Luz e Chama no Interior
Causos da Melhor Idade (2012) é um tributo fílmico à cidade em que nasceu o cineasta Ernane Alves
No Brasil quase todos saímos do interior para o grande centro. É o que aconteceu com o diretor de cinema mineiro Ernane Alves, natural de Pedro Leopoldo e que atualmente reside num bairro de classe média alta de Belo Horizonte. Ernane hoje filma com algumas estrelas do espetáculo televisivo e cinematográfico brasileiro mas não esquece as origens.
Causos da melhor idade; de Cachoeira de Três Moças a Pedro Leopoldo (2012) é um tributo fílmico à cidade em que nasceu. Feito com a dedicação amorosa que lhe é própria e quase sem sofisticações. Partindo duma citação, em epígrafe, duma frase do escritor francês Victor Hugo que contrapõe a chama do jovem à luz do velho, Causos da melhor idade é essencialmente um documentário sobre a história de Pedro Leopoldo partindo duma gota ficcional. O documentário fica por conta dos muitos depoimentos dos habitantes da cidade, todos idosos, muitos que morreram após a conclusão das filmagens, relatando velhas histórias duma padaria, dos antigos cinemas, do clube de futebol, dos cenários religiosos: os mitos e o real se juntam nestas declarações, para dar ideia deste interior perdido do país. A ficção é o embrião que impulsiona o resto: um adolescente levou pau na escola, ficou em recuperação, faltaram-lhe pontos na prova, a professora lhe encomenda um trabalho sobre a cidade e sua formação para completar a nota. Pedro, o garoto vivido por Otávio Gelmini, sai atrás de documentos e pessoas para montar sua visão de Pedro Leopoldo; em cena, Pedro é o porta-voz o diretor, só uma vez durante o filme a voz-off de Ernane vai aparecer perguntando, o mais é como se Pedro, ainda quando não esteja presente, estivesse entrevistando, e depois no final, quando a voz de Ernane evoca poeticamente o nome inicial da cidade, as três moças, a cachoeira, o vale.
Unindo a chama de Pedro, o jovem, com a luz de Geraldo, o velho memorialista, Ernane propõe um novo reencontro com o interior remoto de todos nós, de onde viemos para o grande centro. É pena, somente, que, dada sua peculiaridade regional, uma realização assim tenha dificuldade de chegar a outros regionais existentes pelo país afora. As identidades entre os diversos regionais brasileiros são muitas, pode aquilatar um sulista que depare com esta mineiridade de Ernane. Bastaria uma boa vontade de aproximação para que Causos da melhor da idade pudesse interessar aos vários rincões do Brasil; afinal, nossas diferenças muitas vezes apontam para nossas semelhanças.
Sobre o Colunista:
Eron Duarte Fagundes
Eron Duarte Fagundes é natural de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, onde nasceu em 1955; mora em Porto Alegre; curte muito cinema e literatura, entre outras artes; escreveu o livro Uma vida nos cinemas, publicado pela editora Movimento em 1999, e desde a década de 80 tem seus textos publicados em diversos jornais e outras publicações de cinema em Porto Alegre. E-mail: eron@dvdmagazine.com.br