RESENHA CRTICA: Homens, Mulheres e Filhos (Men, Women and Children)

Um filme interessante, que foi muito mal de bilheteria nos EUA

02/12/2014 16:17 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Homens, Mulheres e Filhos (Men, Women and Children)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

 

Homens, Mulheres e Filhos (Men, Women and Children)

EUA, 14. 119 min. Direção de Jason Reitman. Roteiro de Reitman, Erin Wilson, baseado em Livro de Chad Kulten. Com Adam Sandler, Jennifer Garner, Rosemarie De Witt, Judy Greer, Emma Thompson (Narradora), Ansel Elgort, Dennis Haysbert, J. K. Simmons.

A renda na bilheteria foi tão assustadora (lutei para achar mas estava escondido, rendeu 705 mil dólares, nem 1 milhão chegou!  Foi tirado de cartaz as pressas ) que estão tentando usar mais o nome da maior atração do filme, que não é Sandler por incrível que pareça, mas o garotão Ansel Elgort (A Culpa é das Estrelas)! Tomara que de certo porque filme nenhum (tá bom, quase nenhum) merece tal destino ainda mais quando parecia promissor.

Na verdade, era o que se dizia do diretor Jason Reitman (filho do famoso Ivan) que acertava quando fazia comédias divertidas como Juno e Obrigado por Fumar (lembro com carinho também de Amor sem Escalas). É verdade que fez bobagem há pouco com o amargo Jovens Adultos e o tolinho Refém da Paixão.  Mas eu saí do cinema até achando interessante ainda que pensando que ninguém hoje em dia gosta de lição de moral e histórias sobre o poder da Internet nos jovens de hoje é coisa banal e muito feita, principalmente em telefilmes que não chegam a estrear aqui.

Vou manter a minha simpatia pelo filme. Como disse o tema é esse como conviver com a Internet e os problemas que vem causando na vida familiar. E Romântica. Rodado em Austin, Texas, com Emma Thompson funcionando como a narradora em off,  são cinco famílias diferentes, todas com problemas com a modernidade! Os pais nunca sabem educar os filhos em relação à Internet (tudo foi reconstruído, digo os sites e o visual da Internet, com o maior rigor e busca da verdade). Mas muito do que o filme mostrou ou me interessou ou divertiu (e ocasionalmente caiu na grossura). Mas tenho dificuldade em entender porque essa rejeição quando tentam levantar objeções e olha que sem muita profundidade.

O problema de Sandler é exagerar na pornografia . Seu casamento com Rosemarie De Witt está tendo problemas, mas ele estoura o computador e tem que usar o do filho! E não se interessa por garotas de verdade! Judy Greer é uma mãe ambiciosa que acha que descobriu o jeito de transformar sua filha numa Reality Star mesmo transgredindo algumas regras! Allison é uma garota que praticamente deixou de comer porque frequenta chats onde todos são obcecados em serem magros! Jennifer Garner faz a super mãe protetora que procura controlar a filha (por sinal, boazinha) de todas as maneiras possíveis Elgort é o carinha que a seduz em termos. E assim por diante.

Enfim, vamos ver como é que  rola por aqui.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro