RESENHA CRTICA: Assunto de Famlia (Manbiki Kanzeku)

Acaba sendo previsvel e sem maior impacto, no que me parece o filme mais fraco do diretor

20/01/2019 13:28 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Assunto de Família (Manbiki Kanzeku)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Assunto de Família (Manbiki Kanzeku

Japão, 2018. Direção de Hirokazu Koreeda. Com Lily Frenly, Sahura Cindo, Kiki Kurin.

Este foi o filme japonês que inesperadamente ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2018, depois de muitos anos de exibição de seus trabalhos justamente nesse festival famoso. Eu passei a conhecer o trabalho do diretor pelas mãos de Leon Cakoff, da Mostra Internacional de São Paulo e também sua mulher Renata, o que me levou a assistir quase todos seus trabalhos, muito pessoais, em geral com um toque humano e social, todos agradáveis de ver. Estranhei desta vez ele contar uma história mais triste e menos original. É a situação de um velho oriental que chama uma garotinha japonesa para ficar com família deles, todos malandros, mas não mal sujeitos, que vivem de roubar supermercados e dar truques que ajudam todos a sobreviver. O que poderia ser uma comedia dramática social e com figuras curiosas e bem humanas. Mas acaba sendo previsível e sem maior impacto, no que me parece o filme mais fraco do diretor. Acontece que ele com frequência é comparado com Ozu, especialista em dramas humanistas, com o tema de pais e filhos, melancólico e sensível. Quase todos foram exibidos no brasil como Depois da Vida, 98, A Luz da Vida, 95, Andando, 2004, num total de 24 longa metragens. Mas não deixei de me decepcionar.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro