Entrevista com KLEITON E KLEDIR na poca do lanamento do CD e DVD Autoretrato
Os irmos Kleiton & Kledir acabam de lanar um lbum de inditas que tambm resultou em um DVD com as canes completas mais depoimentos e cenas descontradas. Esse timo trabalho est sendo comemorado por fs de todo o Brasil, pois a ltima vez que lanaram um disco inteiro com msicas novas foi em 1986, e nesse perodo poucas novidades surgiram.
DVD Magazine: Caros Kleiton & Kledir, o CD/DVD Autorretrato vem com 13 músicas novas, isso sem contar uma 14ª. canção presente somente no DVD. Vocês não faziam isso há 23 anos. Por que demoraram tanto para lançar um álbum de inéditas?
Kledir: Força das circunstâncias. Primeiro houve uma separação de quase 10 anos. Depois, quando voltamos, havia uma tendência no showbusiness de valorizar regravações, releituras e coletâneas. Agora essa fase está se esgotando, sentimos que era hora de apresentar novidades.
DVD Magazine: No DVD vocês mostram um entrosamento e uma amizade muito boa, mas houve o momento em que vocês estiveram afastados por alguns anos. Por que houve essa separação, o que motivou o retorno e o quanto isso serviu para consolidar mais a dupla?
Kleiton: Nossa relação vem da infância assim como o entrosamento musical. Depois de muito tempo juntos, sentimos necessidade de uma parada e fizemos carreiras solo de 87 à 97. O retorno foi algo natural. Saudades um do outro e ter a consciência que no nosso caso, 1+1 é mais que 2.
DVD Magazine: Hoje em dia há uma preocupação cada vez maior por parte das gravadoras em lançar álbuns rentáveis por causa da pirataria e também porque é muito fácil achar as músicas para download na Internet. A estratégia de lançar o DVD junto com o CD tem a ver com isso?
Kledir: Estamos vivendo a era das informações audiovisuais, seja na TV como na internet. O DVD valoriza a canção. Engrandece, ilustra. Veja o caso do nosso Autorretrato: Edson Erdmann, nosso diretor, criou um filme-documentário super criativo que deu uma outra dimensão pro trabalho.
DVD Magazine: Vocês costumam assistir DVDs? O que vocês gostam de assistir?
Kleiton: Já escutei de tudo em minha vida. Mas gosto de música instrumental, experimental, erudita, desde que inovadoras. Minhas últimas investidas foram em Nora Jones e Diana Krall.
DVD Magazine: Quais seu gêneros de música e artistas preferidos?
Kledir: gosto de coisas variadas e aos poucos estou organizando minha biblioteca digital no computador – tem tudo de Beatles, é claro, música dos anos 60, 70... música argentina, Herbie Hancock, Suzanne Vega, Latin Playboys, Elvis Costelo, Mercedes Sosa e Rosa Passos. Enfim, de tudo um pouco.
DVD Magazine: Vocês têm alguma turnê programada para a divulgação desse álbum? Alguma previsão de apresentações no exterior?
Kledir: temos 2 meses programados de divulgação do novo CD/DVD. As primeiras criticas que estão saindo são ótimas. Na sequência, vamos sair com o show e devemos viajar o Brasil inteiro. Depois disso, vamos nos dedicar ao exterior: Europa, EUA e America Latina, lugares onde já fizemos alguns trabalhos.
DVD Magazine: Quais seus projetos futuros?
Kleiton: Tocar nossa carreira fazendo muitos shows, discos e DVDs que vem por aí!
DVD Magazine: Agradecemos imensamente a atenção, parabéns pelo grande trabalho e desejamos muito mais sucesso!
(Publicada em 24/07/2009)