Filmes no Streaming: Abril 2021
Destacamos as melhores opcoes para assistir em casa
NETFLIX: A VOLTA DE RAMBO
John Rambo foi um dos símbolos dos anos 80, saído do livro de David Morell sobre um veterano de guerra, ex-boina verde que se depara com a intolerância e o preconceito em seu retorno à América. Várias mudanças, no entanto, foram feitas a história do livro como a amizade entre Trautman e Rambo ou o fatídico desfecho da história. Inicialmente pensou se em Kirk Douglas e Al Pacino para os respectivos papéis. Depois de ser reescrito 26 vezes, incluindo pelo próprio Stallone, o filme “Rambo – Programado para Matar” (First Blood) foi, no ano de 1982, o primeiro papel do ator a fazer tão sucesso quanto o de Rocky Balboa. Se seguiram mais quatro sequências, sendo que “Rambo II – A Missão” (Rambo: First Blood II), de 1985, foi a primeira vez em que o nome do personagem passa a intitular a franquia. É até hoje o único filme da série a ter tido indicação ao Oscar (Melhor edição de efeitos sonoros), além de ter se tornado um fenômeno de bilheteria lucrando quase 7 vezes mais que seu orçamento estimado de US$ 44 milhões. Claro que um terceiro filme não demoraria a sair três anos depois, sendo a última reunião de Trautman (Richard Creena) e Rambo (Stallone). “Rambo III” (Rambo III) foi a estreia do diretor inglês Peter MacDonald, que poucos filmes veio a dirigir depois. Os três filmes chegam à Netflix agora. Disponível a partir de 1º de abril.
DISNEY PLUS: A CHEGADA DO ÚLTIMO DRAGÃO
Além de novos episódios de “Falcão e o Soldado Invernal”, a Disney Plus estreia esse mês a animação “Raya e o Último Dragão” sobre uma jovem que descobre ser a única a localizar o último dragão vivo, depois de 500 anos. No mundo de fantasia de Kumandra somente um dragão pode proteger todos de um grande mal que ameaça a realidade. É o primeiro filme dos Estudios de Animação Disney desde 2005 sem o envolvimento de John Lasseter. O premiado produtor e diretor foi o responsável por sucessos como “Toy Story”, “Cars” “Monstros S.A” entre outros, tendo deixado seu cargo em 2017 depois de acusações de assédio. Disponível a partir de 23 de abril.
AMAZON PRIME VIDEO: RETORNO A TOM CLANCY
Segundo personagem mais famoso dos livros de Tom Clancy, John Clark foi vivido por William Dafoe em “Perigo Real & Imediato” (1994) e Liev Schreiber em “A Soma de Todos os Medos” (2002). “Sem Remorso” (Without Remorse), do diretor italiano Stefano Sollima, serve de história de origem para o personagem, recorrente em várias aventuras de Jack Ryan. Clark é um ex-soldado de forças especiais americanas, que acaba se tornando oficial de operações da CIA. Assumindo o papel está o excelente Michael B. Jordan (Creed) que, no filme, descobre uma intricada conspiração ao investigar o assassinato de sua esposa. A Amazon Prime, que também produz a série de “Jack Ryan”, tem planos para novos filmes com o personagem. Disponível a partir de 30 de abril.
BELLAS ARTES À LA CARTE
A plataforma recebe o nome da sala paulistana que se tornou referência ao cinema de arte, e que desde 2019 é patrocinado pela cerveja Petra, do grupo Petrópolis. No catálogo da plataforma clássicos do expressionismo alemão como “Metropolis” de Fritz Lang (1927), do mestre italiano Luchino Visconti como “Morte em Veneza” (1971), ou mesmo do saudoso José Mojica Marins, o Zé do Caixão como “Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver” (1967). Um acervo de inestimável valor, o BA inclui nesse mês duas pérolas hollywoodianas. “O Grande Motim” (Mutiny on the Bounty) é adaptado de fato real ocorrido em 1788 e que já gerou duas refilmagens. O original de 1936 foi o único filme a ter tido três de seus intérpretes indicados ao Oscar de melhor ator, no caso Clark Gable, Franchot Tone e Charles Laughton, este admiravelmente odioso no papel do tirânico Capitão Bligh. Já “O Palhaço do Batalhão” é o primeiro filme protagonizado pela dupla Jerry Lewis & Dean Martin. Ambos já haviam aparecido como coadjuvantes de luxo nos filmes “A Amiga da Onça” e “Minha Amiga Maluca”, mas é com “O Palhaço do Batalhão” (1950) que todos os elementos conhecidos dos filmes da dupla se reúnem com o destaque central da história. Dean Martin como um sargento bonitão e Jerry como um soldado atrapalhado. Disponível a partir de 1º de Abril.
MAIS NETFLIX
Melissa McCarthy e Octavia Spencer resolvem formar uma dupla de super heroínas quando uma delas desenvolve uma fórmula que dá poderes em “Esquadrão Trovão” (9 de abril). Já Rosamund Pike, que recentemente esteve em “Eu Me Importo”, interpreta Marie Curie, física e química polonesa que fez importantes descobertas sobre a radioatividade. A cinebiografia “Radioactive” chega dia 15 de abril. Para quem gosta de sobrenatural, Amanda Seyfried protagoniza a história de um jovem casada que se muda para uma casa assombrada em “Vozes e Vultos” a partir de 29 de abril.
Sobre o Colunista:
Adilson de Carvalho Santos
Adilson de Carvalho Santos e' professor de Portugues, Literatura e Ingles formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pela UNIGRANRIO. Foi assistente e colaborador do maravilhoso critico Rubens Ewald Filho durante 8 anos. Tambem foi um dos autores da revista "Conhecimento Pratico Literatura" da Editora Escala de 2013 a 2017 assinando materias sobre adaptacoes de livros para o cinema e biografias de autores. Colaborou com o jornal "A Tribuna ES". E mail de contato: adilsoncinema@hotmail.com