RESENHA CRTICA: O Chamado do Mal (Malicious)
No espere muito: o filme abaixo de qualquer crtica
O Chamado do Mal (Malicious)
EUA, 18. 90min. Direção e roteiro de Michael Winnick. Com Josh Stewart, Delroy Lindo, Bojana Novakovic, Melissa Bolona, Yvette Yates, Luke Edwards, Jacqueline Fleming. Tambem conhecido como The Curse.
É curioso ou triste ou estranho, conforme vocês quiserem. Mas eu estranho que praticamente todos os filmes americanos tenham tido bilheterias muito fracas ou decepcionantes. Mas o terror continua sobrevivendo. Mesmo quando o elenco e a equipe são desconhecidos. O diretor Winick é como de hábito roteirista e realizador (no caso dirigiu Dublê do Medo, 01, A Sombra, 07, Tiros, Garotas e Trapaças, 12, mas quase tudo que fez não passou por aqui, o que é mal sinal!). Rodado no Mississipi com razoável dose de nudez feminina, 3.500 (milhões) de suposto orçamento, foi rodado em Jackson, Mississipi.
Basicamente é sobre um jovem professor universitário de matemática que tem sua mulher grávida e se mudam para uma casa da faculdade. Eles recebem um presente, oferecido por uma hippie, Irma mais nova da heroína. É que vem a de presente uma caixa da fertilidade, que não consegue ser aberta, até quando a esposa comete o erro de fazer isso. O marido conhece o chefe do departamento nessa nova escola, que é um sujeito misterioso, cego, que tem interesse em temas paranormais. Mas a situação piora quando uma criatura se atrai pelo bebê do casal.
Não espere muito: o filme é abaixo de qualquer crítica, apesar de alguns truques (que envolve uma pintura). Mas nada que chegue aos pés de O Iluminado, O Horror de Amityville ou mesmo O Exorcista. O único ator mais conhecido é veterano Delroy Lindo, que faz o Dr. Clark ao menos com certo humor e carisma. Eu por mim não arriscaria, agora perto do Natal vale mais fazer as compras ou visitar os shoppings.
Sobre o Colunista:
Rubens Ewald Filho
Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de ramos Seis de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o Dicionrio de Cineastas, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.