RESENHA CRTICA: Sob Presso

Sem dvida um filme tenso, muito brasileiro, muito bem realizado que eu toro para que encontre seu pblico

17/11/2016 23:38 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Sob Pressão

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Sob Pressão filme cartaz

Sob Pressão

Brasil, 16. 90 min. Direção de Andrucha Waddington. Com Júlio Andrade, Andréa Beltrão, Thelmo Fernandes, Stepan Nercessian, Icaro Silva, Marjorie Estiano. Roteiro de Leandro Assis, Renato Fagundes. Música de Antonio Pinto.

 O público do cinema brasileiro anda mal acostumado, se interessando apenas em assistir comédias e rejeitando outros gêneros, ainda mesmo quando são da Globo Filmes. Peço atenção e exceção para este surpreendente e notável trabalho de Andrucha que retoma seu lugar de grande diretor brasileiro: ele fez o excelente Eu, Tu, Eles, o polêmico Casa de Areia, um drama histórico na Espanha Lope, a boa comédia Os Penetras - que por sinal tem continuação estourando por ai! Sem esquecer vários documentários musicais e co-autoria na abertura dos Jogos Olímpicos do Rio.

Este seu novo trabalho é uma experiência, pode-se dizer isso, já que se passa inteiramente num hospital decadente carioca durante apenas um dia. Tem um certo jeito de série de TV americana de hospital, o que não é crítica, mas elogio. Ao contrário, devia urgente virar uma série com o mesmo excelente elenco e equipe. Que não faria feio. Todo rodado em câmera na mão, com planos fechados, inquietos, é curto e direto. Não exagera, não procura chocar. A história já se encarrega de fazer isso. Há a disputa entre os médicos parceiros, a chegada de uma nova médica (e um trabalho muito eficiente de Marjorie Estiano), a tentativa de apaziguar pela administradora (Andrea), a carioquice do diretor geral (Stepan, voltando a ter outro desempenho notável) e naturalmente o eventual interferência dos bandidos do crime. 

Novamente grande parte do mérito se deve ao ator brasileiro mais premiado e elogiado dos últimos anos e que ironicamente pouca gente conhece pelo nome. O gaúcho Júlio Andrade tem outro grande momento, sem cair em exageros que o personagem podia lhe abrir. Não foi à toa premiado como melhor ator no Festival do Rio. Ele é um médico chefe de uma ala chamada vermelha de um decadente hospital desgastado pelo excesso de trabalho e o uso frequente de drogas que o mantém em pé. A situação se complica ainda mais porque há um conflito de guerra de rua entre policiais e traficantes e chega ao local, justamente um policial e um traficante e o amigo policial quer que ele seja atendido em primeiro lugar. O que seria mais fácil se o hospital não tivesse problemas com falta de luz, equipamento velho, falta de pessoal e o desgaste físico dos funcionários.

Sem dúvida um filme tenso, muito brasileiro, muito bem realizado que eu torço para que encontre seu público, seja nas salas seja futuramente como série de TV.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro