RESENHA CRTICA: A Vida em Si (Life itself)

Acho bom avisar que se trata de um filme sentimental, com reviravoltas nem sempre alegres ou positivas

06/12/2018 14:29 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: A Vida em Si (Life itself)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

A Vida em Si (Life itself)

EUA, 18, 1h57. Roteiro e direção de Dan Fogelman. Com Oscar Isaac, Olivia Wilde, Annette Bening, Mandy Patinkin, Jean Smart, Olivia Cooke, Serio Peris Menchetta, Antonio Banderas, Laia Costa (premiada atriz espanhola), Samuel L. Jackson, Jake Robinson.

Esta é uma das raras estreias da semana que pode fazer boa concorrência com a época natalina. Isso já seria um grande feito de um roteirista e diretor pouco conhecido aqui, Dan Fogelman (o IMDB dá a dica: por que todo mundo adora Fogelman?). Nascido em março de 76, casado com Caitlin Thompson, começou como produtor e roteirista de televisão. Entre seus trabalhos estão o simpático e humano Eu Você e a Garota Que Vai Morrer, Não Olhe para Trás com Al Pacino, Pitch série da Fox, 16, Grandfathered, 15, Galavant, 16, Honeymoon with Harry, Mais Que uma Família, a animação Carros da Disney (2006, onde foi o roteirista), roteiro de outra animação de sucesso Enrolados (10), Bolt Supercão (08), Carros 2 (11), um clássico da comédia romântica que foi Amor à Toda Prova (Crazy, Stupid ,Love, 11, com Emma Stone e Ryan Gosling). Mas seu maior êxito americano foi com a série conhecida como This is Us, 16-19, com brilhante roteiro sobre uma família de trigêmeos e os diferentes problemas que enfrentam. Com Mandy Moore, Milo Ventimiglia, entre outros. O mais interessante de tudo, porém, é o fato de que relativamente ele fez apenas dois longas metragens de cinema! E que foram muito admirados.

Este A Vida em Si é ainda mais ousado, a partir da ideia básica, entre dois continentes e duas línguas, inglês e espanhol. Na disputa do projeto quem acabou levando a melhor foi justamente a Amazon. E assim foi reunido um elenco internacional altamente prestigioso. Uma história romântica muito especial. Como um casal jovem de Nova York, que tiveram um romance na faculdade, mas agora esperam o nascimento do primeiro filho, só que as confusões e problemas que começam a aparecer se espalham por outro continente e situações. Sua intenção diz ele é celebrar a condição humana com todas suas complicações de humor e amor! Mas acho bom avisar que se trata de um filme sentimental, com reviravoltas nem sempre alegres ou positivas, porque os romances e paixões tem altos e baixos e as vezes um acidente irá provocar um suicídio, embora nem sempre caia em clichês. Não espere uma comédia romântica. Dois detalhes: 1) sendo da Amazon, o filme não passou em salas de cinema em muitos lugares, aqui é exceção e por isso rendeu pouco (pouco mais que 4 milhões); 2) curiosamente o título do filme original é Life Itself, que por sua vez é também o mesmo título para a biografia do falecido crítico americano muito querido chamado Roger Ebert.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro