Retrospectiva 2021
Lembre os destaques deste ano
O ano de 2021 foi um período de retorno às salas de exibição, mas também um período de fortalecimento do streaming. Definitivamente, ambas as formas de se assistir um filme disputam a atenção do público, diversificando as escolhas do que assistir e como assistir. Muito se apostou sobre como as salas de exibição iriam sobreviver aos efeitos de uma pandemia, ainda vigente.
A Warner fez lançamentos quase que simultâneos nos cinemas e em sua plataforma, a recém-chegada HBO MAX exibindo títulos como “Godzila Versus Kong” e “Tenet”. A Netflix garantiu ao longo do ano todo um filme novo a cada semana e disputou por espaço com a Amazon Prime, a Disney Plus, e depois com a Star Plus, todo um conteúdo diversificado com filmes, documentários, produções nacionais e séries. Estas se fixaram no hábito do público acompanhando cada episódio com atenção e devoção, discutidas nas redes sociais. Nessa disputa não há dúvida que a Netflix se destacou com a sul coreana “Round 6”, que se tornou um grande sucesso impulsionado pelas redes sociais, que popularizaram a brincadeira “Batatinha Frita 1,2,3...” em uma criativa mistura dos temas de “Jogos Vorazes” e “Jogos Mortais”.
Apesar das restrições da pandemia, foi um ano de lançamentos interessantes: Scarlett Johanson voltou ao papel de vingadora em “Viuva Negra“, Dennis Villeneuve provou que é possível adaptar um material rico e complexo como “Duna“, Emma Stone fez de “Cruela” um filme interessante, James Gunn recriou “O Esquadrão Suicida“.
Mais: Dwayne Johnson esteve em dois lançamentos de peso como “Jungle Cruise” (Disney) e “Alerta Vernelho” (Neftlix), Eddie Murphy voltou a viver o príncipe Akeem em “Um Príncipe em Nova York 2” (Amazon Prime), os anos 80 reviveram com “Os Caça Fantasmas: Mais Além“, Anthony Hopkins ganhou seu segundo Oscar com “Meu Pai“, Frances McDormand com “Nomadland“, e ainda tivemos “Homem Aranha Sem Volta Para Casa“, recentemente lançado, entre outros.
Entre as séries conhecemos a fábula moderna “Sweet Tooth” com resultado maravilhoso, a segunda temporada de “Loch & Key” decepcionou, mas as séries da Marvel impactaram com “Wandavision“, “Falcão & Soldado Invernal“, “Loki” e agora “Gavião Arqueiro“, sem mencionar na excelente produção francesa “Lupin” com Omar Sy. A lista é enorme. Em tempo, também temos “Cobra Kai” que lançou sua terceira temporada no começo do ano, e a quarta está prometida para dia 31 de dezembro. Que venha 2022 e que se multipliquem os lançamentos.
Sobre o Colunista:
Adilson de Carvalho Santos
Adilson de Carvalho Santos e' professor de Portugues, Literatura e Ingles formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pela UNIGRANRIO. Foi assistente e colaborador do maravilhoso critico Rubens Ewald Filho durante 8 anos. Tambem foi um dos autores da revista "Conhecimento Pratico Literatura" da Editora Escala de 2013 a 2017 assinando materias sobre adaptacoes de livros para o cinema e biografias de autores. Colaborou com o jornal "A Tribuna ES". E mail de contato: adilsoncinema@hotmail.com