Sob o Mesmo Cu (Aloha)

Que pena, outro diretor (Cameron Crowe) de primeira linha que se perdeu

15/06/2015 00:24 Por Rubens Ewald Filho
Sob o Mesmo Céu (Aloha)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Sob o Mesmo Céu (Aloha)

EUA, 15. 105 min. Direção e roteiro de Cameron Crowe.Com Bradley Cooper, Rachel McAdams, Emma Stone, Bill Murray, John Krasinski, Danny McBride, Alex Baldwin, Danielle Rose Russell.

O diretor Crowe é cult porque alguns de seus filmes são lembrados com carinho, como Jerry Mc Guire - A Grande Virada (96), Quase Famosos (2000) e sua estreia em 89 com Digam o Que Quiserem (Say Anything) com John Cusack e em menor escala Vida de Solteiro, 92. Mas também tem errado com frequência, com o incompreensível Vanilla Sky, 01, Tudo Acontece em Elizabethtown, 03 e Compramos um Zoológico ,11, todos eles descartáveis.

Sua reputação volta a ser novamente comprometida com esta comédia dramática que ele rodou no Havaí e foi muito criticada pelos locais que afirmavam que dava uma visão errada do Estado e usava mal o titulo que é uma saudação local. Além de colocar a loiríssima Emma Stone com sangue de havaiano (o próprio diretor depois se desculpou, assumindo a culpa). Francamente nesse ponto eles piraram porque o filme não tem essa pretensão de fazer uma análise do Havaiano e, na verdade, toma a defesa do povo (e também das Forças Armadas) contra a exploração do Big Business (representado por Bill Murray!). E o tema secundário é a exploração do espaço e a interferência que os muito ricos tem nessa indústria. Não vou entrar em detalhes para não a surpresa, mas mesmo esse assunto é tratado apenas na parte final e de forma superficial. A maior parte de sua ação é centrada no ator do momento, que até ao Tony do teatro estava indicado, Bradley Cooper, que aparece com sua simpatia, brilhantes olhos azuis e falta de profundidade. Na verdade, o elenco é a melhor coisa fazendo com o que o herói seja disputado por duas garotas, Rachel McAdams (papel sem graça, mas ela está encantadora) e Emma Stone (também em papel ingrato). Fala-se demasiado no filme, que também não se aprofunda em política nem chega a dar maiores insight do fotogênico Havaí.

Parece que Ben Stiller e Reese Whiterspoon iam ser os protagonistas, mas largaram o projeto e Crowe passou 4 anos reescrevendo o script para gente mais nova. Mas não deu certo. Foi uma grande decepção de bilheteria nos EUA até porque não é um filme barato. Que pena, outro diretor de primeira linha que se perdeu.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro