RESENHA CRTICA: November Man: Um Espio Nunca Morre (November Man)
Um adequado passatempo que por sinal deve ter logo uma continuao
November Man: Um Espião Nunca Morre (November Man)
Inglaterra, 14. Direção de Roger Donaldson. Roteiro de Michael Finch. Com Pierce Brosnan, Olga Kurilenko, Luke Bracey, Bill Smitrovich, Amila Tarzimehic.
O sub titulo é uma brincadeira evidente com James Bond e Pierce Brosnan, que há algum tempo se aposentou do personagem, mas nem por isso, mesmo bem mais velho, conseguiu fugir de um tipo semelhante de espião, ainda que mais violento e menos chique que Bond.
O filme começa bem com um prólogo em que o herói é atingido por uma bala por incompetência do jovem pistoleiro que o estaria protegendo (por falar nisso, ele é o canastrão e impessoal australiano Luke Bracey de O Melhor de Mim, atualmente nas salas). Cinco anos depois em Montenegro (o filme foi rodado por lá e Belgrado), esse herói chamado Peter Deveraux recebe visita de amigo que lhe um favor de conseguir nomes de uma mulher que envolve vitimas da Guerra da Chechênia.
Este é daquele tipo de filme que não vale prestar atenção em detalhes da trama, bastar ser movimentado e com boas cenas de ação. E isso consegue graças ao veterano Roger Donaldson, de Cocktail, Sem Saída, A Fuga, e que deve fazer agora uma refilmagem de Sem Novidade no Front.
Acostumado que fiquei as fitinhas C de Nicholas Cage, esta foi uma agradável surpresa. Nada de tão especial, mas é bem narrada, em paisagens exóticas, com outra mocinha de Bond (Kurynenko), um adequado passatempo que por sinal deve ter logo uma continuação.
Sobre o Colunista:
Rubens Ewald Filho
Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de ramos Seis de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o Dicionrio de Cineastas, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.