NA NETFLIX: Nossas Noites (Our Souls At Night)

Uma história humana e fácil de ver. Mas que bem poderia ter mais punch (impacto)

03/10/2017 08:30 Por Rubens Ewald Filho
NA NETFLIX: Nossas Noites (Our Souls At Night)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Nossas Noites (Our Souls At Night)

EUA, 17. 103 Min. Direção de Ritesch Batra. Roteiro de Ken Haruf, Scott Neustadte. Com Robert Redford, Jane Fonda, Mathias Schroaenartes, Judy Greer, Ian Armitage, Bruce Dern, Phyllis Sommerville.

Lançamento recente estreado junto com os Estados Unidos e reunindo uma dupla de velhos amigos, Jane Fonda (1937-) e Robert Redford (1936-, aqui também produtor) que já haviam estado juntos antes em Caçada Humana (66), Descalços no Parque (67), O Cavaleiro Elétrico (79). O curioso é que a direção foi parar nas mãos de um diretor indiano que teve elogios da critica por causa de The Lunch Box (Idem, 13) e O Sentido do Fim (The Sense of an Ending, com Jim Broadbent, Charlotte Rampling). Nenhum deles deixou grande impressão por aqui nem mesmo com este drama delicado, obviamente indicado para pessoas de mais de 50, 60 anos, em particular mulheres. Ele optou por uma narrativa discreta e lenta, fugindo de tragédias ou lágrimas. De pouco impacto, mas bastante simpatia.

Na verdade, Redford é quem esta mais afável (Jane esta escondida através de um cabelão que não lhe cai bem, tentando dar a impressão de ser uma velha careta do interior). A história se passa em Holt, cidade fictícia, do Colorado, em que Addie, uma mulher já de idade faz uma visita ao vizinho, Louis. Ela perdeu o marido faz anos e vem uma proposta. Ambos vivem solitários em casas grandes com os respectivos filhos (Judy Greer e o excelente belga Matthias) que quase sempre os ignoram. Mas Addie sugere que ambos passem a dormir juntos na casa dela. Sem sexo, ao menos num primeiro momento (isso é levado tão a serio que esse lado poderia ter sido bem melhor desenvolvido!). Ele aceita, para escândalo geral da cidade (reparem que há uma aparição de amigo de Bruce Dern, que fez com Jane Amargo Regresso, 78). Naturalmente sucedem os pequenos conflitos da vida, o filho dela perde o emprego e deixa o netinho com ela, que naturalmente fica amigo do velho Redford. A filha dela sente-se abandonada. E são tantos os problemas que eventualmente eles têm que tomar uma decisão. Que não é a melhor, mas fica como aceitável.

Ou seja, o filme não conquistar prêmios nem conquistar grandes admiradores. Mas é uma história humana e fácil de ver. Mas que bem poderia ter mais “punch” (impacto).

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho é jornalista formado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), além de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados críticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veículos comunicação do país, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de São Paulo, além de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a década de 1980). Seus guias impressos anuais são tidos como a melhor referência em língua portuguesa sobre a sétima arte. Rubens já assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e é sempre requisitado para falar dos indicados na época da premiação do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fãs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleção particular dos filmes em que ela participou. Fez participações em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minisséries, incluindo as duas adaptações de “Éramos Seis” de Maria José Dupré. Ainda criança, começou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, além do título, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informações. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionário de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o único de seu gênero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro
30 fotos grátis na 1a compra BF3