RESENHA CRTICA: De Longe Te Observo (Desde All)
Parece incrvel que com todos os problemas econmicos a Venezuela tenha feito este filme que levou a vrios prmios
De Longe Te Observo (Desde Allá)
Venezuela, 15. Direção e roteiro de Lorenzo Vigas Castes .com Alfredo Castro, Jenco Montilla, Luis Silva.
Parece incrível que com todos os problemas econômicos que deixam sua população sem ter o que comer (o que é mostrado discretamente com filas e nos bairros populares, que lembram muito o Brasil!), a Venezuela tenha feito este filme que levou o Urso de Ouro de Veneza. Mais prêmios de ator em Biarritz, estreante em Havana, roteiro em Miami, menção especial em San Sebsatian, roteiro e ator em Tessalonik, apesar de sua produção e de ser um filme sem recursos e outro dentre tantos que abordam a temática gay.
Eu detesto a mania do cinema atual de filmar a nuca das pessoas enquanto elas caminham e caminham ao léu. Isso se repete com frequência ao contar com o mínimo de diálogos a vida de um homossexual que trabalha numa firma que fabrica material dentário (dentes postiços) e se distrai pagando para garotos de programa (ou simplesmente que precisam de dinheiro) embora no que vemos se limita a observá-los seminus de costas. Ele se interessa por um pivete, que aceita o dinheiro, mas consegue fugir e ate agredi-lo. Ainda assim o rapaz consegue salvar um carro antigo em um desmonte e acaba se envolvendo com o velho (que passa o filme inteiro com a mesma expressão e olhos tristes, não se explica muita coisa inclusive que relação ele teria com o pai, que é um homem de negócios bem vestido e que num elevador o ignora!). Não é difícil também imaginar o resultado até cruel, já que a tradição continua a ser romance homossexual com final infeliz. Nunca positivo.
Não acho que seja caso para tanta premiação, mas a segura da narrativa - como hoje está na moda - e um elenco eficiente (como disse, mesmo sem se expressarem) mantém o interesse.
Sobre o Colunista:
Rubens Ewald Filho
Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de ramos Seis de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o Dicionrio de Cineastas, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.