O Conto do Czar Saltan

Um filme sinestésico, que explora bem todos os nossos sentidos e nos leva imediatamente a um processo de catarse

05/12/2017 20:58 Por Felipe Brida
O Conto do Czar Saltan

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

O Conto do Czar Saltan (Skazka o tsare Saltane). URSS, 1967, 81 min. Aventura. Colorido. Dirigido por Aleksandr Ptushko. Distribuição: CPC-Umes Filmes

Czar Saltan (Vladimir Andreyev) entra em guerra seguindo para terras longínquas. No trono ficou a esposa, czarina (Larisa Golubkina), que governa com o filho, o príncipe Gvidon (Oleg Vidov). Ela acaba traída pelas irmãs e lançada ao mar em um barril junto com Gvidon. Ambos sobrevivem e aportam em uma ilha mágica, onde um cisne irá auxiliá-los para retornar para casa. Na viagem, mãe e filho armam planos para derrotar os inimigos traidores.

Acaba de sair no Brasil pela CPC-Umes Filmes, até então inédita em DVD, essa primorosa fábula em dois atos baseada em contos populares extraídos do livro de Alexander Pushkin (1799–1837), o maior poeta do Romantismo Russo. De grandeza técnica indiscutível, esta fita de fantasia épica muito querida na Rússia foi montada com extrema delicadeza e perfeição pelas mãos do diretor Aleksandr Ptushko (1900–1973), profícuo nome do cinema soviético, realizador de dezenas de obras entre a década de 20 e sua morte. Ele teve zelo em manter a sonoridade do texto quando o transportou ao cinema, por isso os diálogos têm rimas tonificantes, proclamadas por figuras carismáticas, quase circenses, que caminham por cenários suntuosos, coloridos, beirando um sonho desfrutável, onde homens conversam com esquilos e cisnes, absorvidos e transformados pela magia da natureza.

Um filme sinestésico, que explora bem todos os nossos sentidos e nos leva imediatamente a um processo de catarse. Não deixem passar despercebida a maior fita de fantasia soviética de todos os tempos, um trabalho de mestre!

 

 

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Felipe Brida

Felipe Brida

Jornalista e especialista em Artes Visuais e Intermeios pela Unicamp. Pesquisador na área de cinema desde 1997. Ministra palestras e minicursos de cinema em faculdades e universidades. Professor de Semiótica e História da Arte no Imes Catanduva (Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva) e coordenador do curso técnico de Arte Dramática no Senac Catanduva. Redator especial dos sites de cinema E-pipoca e Cineminha (UOL). Apresenta o programa semanal Mais Cinema, na Nova TV Catanduva, e mantém as colunas Filme & Arte, na rede "Diário da Região", e Middia Cinema, na Middia Magazine. Escreve para o site Observatório da Imprensa e para o informativo eletrônico Colunas & Notas. Consultor do Brafft - Brazilian Film Festival of Toronto 2009 e do Expressions of Brazil (Canadá). Criador e mantenedor do blog Setor Cinema desde 2003. Como jornalista atuou na rádio Jovem Pan FM Catanduva e no jornal Notícia da Manhã. Ex-comentarista de cinema nas rádios Bandeirantes e Globo AM, foi um dos criadores dos sites Go!Cinema (1998-2000), CINEinCAT (2001-2002) e Webcena (2001-2003), e participa como júri em festivais de cinema de todo o país. Contato: felipebb85@hotmail.com

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro
30 fotos grátis na 1a compra BF3