.J Abrams que veio da televisão e já demonstrou talento num dos “Missão impossível”. Ele tomou todas as decisões certas, começando pelo roteiro, que teve a participação de escritores experientes como Lawrence Kasdan, que escreveu os três primeiros filmes da série, e em dar o estrelato a um novo e desconhecido casal que promete ser os protagonistas desta nova trilogia. O negro, John Boyega, é um Sidney Poitier menos bonito, mas cheio de energia e destreza e uma jovem inglesa, Daisy Ridley é doce e atlética. O que não falta ao filme são cenas de ação e felizmente muito bom humor.

A heroína sobrevive no deserto resgatando sucata e o rapaz, sem muita explicação, ajuda um piloto do bem (o competente Oscar Isaac) a fugir dos bandidos do Império. Basicamente este é o conflito, os que fazem parte da resistência e os tentam descobrir o que aconteceu com Luke Skywalker. Logo vamos reencontrar Harrison Ford com Han Solo de cabelos brancos e sempre mercenário, ajudado pelo Chewbacca. E irá reencontrar a princesa Lea, agora general, mas já uma senhora (Carrie Fisher está bem madura e cada vez mais parecida com a mãe Debbie Reynolds!). Ficamos sabendo assim que Han e ela tiveram um filho que passou para o lado negro da Força Star Wars.

Basta de informações, há varias lutas de espaço, naves, tiroteios, perseguições, figuras exóticas e diversas surpresas, boas e más. Alguns atores eu não consegui identificar (Lupita, por exemplo), mas isso não importa muito. O que se pretendia, ou seja, fazer um filme moderno e atual, que tivesse o mais novo em efeitos especiais, mas sem trair nenhuma das Raízes geradas pelo criador George Lucas, me parece que foi muito bem sucedido. Resulta no que é, para mim, o melhor filme da série e nos enche de confiança em esperar os seguintes que já estão a caminho por aí.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro