NA NETFLIX: Distúrbio (Unsane)

Não vá pensando que se trata de um filme fácil, de suspense previsível e agradável em deglutir

03/07/2018 23:51 Por Rubens Ewald Filho
NA NETFLIX: Distúrbio (Unsane)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Distúrbio (Unsane)

EUA, 2018. 1h38 min. Direção de Steven Soderbergh. Com Claire Foy, Matt Damon, Joshua Leonard, Amy Irving, Jay Pharaoh, June Temple, Sarah Stiles. Roteiro de James Greer e Jonathan Bernstein.

O diretor Soderbergh que não faz muito tempo resolveu se aposentar, achando que já tinha tudo o possível na sua carreira, mudou de ideia e comparece aqui com um filme tão experimental que não se deu sequer ao luxo de exibi-lo numa sala de cinema. O filme chamado Distúrbio chega nas diversas plataformas digitais em 19 de julho e é motivo para ele fazer uma nova experiência, que vem a ser uma história descrita como thriller de suspense entre ilusão e a realidade, só que filmada inteiramente com uma câmera caseira simplista mas que parece eficiente, a chamada iPhone 7 Plus, que é valorizada ao trazer como protagonista Claire Foy, uma recém descoberta da Netflix que foi na série The Crown (nas suas duas partes iniciais com a ainda jovem Rainha Elizabeth que lhe valeram vários prêmios).

Não vá pensando, porém, que se trata de um filme fácil, de suspense previsível e agradável em deglutir. Sem dúvida é um trabalho competente da bela Claire, quase sem maquiagem alguma que interpreta uma mulher atormentada pelo que pode ser uma forma de delírio, ou loucura (acredite que o filme não é uma diversão simplória, a própria divulgação afirma que é “uma experiência emocionante, claustrofóbica e instigante”. Ou seja, barra pesada, não é uma diversão agradável e passageira).

Distúrbio “conta a história de Sawyer Valentini (Claire Foy), que seria perseguida por um stalker virtual e que deixa sua cidade natal para escapar desse misterioso passado em busca de um novo emprego. Não cessando o problema, se afasta do trabalho e é voluntariamente internada em uma instituição mental e, com isso, confrontada por seu maior medo: é real ou apenas sua ilusão?”. Toda essa sequência longa no hospital não é de fácil assimilação, apesar do primeiro plano do filme ter dado a impressão de ser poético, não caia nessa. No elenco, temos participação pequena de Amy Irving, ex-Spielberg fazendo a mãe da heroína doente, Matt Damon tem uma rara aparição de amigo e outra que reconheci com dificuldade, a interessante Juno Temple (Batman, o Cavalheiro das Trevas Ressurge).

Se há uma moral da história é fazer tudo para você não vir a ser internado num hospital psiquiátrico ainda mais por sua própria vontade. As cenas onde fica encurralada são perturbadoras. A parte técnica funciona o problema sendo que será imitada com exagero de agora em diante.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

relacionados

Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro