RESENHA CRTICA: Paulo, Apstolo de Cristo (Paul, Apostle of Christ)

Deve haver um pblico para este tipo de filme religioso, meio termo entre catolicismo e pregaes crists. Mas no espere demais.

03/05/2018 00:00 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Paulo, Apóstolo de Cristo (Paul, Apostle of Christ)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Paulo, Apóstolo de Cristo (Paul, Apostle of Christ)

EUA, 18. 1h47 min. Direção de Andrew Hyatt. Com James Faulkner, Jim Caviezel, Joanne Whalley, John Lynch, Olivier Martinez, Yorgo Karamihos, Antonia Campbell Hughes, Alesssandro Speerdutti. Uma produção da Affirm Films (especialista em filmes cristãos). Que fez Milagres no Paraíso, A Estrela de Belém.

Deve haver um público para este tipo de filme religioso, meio termo entre catolicismo e pregações cristãs. Mas não espere demais, nem mesmo pela figura de Jim Caviezel que foi quem interpretou Jesus Cristo no filme dirigido pelo Mel Gibson Paixão de Cristo, aqui está no papel do apostolo Lucas. A ação se passa em Roma, no ano de 67, depois de Cristo, já nos dias finais de Paulo. Quem faz o personagem é o britânico James Faulkner famoso por Game of Thrones e também de Downtown Abbey. Ele esta numa prisão romana chamada Marmetine acusado pelo imperador Nero de ter ajudado a botar fogo no chamado Grande Incêndio de Roma! Ele é ajudado por um grupo secreto de Aquila e Priscilla (Lynch e Joanne) além do apostolo Lucas. Há também Mauritius (o francês Martinez) que dirige a prisão, mas tem escrúpulos e problemas com uma filha doente Caelia. Logo vêm os flashbacks, que irão mostrar os dias em que Paulo passou usando o nome de Saul de Tarsus (feito por outro ator, Yorgs Karamilhos), e testemunhou a perseguição de cristãos inocentes. Mas não se dá a devida importância a outro fato citado na Bíblia, que seria a sua conversão na estrada de Damascus.

Quem dirigiu o filme é um certo Andrew Hyatt, que também escreveu o roteiro com Terence Berden. Os filmes de Hyatt como diretor e também roteirista são desconhecidos por aqui (The Frozen, 12, The Last Light, 14, Full of Grace, 15).

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro