Obras Primas do Cinema: Clssicos em DVD

A distribuidora especializada em filmes clssicos, geralmente inditos em DVD

11/03/2016 12:04 Por Rubens Ewald Filho
Obras Primas do Cinema: Clássicos em DVD

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Clássicos em DVD

O fim da 2001 como locadora (agora trabalha on-line) me fez pensar que a Versátil era a única distribuidora de DVDs principalmente clássicos. Não é verdade, continuam a sair filmes de qualidade antigos que merecem ser vistos. Eis alguns deles.

Obras Primas no Cinema: este é o nome do selo que desta vez se fixou em musicais. Seus mais recentes lançamentos são:

- Gyspsy Em Busca de um Sonho (Gypsy). Originalmente da Warner, esta foi uma tentativa infeliz de registrar o musical da Broadway, de Jule Styne e Stephen Soundheim, dirigidos por Mervyn LeRoy. Mas alguém teve a ideia de filmar tudo como se fosse num palco, ou seja teatro filmado! O que torna tudo cansativo. A grande Rosalind Russell faz o papel da mãe de duas garotas, que depois seriam famosas, a atriz June Havoc e a stripper Gypsy Rose Lee. O filme é sobre a mãe ambiciosa e sem escrúpulos, que deseja transformá-las em estrelas. Rosalind (1907-76) tem voz pequena mas muita energia (mas foi Ethel Merman que criou o papel). Natalie Wood (1938-1981) faz Gypsy também sem voz mas mantendo o encanto que usou como estrela de outro musical West Side Story. Karl Malden é o marido da mãe (personagem inventado, a mãe na vida real era pequenina e lésbica). A trilha musical porém é genial. Afirmam ser a primeira vez que saiu em DVD no Brasil.

 

- Coleção Doris Day Dose Dupla (dois filmes no mesmo DVD ambos no começo de seu estrelato na Warner). No, No Nanette (Tea for Two, 50) e Paris em Abril (April in Paris, 52).

No, No Nanette é uma versão de famosa comédia musical filmada duas vezes antes e que depois nos anos 60-70 foi remontada na Broadway dirigida pelo grande Busby Berkeley, com o retorno da ex estrela Ruby Keeler. O filme segue a mesma história, em torno de uma aposta que garota (Doris Day, encantadora, inclusive dando-se bem como dançarina) faz com o pai (o maravilhoso S. Z. Sakall) para estrelar show. O mais curioso do filme foram as canções todas clássicas e o fato que a ação se passa no comecinho dos anos 30 mas todos se vestem como se estivem nos 50! Deve ter sido economia. Mas Doris que nunca treinou como estrela revela sua simpatia e carisma. Ao lado de Gordon McRae, Gene Nelson e as dançarinas Virginia Gibson e Patrice Wymore (lembrada como viúva de Errol Flynn).

Paris em Abril já é um musical menor, onde Doris tem que fazer par romântico com o dançarino Ra Bolger (grande sapateador e famoso como o espantalho de O Mágico de Oz). Ela contou em sua autobiografia que sofreu muito nas mãos dele, que tinha um ego tremendo e brigou muito com o diretor David Butler, o mesmo de Nanette. Mas as canções são fracas, assim como a trama onde tem o francês Claude Dauphin tentando ajudar porque por engano uma corista (Doris) foi convidada a ir a Paris em vez da célebre Ethel Barrymore (que não aparece). A única canção boa é que serve de tema do filme (aliás já antiga). Doris canta lindamente.

RESENHA DO DVD AQUI

 

- Coleção Dose Dupla - Barbara Stanwyck (1907-90) em dois filmes, um suspense meio Noir, Casei-me com um Morto (No Man of Her Own, 50) e um bem mais antigo (Trifunfos de Mulher/Night Nurse, 31). Inéditos em DVD.

Casei-me com um Morto, de Mitchell Leisen, tem uma trama que já serviu para novela da TV Tupi. Uma grávida sem dinheiro está retornando para casa de trem quando há um desastre e ela é confundida com uma morte (o marido desta também morreu!). A família dele pensa que Barbara é a esposa e a aceita como sendo da família! O galã é o esquecido John Lund.

Triunfos de Mulher do ótimo diretor William A Wellman tem participação dos futuros astros Clark Gable e Joan Blondell. Feito antes da criação da autocensura dos estúdios mostra uma enfermeira que pede ajuda de bandido para salvar a vida de duas criancinhas que estão num hospital! A ousadia esta em usar negliges, alcoolismo, ninfomania, estupro, abuso de crianças, e até Gable dando soco na heroína que fica desacordada! Todas coisas que depois seriam proibidas...

 

- Modelos (Cover Girl, 44). Um dos maiores êxitos da carreira de Rita Hayworth (1918-87) num musical da Columbia dirigido por Charles Vidor. Inédito em DVD. Foi neste filme que Gene Kelly emprestado da Metro começou a ousar fazendo número de dança clássico onde dança com sua própria figura refletida em vidros. Phil Silvers serve de alivio cômico mas na época a atração eram as jovens modelos que posavam para o filme como garotas da capa. Concorreu a 5 Oscars, direção de arte, som, música canção (Long Ago and Far Away, de Jerome Kern e Ira Gershwin), fotografia e ganhou de trilha musical. A trama é um pouco confusa (Eve Arden, grande comediante, aparece aqui e também em No, No Nanette) mas Rita esta linda e sabe dançar!

Nos filmes da distribuidora há sempre fichas e textos informativos.

RESENHA DO DVD AQUI

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro