Coleção BOND 50 em Blu-ray: Primeiras Impressões

Caixa com os 22 filmes tem acertos e falhas. Poderia ser melhor...

25/10/2012 17:07 Por Edinho Pasquale
Coleção BOND 50  em Blu-ray: Primeiras Impressões

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Estamos preparando uma resenha completa deste Box recém lançado no mercado nacional contendo todos os 22 filmes oficiais com o personagem James Bond, o 007, em Blu-ray. Como você deve imaginar, a resenha completa levará um “tempinho” para ser realizada. Mas enquanto isso podemos dizer que a edição é boa, mas a real primeira impressão é que a embalagem é “pequena”. Sim, pela grandiosidade do projeto, imaginei que o box tivesse dimensões maiores, talvez por não observar direito as imagens disponíveis divulgadas do produto. Depois do susto, acabei achando a opção de não se colocar os filmes em embalagens individuas melhor. O tempo dirá se é pratica. Explico: o Box, bem reforçado, mede pouco mais que um livro, com 38x18 cm. E tem apenas pouco mais de 4 cm de profundidade. Mas recomendo que não retirem o plástico em volta da caixa, abram com cuidado apenas na lateral, pois o acabamento das informações na parte traseira é deficiente, é um papel semi colado na caixa.

  


Dentro há duas embalagens tipo “livro”, cada uma contendo uma fase (de ano de produção) dos filmes, com uma página com imagens do filme e outra com dois discos acondicionados no papelão (veja as fotos). A primeira abrange as primeiras  aventuras, com Sean Connery, George Lazenby  e Roger Moore, de 1962 até 1981, com 12 filmes. A outra, de 1983 até 2012 (já explico), ainda com Moore e com os demais atores que interpretaram o 007, Timothy Dalton, Pierce Brosnan e Daniel Craig, com mais 10 filmes. Aqui neste segundo filme há a boa sacada de já se deixar espaço para o disco que conterá o filme Operação Skyfall, que será lançado em 2013 no formato. E ainda um disco contendo material extra.

A maioria dos filmes (14) da coleção já foi lançada em BD: 007 Contra O Satânico Dr. No, Moscou Contra 007, Goldfinger, 007 Contra a Chantagem Atômica, Com 007 Viva e Deixe Morrer, O07 Contra o Homem da Pistola de Ouro, 007 Contra o Foguete da Morte, Somente Para Seus Olhos, Permissão Para Matar,  O Amanhã Nunca Morre, Um Novo Dia Para Morrer, O Mundo Não é o Bastante, Cassino Royale e Quantum of Solace. A edição em BD de cada filme aqui lançada é A MESMA das anteriores, com o mesmo conteúdo e qualidade de imagem e áudio. E o mesmo material extra de bônus. Só há uma alteração nos rótulos dos discos, padronizados.

 

A qualidade técnica da masterização dos filmes é impecável. A imagem de todos os filmes é perfeita, em todos sendo respeitando o formato original de tela nos cinemas e com codec MPG-4 AVC 1080p. Todos têm pelo menos uma trilha losless no idioma original e, é claro, variam em qualidade de distribuição de canais devido à idade dos filmes. Mas percebe-se um cuidado na remasterização dos mais antigos, até que tendo uma boa presença dos 5.1 canais. Para os que apreciam, há a dublagem original em cada filme.

O material extra é magnífico, filme a filme. Tem de tudo um pouco: featurettes com depoimentos, entrevistas, material de arquivo das locações, making of de época, trailers, cenas excluídas, comparações de storyboards com as cenas dos filmes. A divisão é temática e praticamente padronizada em cada disco, inclusive com menus que seguem o mesmo padrão, interessante para uma coleção (se bem que nos filmes mais recentes com Craig os menus e padrões se diferem, poderiam refazer para a coleção).  

 

Há ainda um disco com material extra inédito, em separado, com conteúdo apenas razoável (parece um remendo de extras dos discos anteriores): O Mundo de Bond, mostrando a trajetória do personagem no cinema, repartido em 6 capítulos: Aberturas (mostra todas elas, individualmente ou de uma vez só em sequência – totalizando 1 hora e 2 segundos!), Equipamentos (clipe com cenas extraídas dos filmes com 3 minutos no total mostrando os “brinquedinhos”, podendo ver a lista por filme sobreposta à imagem, um recurso interessante, mas que poderia ser melhor realizado, com marcações e não apenas com a lista sobreposta. Pena que curto demais), Vilões (idem, 2m22s), As Garotas de Bond (idem, 1m24s), Locações (idem, 1m40s), Bond em Movimento (Idem, 1m43s, com cenas dos carros). Já em Para Ser Bond o foco é nos atores que interpretaram Bond, com depoimentos de cada um dos atores entremeadas com cenas do filme, com 3 minutos. Projetando 007: Cinquenta Anos de Estilo Bond é um featurette (este sim inédito) mostrando uma exposição (Designing 007, 50 Years of Bond Style) realizada com vestimentas, storyboards, pedaços de cenários, maquetes, enfim, um pequeno museu do design de todos os filmes, comemorando os 50 anos da franquia. Mas tem apenas 4 minutos, poderia explorar um pouco mais as preciosidades exibidas. Para finalizar, há 7 Videoblogs (featuretes curtos) do novo filme, Operação Skyfall, totalizando 10m51s. Resumo geral: uma decepção.

Conclusão: é um Box bastante interessante para os fãs, mas quem já tem os filmes lançados no formato se decepcionará, pois não há mais atrativos. Como por enquanto não há previsão de lançamento dos filmes inéditos no formato individualizados, os mais fanáticos devem arriscar, apesar do preço (alto) no lançamento. Mas fica sim um gostinho de “quero mais”, um Box desta envergadura poderia ter alguns mimos colecionáveis, como livros, fotos, action figures, sei lá. Falta algo, com certeza. E é caro.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro
30 fotos grátis na 1a compra BF3