RESENHA CRTICA - GLOBO DE OURO 2019: The Old Man and the Gun

Nada tira o filme da mediocridade, nem mesmo o bem veterano Redford, em seu suposto ltimo filme como ator

02/01/2019 22:22 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA - GLOBO DE OURO 2019: The Old Man and the Gun

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

The Old Man and the Gun

EUA, 2018. 93 min. Direção de David Lowery (que fez Meu Amigo o Dragão, Peter Pan, normalmente montador). Com Redford, Sissy Spacek, Casey Affleck, Danny Glover, Keith Carradine, Elizabeth Moss, Tom Waits, John David Washington, Jennifer Joplin, Casey Affleck, Danny Glover.

O filme deu indicação ao Oscar de ator para Robert Redford no que pretende ser sua última aparição como ator (ele continua, porém, a fazer filmes com produtor). Apesar do bom elenco e a indicação de Redford para a despedida de sua carreira como ator, não parece que este filme seja o memorável. A ação se passa em 1981 e conta uma história real, que aconteceu com um veterano ladrão chamado Forrest Tucker (não confundir com o ator Tucker do mesmo nome, 1919-96, que teve 148 créditos e era bem-querido em Hollywood. Nada a ver com o nome homônimo provavelmente roubado dele). Este projeto porém não é muito feliz, comprometido por um diretor de péssima qualidade e um Redford pouco interessado na história de um sujeito que passa por fato real, quando sai da prisão de San Quentin como 70 anos e consegue escapar se envolvendo com uma já idosa viúva (Sissy Spacek) enquanto os diversos policiais tentam resolver o caso de roubo. Como ele tinha um variado passado de roubos, conseguiu enganar por bastante tempo tanto seus assaltos quando criar um grupo de fãs de suas façanhas. Nada, porém, tira o filme da mediocridade, nem mesmo o bem veterano Redford. 

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro