Sexo, Amor e Terapia (Tous veux ou tu veux Pas?)

O filme, bem fraco, se perde num moralismo bobo

21/08/2015 12:16 Por Rubens Ewald Filho
Sexo, Amor e Terapia (Tous veux ou tu veux Pas?)

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Sexo, Amor e Terapia (Tous veux ou tu veux Pas?)

França, 2014. 88 min. Direção de Tonie Marshall. Com Sophie Marceau, Patrick Bruel, André Wilms, Sylvie Vartan, Jean Pierre Marielle, François Morel, Philippe Lelouche, Marie Riviére.

Tenho especial simpatia pela diretora Tonie Marshall porque ela é filha da lendária estrela do cinema Frances Micheline Presle (ainda viva, aos 93 anos, ela faz figuração cruzando uma rua) e fez alguns bons filmes (Instituto de Beleza Venus, os outros não foram exibidos aqui). Mas infelizmente ela errou completamente nesta comedinha sem graça, moralista, mal roteirizada e muito curta.

É uma famosa canção francesa que lhe deu o título original, mas este era um projeto que ela não devia ter assumido. É a historia de Judith, uma mulher de quarenta anos (a sempre bela Sophie Marceau) que é ninfomaníaca e perde seu emprego depois de transar com um excesso de empregados da loja. É quando conhece Lambert, um ex-piloto de aviação (o cantor Patrick Bruel) que é sex-addict (viciado em sexo) mas quer se curar e trabalha em grupos que procuram ajudar casais em dificuldade, principalmente casados. E ela se torna sua assistente, sendo que a maior parte das situações muito pouco divertidas, é o comportamento histérico de diferentes casais (há gays masculinos mas não femininos), enquanto inventam situações para prolongar o que já sabemos que ira acontecer apenas ao final, o encontro da dupla. Mas não se esqueçam que eles são comprovadamente doentes, mas nem assim. Nisso o filme se perde num moralismo bobo. Mas a verdade é que o assunto está mal tratado e a dupla desperdiçada. Detalhe: numa cena curta, a mãe de Bruel é feita pela cantora Sylvie Vartan.

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Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho é jornalista formado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), além de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados críticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veículos comunicação do país, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de São Paulo, além de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a década de 1980). Seus guias impressos anuais são tidos como a melhor referência em língua portuguesa sobre a sétima arte. Rubens já assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e é sempre requisitado para falar dos indicados na época da premiação do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fãs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleção particular dos filmes em que ela participou. Fez participações em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minisséries, incluindo as duas adaptações de “Éramos Seis” de Maria José Dupré. Ainda criança, começou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, além do título, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informações. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionário de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o único de seu gênero no Brasil.

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