Sexo, Drogas e Nova York (Heaven Know What)

Ao ler criticas americanas, que chamam os irmãos de gênios, prefiro me abster e apenas não recomendar

15/10/2015 15:45 Por Rubens Ewald Filho
Sexo, Drogas e Nova York (Heaven Know What)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Sexo, Drogas e Nova York (Heaven Know What)

EUA, 14. 94 min. Direção de Ben e John Safdie. Com Arielle Holmes, Caled Landry Jones, Buddy Duress, Eleonore Hendricks, Ron Braunstein.

Não escondo o preconceito com filmes sobre drogas, que sempre dão uma visão ou simplificadamente moralista ou complacente. Mas não atingem o que pretendem. O drogado não vai se modificar por causa dele e aquele que se sente atraído pela droga não vai perder tempo com este tipo de filme. Que na verdade é igual a todos do gênero, com um bando de atores desconhecidos tão convincentes que fica mesmo difícil acreditar que não são junkies de verdade. Em particular a protagonista chamada Arielle Holmes, que na verdade tem os cabelos escuros e já fez mais dois filmes em 2015 (Winter´s Dream e American Honey). O que mais me espanta é a dupla de irmãos que desde criança faziam filmes, foram descobertos pela Quinzena de Realizadores em Cannes, que mostrou seus dois primeiros trabalhos (por sinal, agora eles começaram a trabalhar sozinhos). De qualquer forma, este filme ganhou prêmio de revelação no Festival do Estoril, Portugal, melhor atriz em Sevilha, Grande Prêmio e melhor filme em Tóquio, o prêmio CICAE de Veneza.

Filmado no que parece ter sido 16 milímetros, num estilo improvisado e difícil de ouvir, fala de uma jovem viciada em heroína chamada Harley que vive apaixonada por outro junkie chamado Ilya. A tal ponto que ela atende o pedido dele de cortar os pulsos, com o mínimo de hesitação. Mas é salva. Mal se vê Nova York e as partes que aparecem você vai preferir fugir delas. Mas as drogas são usadas em profusão, numa sucessão de gente infeliz e loquaz, que era novidade em Os Viciados (The Panic in Needle Park, 71), com Al Pacino, por sinal proibido por aqui. Ao sair do hospital ela arranja outra figura, precisando de 20 dólares por dia para sustentar a droga e mais um lugar para dormir. E tudo continua na mesma rotina sem fim...

Ao ler criticas americanas, que chamam os irmãos de gênios, prefiro me abster e apenas não recomendar.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho é jornalista formado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), além de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados críticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veículos comunicação do país, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de São Paulo, além de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a década de 1980). Seus guias impressos anuais são tidos como a melhor referência em língua portuguesa sobre a sétima arte. Rubens já assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e é sempre requisitado para falar dos indicados na época da premiação do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fãs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleção particular dos filmes em que ela participou. Fez participações em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minisséries, incluindo as duas adaptações de “Éramos Seis” de Maria José Dupré. Ainda criança, começou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, além do título, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informações. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionário de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o único de seu gênero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro