Oscar 2013: Indicados e Anlise

Veja a lista completa dos indicados e os comentrios sobre ela. Como sempre, h "injustias"

11/01/2013 11:42 Por Rubens Ewald Filho
Oscar 2013: Indicados e Análise

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Vocês já sabem que eu estava em viagem de Los Angeles para Atlanta onde vou fazer a transmissão neste domingo do Globo de Ouro e por causa da distância e fuso horário não tive condições de escrever antes. Mas talvez tenha sido até bom porque com uma certa distância, pode-se perceber melhor as coisas. Começando pelo efeito que a mudança de data, adiantando tudo, teve nas indicações. A Academia não confessa, mas deve ter tido um número menor de votantes, muita gente viajando e ainda em férias, muita gente errando na internet. Poucos tendo tempo para ver os filmes, principalmente os mais obscuros. A abstenção deve ter sido grande.

1- Parece lógico que quando há nove indicados para melhor filme e apenas cinco como melhor diretor, que alguns vão sobrar. Sabe que eu até achei que a Academia acabou acertando, eliminando os candidatos mais fracos. Não indicaram Tom Moore por Les Miserables e fizeram muito bem, porque o trabalho dele é lamentável. Deixaram de lado Tarantino porque é polêmico e se repete, mas a melhor coisa que fizeram realmente foi terem sido a única premiação - junto com o Critic' s Choice - em lembrar do belo e talentoso Beasts of the Wild South, reconhecendo sua incrível atriz infantil, seu belo roteiro e realização.

2- O Grande escândalo foi deixar Kathyn Bigelow de lado supostamente porque houve acusações de senadores e da própria CIA de que o filme dela,A Hora mais Escuradistorce os fatos (vejam que surpresa, Hollywood mudando fatos históricos! Isso acontece SEMPRE... e como alguém ainda pode levar a sério burocratas negando o óbvio, de que não se usa tortura nos interrogatórios??? O que eu suspeito é que ela não foi indicada porque o filme não é isso tudo, os críticos de nova York enlouqueceram e o filme é confuso, longo e superestimado. Escuro ainda por cima e não convincente. Continuo a achar que lhe deram o Oscar por aquele filmeco Guerra ao Terror só porque tinham mesmo raiva de James Cameron! Foi pura vingança e agora se faz justiça.

3- Fiquei chateado com a ausência de Skyfall da lista dos filmes, sinal de que a ideia de incluir o melhor blockbuster do ano falhou. Por outro lado se confirma a impressão de que Batman capítulo final realmente decepcionou e o mesmo aconteceu ainda pior com  Prometeheus). Também senti a falta de Javier Bardem como coadjuvante.

4- Por outro lado, como sempre, na categoria de filme estrangeiro a Academia aprontou das suas deixando de lado a barbada que era o francês Intocáveis - imenso sucesso mundial - substituindo-o por filmes menores. A não ser pelo agora favorito, Amorde Michael Haneke. Desculpe, mas uma Academia que tem a coragem de dar indicações e tantas para um filme tão digno, tão sério e sem concessões como este, está fazendo alguma coisa certa. Lembrando mesmo da Atriz Emmanuelle Riva, a mais velha até hoje indicada, aliás, este ano também houve a mais nova, com a encantadora menina de Beasts. Ainda que esquecendo de Jean Louis Trintignant que está no mesmo nível dela.

5- As omissões foram muitas e podemos especular o porquê. Leonardo Di Caprio está muito bem - como de hábito - em Django Livremas a Academia não tem maiores simpatias por ele. Tentaram empurrar uma indicação para Denzel Washignton por O Voomas apesar dele estar carismático, o filme não é nenhuma maravilha, nem é um grande momento do ator. Eu sou fã de Marion Cotillard e ressinto sua ausência, mas o filme dela, temos que admitir que é difícil e pesado (osso e ferrugem). O pior e mais absurdo corte foi mesmo do coadjuvante John Hawkes, por Sessões, claro que é um filme pequeno e ninguém viu, votaram em Helen Hunt pelo prestígio que ela tem. Azar dele que dá um show de naturalismo e discrição neste ótimo filme.

6 - Falou-se muito este ano de um filme que não comentei até hoje aqui que é O Mestre, de Paul Thomas Anderson que foi defendido pela crítica que não teve coragem de falar mal de uma tentativa ambiciosa de retratar o chefe de uma seita que o diretor roteirista depois se esforçou para dizer que não era a Cientologia. Houve até interferência do Tom Cruise que trabalhou com ele em Magnolia e por causa dele fez cortes.

O filme acabou ficando esquisito, truncado, sem realmente criticar ou atacar nada, se fixando no relacionamento de amigos entre o chefe da seita, Phillip Seymour Hoffman, um ator que vem cada vez mais me cansando e se repetindo, e um rapaz ex-militar que funciona meio como guarda costas, o repulsivo Joaquim Phoenix, também pelo personagem grosseiro e tarado. Amy Adams tem uma participação muito discreta como a mulher do líder, ou seja, O Mestre, que ela faz com seu habitual charme e encanto. Ou seja, o filme só foi lembrado pelo elenco e nada mais. Como foi fracasso de bilheteria total, perdeu sua chance de redenção.

7 - A primeira vista, as indicações técnicas me parecem corretas, mas ainda não tive tempo de ouvir todas as trilhas musicais ou analisar nada em profundidade. Temos tempo para isso. Só posso comentar que um dos mais indicados na parte técnica foi Anna Karenina do diretor Joe Wright, que é um dos meus favoritos. Realmente o filme na primeira meia hora parece genial e eu exclamava, é o novo Fellini.

Mas vai perdendo fôlego, se atrapalhando, se perdendo, prejudicado por Keira Knightley como a protagonista que não segura um personagem difícil demais, por um galã embonecado e ridículo, por Jude Law inconvincente e também mal caracterizado. Mas tudo é teatral, como se passasse realmente num teatro e o pessoal do nosso teatro vai vibrar. É dos filmes mais belos já feitos e como direção de arte é arrebatador. Mas não para o espectador comum.

8 - Apesar de ontem o filme Argo ter sido votado como melhor diretor e filme dramático pelo Críticos de Broadcast, nada abalou ainda o prestígio de Lincoln e de Spielberg, nem de Daniel Day Lewis que é a Meryl Streep deste ano. Lembram dele ano passado emDama de Ferro, estava tão acima de tudo que não tinha como não premiá-la. É o que acontece Daniel este ano, é  tão perfeito e magnífico que não tem competidor. Ainda assim, acho que o filme será um fracasso no exterior, inclusive no Brasil, onde Lincoln é muito vagamente conhecido. É um filme lento, sem ação, escuro, sobre politicagem e políticos que desconhecemos. Mas ainda é o favorito.

 

 

 

Veja a lista completa dos indicados:

Melhor Filme

A Hora Mais Escura 
Os Miseráveis 
O Lado Bom da Vida 
Indomável Sonhadora 
Amor
Argo
As Aventuras de Pi
Lincoln
Django Livre 

Melhor Ator
Daniel Day-Lewis (Lincoln)
Joaquin Phoenix (O Mestre)
Bradley Cooper (O Lado Bom da Vida)
Denzel Washington (O Voo)
Hugh Jackman (Os Miseráveis)

Melhor Atriz

Jennifer Lawrence (O Lado Bom da Vida)
Quvenzhané Wallis (Indomável Sonhadora)
Jessica Chastain (A Hora Mais Escura)
Naomi Watts (O Impossível)
Emmanuelle Riva (Amor)

Melhor Ator Coadjuvante
Alan Arkin (Argo)
Philip Seymour Hoffman (O Mestre)
Christoph Waltz (Django Livre)
Tommy Lee Jones (Lincoln)
Robert DeNiro (O Lado Bom da Vida)

Melhor Atriz Coadjuvante
Amy Adams (O Mestre)
Sally Field (Lincoln)
Anne Hathaway (Os Miseráveis)
Helen Hunt (As Sessões)
Jacki Weaver (O Lado Bom da Vida)

Melhor Diretor

Steven Spielberg (Lincoln)
David O Russell (O Lado Bom da Vida)
Ang Lee (As Aventuras de Pi)
Michael Haneke (Amor)
Benh Zeitlin (Indomável Sonhadora)

Melhor Roteiro Original

Michael Haneke (Amor)
Quentin Tarantino (Django Livre)
Mark Boal (A Hora Mais Escura)
Wes Anderson, Roman Coppola (Moonrise Kingdom)
John Gatins (O Voo)

Melhor Roteiro Adaptado
Tony Kushner (Lincoln)
Chris Terrio (Argo)
David O Russell e Matthew Quick (O Lado Bom da Vida)
Lucy Alibar e Benh Zeitlin (Indomável Sonhadora)
David Magee (As Aventuras de Pi)

Melhor Fotografia

Roger Deakins (007 - Operação Skyfall)
Claudio Miranda (As Aventuras de Pi)
Robert Richardson (Django Livre)
Janusz Kaminski (Lincoln)
Seamus McGarvey (Anna Karenina)

Melhor Filme Estrangeiro
Amor (Áustria)
O Amante da Rainha (Dinamarca)
No (Chile)
Kon-Tiki (Noruega)
War Witch (Canadá)

Melhor Animação
Valente
Frankenweenie
Detona Ralph
ParaNorman
Piratas Piratas

Melhor Trilha Sonora
Mychael Danna (As Aventuras de Pi)
Alexandre Desplat (Argo)
John Williams (Lincoln)
Dario Marianelli (Anna Karenina)
Thomas Newman (007- Operação Skyfall)

Melhor Canção Original
Before My Time (Chasing Ice)
Skyfall (007 - Operação Skyfall)
Suddenly (Os Miseráveis)
Pi's Lullaby (As Aventuras de Pi)
Everybody Needs A Best Friend (Ted)

Melhor Documentário
Searching For Sugar Man
The Gatekeepers
The Invisible War
How To Survive a Plague
5 Broken Cameras

Melhor Montagem
Argo
Lincoln
O Hora Mais Escura
As Aventuras de Pi
O Lado Bom da Vida

Melhor Direção de Arte
Sarah Greenwood e Katie Spencer (Anna Karenina)
Eve Stewart (Os Miseráveis)
Rick Carter, Jim Erickson e Peter T. Frank (Lincoln)
David Gropman e Anna Pinnock (As Aventuras de Pi)
Dan Hennah (O Hobbit: Uma Jornada Inesperada)

Melhor Figurino
Paco Delgado (Os Miseráveis)
Jacqueline Durran (Anna Karenina)
Eiko Ishioka (Espelho, Espelho Meu)
Joanna Johnston (Lincoln)
Colleen Atwood (Branca de Neve e o Caçador)

Melhor Efeito Visual
As Aventuras de Pi
O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
Os Vingadores
Prometheus
Branca de Neve e o Caçador

Melhor Efeitos Sonoros
007 Operação Skyfall
Os Miseráveis
Lincoln
As Aventuras de Pi
Argo

Melhor Edição de Som
007 - Operação Skyfall
A Hora Mais Escura
Django Livre
As Aventuras de Pi
Argo

Melhor Curta-Metragem (Animação)
Asad
Buzkashi Boys
Curfew
Death of a Shadow (Dood van een Schaduw)
Henry

Melhor Curta-Metragem (Documentário)
Inocente
Kings Point
Mondays at Racine
Open Heart
Redemption

Melhor Maquiagem
O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
Os Miseráveis
Hitchcock

Melhor Curta-Metragem
Adam and Dog
Fresh Guacamole
Head over Heels
Maggie Simpson in "The Longest Daycare"
Paperman

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Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

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