Natal Branco

Tudo no filme anima o espectador, desde as coreografias de um Bob Fosse em início de carreira à fotografia esplendorosa do premiado Loyal Griggs

05/12/2017 21:09 Por Felipe Brida
Natal Branco

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Natal Branco (White Christmas). EUA, 1954, 120 min. Musical/Drama. Dirigido por Michael Curtiz. Colorido. Distribuição: Classicline

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, dois amigos militares, Bob (Bing Crosby) e Phil (Danny Kaye), que animavam os soldados nos intervalos da guerra, formam uma dupla que viaja em turnê pelos Estados Unidos levando música e dança a populares casas noturnas. Eles estão no auge, construindo uma sólida carreira, até que um dia reencontram o ex-comandante, hoje proprietário de uma hospedaria quase falida. Para não deixar o empreendimento fechar as portas, Bob e Phil abrem shows musicais no local para atrair turistas e possíveis hóspedes.

Delicioso musical da Paramount de 1954 que inaugurou a técnica do VistaVision, processo de ampliação da tela com alta qualidade de imagem nos cinemas, competidor direto do CinemaScope (lançado no ano anterior). O filme tornou-se popular nos Estados Unidos, com um Bing Crosby alegre, dividindo o palco com o ótimo comediante Danny Kaye, além da participação elegante da cantora e atriz Rosemary Clooney, tia de George Clooney. Todo o movimento do filme rodeia as músicas do premiado Irving Berlin, criador de trilhas importantes do cinema, como esta que dá título ao filme - a imortal “White Christmas” ganhou o Oscar em 1942, parte da trilha de “Duas semanas de prazer”, também estrelado por Crosby, que tinha história semelhante.

“Natal branco” fala menos de Natal e enfoca mais os bastidores do show business, de como os produtores, atores e cantores se viravam em um país recém-saído de uma guerra, ainda em processo de reconstrução social.

Tudo no filme anima o espectador, desde as coreografias de um Bob Fosse em início de carreira à fotografia esplendorosa do premiado Loyal Griggs.

Este é um dos relançamentos do mês da Classicline, em edição de colecionador; o filme tinha saído em DVD uma década atrás, pela Paramount, mas saiu de catálogo, e agora a Classicline fez bem em soltar novas cópias no mercado em plena época natalina. Há extras legais como canções de Natal interpretadas na TV americana por grandes nomes do cinema, e um documentário sobre o filme. Recomendado aos fãs de musical!

 

 

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Felipe Brida

Felipe Brida

Jornalista e especialista em Artes Visuais e Intermeios pela Unicamp. Pesquisador na área de cinema desde 1997. Ministra palestras e minicursos de cinema em faculdades e universidades. Professor de Semiótica e História da Arte no Imes Catanduva (Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva) e coordenador do curso técnico de Arte Dramática no Senac Catanduva. Redator especial dos sites de cinema E-pipoca e Cineminha (UOL). Apresenta o programa semanal Mais Cinema, na Nova TV Catanduva, e mantém as colunas Filme & Arte, na rede "Diário da Região", e Middia Cinema, na Middia Magazine. Escreve para o site Observatório da Imprensa e para o informativo eletrônico Colunas & Notas. Consultor do Brafft - Brazilian Film Festival of Toronto 2009 e do Expressions of Brazil (Canadá). Criador e mantenedor do blog Setor Cinema desde 2003. Como jornalista atuou na rádio Jovem Pan FM Catanduva e no jornal Notícia da Manhã. Ex-comentarista de cinema nas rádios Bandeirantes e Globo AM, foi um dos criadores dos sites Go!Cinema (1998-2000), CINEinCAT (2001-2002) e Webcena (2001-2003), e participa como júri em festivais de cinema de todo o país. Contato: felipebb85@hotmail.com

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro
30 fotos grátis na 1a compra BF3