Daniel de Oliveira: Gal do Momento em 3 Filmes em Cartaz

O cinema brasileiro tem a sorte de ter no momento bons atores para estrelar papis diversos sempre com qualidade

04/06/2015 18:12 Por Rubens Ewald Filho
Daniel de Oliveira: Gal達 do Momento em 3 Filmes em Cartaz

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Daniel de Oliveira: Galã do Momento em 3 Filmes em Cartaz

O cinema brasileiro tem a sorte de ter no momento bons atores para estrelar papéis diversos sempre com qualidade. Dois deles parece que já perdemos para o exterior, Wagner Moura (que filma na America Latina) e Rodrigo Santoro (que faz Cristo no novo Ben-hur). Enquanto Selton Mello cada vez mais prefere ser diretor. O curioso é que no cinema brasileiro sempre tivemos mulheres talentosas e foram estrelas figuras como Norma Bengell e Leila Diniz. Faltavam galãs. As coisas se inverteram. Nenhuma jovem atriz da TV se firmou como estrela de cinema. Mas temos agora  alternativas como Caio Blat, Cauã Raymond, Lazaro Ramos, Matheus Nachtergaele. E sem dúvida, Daniel de Oliveira, mineiro, que estourou com Cazuza,o Tempo não Para (04) e atualmente tem três filme estrelados por ele, circulando no Brasil: Romance Policial, Sangue AzulA Estrada 47.  Em todos eles é a figura central e mais marcante.

A Estrada 47 (14)

Este é  o primeiro filme brasileiro de ficção a retratar o que foi a presença dos pracinhas brasileiros na Segunda  Guerra Mundial, um feito polêmico e extraordinário porque muitos o denigrem, outros o endeusam. Mas ainda não foi desta vez que fizeram o filme definitivo sobre o tema. Foi um tremendo esforço de produção, rodando em locações na Itália, em lugares autênticos e enfrentando um frio de congelar. Escrito e dirigido por Vicente Ferraz  (Soy Cuba) ganhou melhor filme em Gramado, mostrando o encontro de três desertores de diferentes nacionalidades (brasileiro, alemão, Italiano) e tem atores europeus como o famoso e também diretor Sergio Rubini.    

Romance Policial (14)

Daniel gosta de experimentar novas paisagens e desafios. Depois do frio italiano, foi enfrentar o tempo inconstante do deserto chileno, trabalhando sob a direção do chileno radicado no Brasil, Jorge Duran (A Cor do Seu Destino, Proibido Proibir). Ele faz um brasileiro que vai para o deserto de Atacama, procurando inspiração para escrever. Mas se envolve com uma jovem (Roxana Campos) e heranças do passado. Visualmente interessante e bastante original. Mas tem dificuldade de envolver o espectador.

 

Sangue Azul (14)

Novo e muito esperado filme do recifense Lírio Ferreira (Baile Perfumado, Árido Movie) rodado totalmente em locações. 22 anos antes um garoto de 9 anos foi separado de sua irmã e levado fora da ilha vulcânica e paradisíaca em que viviam. A mãe fez isso para evitar  uma atração entre eles. O garoto é adotado por Kaled, cavaleiro de um velho circo que irá treinar o garoto, que vira Zolah, o homem bala. O filme começa com o agora adulto (Daniel) voltando para a ilha como um sedutor. Na paisagem solar e exótica, o amor acontece num filme que é descrito como uma história sobre o mar, o circo e a impossibilidade de amar. Premiado no Festival do Rio  como direção e filme,, em Paulínia como fotografia e figurino. Destaque especial para a paisagem de Fernando de Noronha. O elenco tem ainda Sandra Corveloni,  o cineasta Ruy Guerra, Matheus Nachtergaele, Milhem Cortaz.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunica艫o do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premia艫o do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma cole艫o particular dos filmes em que ela participou. Fez participa苺es em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adapta苺es de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informa苺es. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro