RESENHA CRTICA: Fim de Semana em Paris (Le Wee-kend)
Sensvel e maduro, o pblico alvo deve gostar bastante
Fim de Semana em Paris (Le Week-end)
Inglaterra/França,13. Direção de Roger Michell. Roteiro de Hanif Kureishi. 93 min. Com Lindsay Duncan, Jim Broadbent, Jeff Goldblum, Olly Alexander.
Foi muito bem recebido na Inglaterra este drama (com toques de comédia) romântico feito pelo diretor sul africano Michell (que fez Um Lugar Chamado Notting Hill, Venus e os mais fracos Um Fim de Semana em Hyde Park, Amor para Sempre com Daniel Craig e o polêmico Mother, novamente com Craig). O filme ganhou premio do British Independent Film Awards (melhor atriz, foi indicado como filme, roteiro, ator e coadjuvante), foi finalista de comédia no European Film Awards, concorreu ao New York Film Festival, Jim Broadbent foi melhor ator no importante Festival de San Sebastian.
Basicamente é outro filme dedicado especialmente ao público de Terceira Idade, que deve se deliciar com esta rápida mas sensível viagem a Paris, de um casal de terceira idade que pega o trem e gasta suas economias (ficando no melhor hotel da cidade), enfrentando também uma crise no matrimonio. Quem faz a esposa é Lindsay Duncan, que eu não conhecia muito até recentemente quando estourou como a crítica de teatro do Birdman (deveria ter sido indicada ao Oscar, já que sua aparição é incrível e antológica). Ela realmente não é uma atriz cálida e simpática e isso ajuda a tentar entender a crise entre um professor de filosofia e uma professora.
Não há turismo gratuito no filme e o principal passeio pela cidade é logo no começo de dentro de um taxi. Depois eles vão muito a restaurantes (mal se vê, porém o que comem!) e na parte final reencontram um velho amigo que os convida para um jantar no belo apartamento deles (o papel é de Jeff Godblum, que é uma presença muito agradável e convincente).
Ou seja, diferente de outros filmes turísticos o filme acaba sendo mais sensível e maduro. O público alvo deve gostar bastante.
Sobre o Colunista:
Rubens Ewald Filho
Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de ramos Seis de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o Dicionrio de Cineastas, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.