RESENHA CRTICA: Anjos da Lei 2 (22 Jump Street)

O filme no empolga, mas pode ser uma boa alternativa

03/09/2014 14:59 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Anjos da Lei 2 (22 Jump Street)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Anjos da Lei 2 (22 Jump Street)

EUA, 14. 112 min. Direção de Phil Lord, Christopher Miller,Com Channing Tatum, Jonah Hill, Ice Cube, Peter Stormare, Wyatt Russell, Ambert Stevens, The Lucas Brothers, Caroline Aaron, Richard Grieco, Anna Faris, Dave Franco, Bill Hader, Queen Latifah, Seth Rogen.

 

Há dois anos o jovem astro Channing Tatum e o já duas vezes indicado ao Oscar Jonah Hill fizeram muito sucesso com a versão para o cinema da série de TV Anjos da Lei ou 21 Jump Street dos anos 80 e que havia sido  estrelada por Johnny Depp. Que por sinal fazia uma participação especial bem longa no final da comédia. Na verdade, a série criada originalmente por Stephen J. Cannell era totalmente absurda mas endereçada ao então nascente e crescente publico teen que se sofisticava gostando de ver atores jovens vivendo policiais que se infiltravam em High Schools para pegar traficantes. O que na época ainda era ousado e a primeira Dama americana fazia uma campanha mal sucedida obviamente que dizia “Diga não as Drogas”.

Não disseram e claro que não poderiam repetir a ingenuidade das tramas e o hoje o expectador jovem ainda mais o americano exige a cumplicidade do realizador. A curiosidade é que mudaram o titulo original para fazer piadas, em vez de “21 Jump” virou “22 Jump Street”. Este ano tivemos uma safra muito ruim de comédias e muitos fracassos, e este  mesmo não sendo grande coisa foi das que melhor se deram (mesmo sendo o orçamento alto, 50 milhões de dólares já chegou a 190 milhões no doméstico e mais 118 milhões no exterior).       

Não podia deixar de ser, o êxito levou a esta continuação feita pela mesma dupla de diretores Phil Lord e Christopher Miller que até então eram especializados em filmes de animação como Tá Chovendo Hamburger e Uma Aventura Lego. Mantiveram também a ideia central, Channing e Jonah são policiais especialistas em investigações criminais se infiltrando em escolas, na High School no filme anterior, e desta vez na Faculdade para descobrirem quem são os traficantes de uma nova droga. O elenco traz Ice Cube, Queen Latifah, e uma porção de gente conhecida. Na serie original quando Depp a largou foi substituído por um canastrão esquisito de sobrancelhas feitas chamado Richard Grieco, que justamente retorna aqui ainda piorado.

O filme não me empolgou (deu ate impressão de que eles já estavam entediados de fazer as palhaçadas) mas talvez por falta de alternativa, foi a comédia do ano nos EUA. Então pode ser uma alternativa, ajudado por um detalhe: fiquem na sala e assistam a comédia até fim, porque durante os letreiros finais surgem algumas das melhores piadas.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro