RESENHA CRTICA: Somente o Mar Sabe (The Mercy)

um pico que simplesmente no deslancha

26/04/2018 00:40 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Somente o Mar Sabe (The Mercy)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Somente o Mar Sabe (The Mercy)

Inglaterra, 18. 1h52min. Direção de James Marsh. Com Colin Firth, Rachel Weisz, David Thewlis, Andrew Buchan, Mark Gatiss, Genevieve Gaunt, Sebastian Armesto.

Marsh é um Diretor inglês que ganhou o Oscar de documentário pelo filme O Equilibrista (Man on Wire, 08). Depois fez A Teoria de Tudo, 14, Agente Com Dupla Identidade, 12. Mas sua experiência não funcionou neste drama britânico que confirma a velha teoria de que os ingleses têm paixão pelas histórias com final trágico. Enquanto os norte-americanos optam por ser mais positivos. Difícil porém denunciar quem errou ao produzir esta história real, que é contada sem surpresas, de maneira banal e repetitiva a ponto de entediar e deixar a vencedora do Oscar Rachel Weisz. Apesar dela fazer o principal papel feminino, acaba sendo coadjuvante com uma sequência já no final quando fala para os jornalistas, onde tem ao menos uma chance de se expor. O mesmo não se pode dizer de outro premiado com o Oscar, que é Colin Firth, que ficou totalmente apático ao descrever uma histéria aquática e real (mas que aparentemente nunca chegou a ser muito divulgada no Brasil). O roteiro é de um certo Scott Z Burns, que fez Contágio, Terapia de Risco, O Desinformante. Também muito abaixo da crítica para alguém que já foi indicado a 6 Oscars!

O que eles pretendem contar é a historia de Donald Crowurst, um marinheiro amador que em 1968 competiu no chamada Golden Globe Race do jornal Sunday Times. Ele queria vir a ser a primeira pessoa na história a circunavegar o globo sozinho (sem mais ninguém a bordo) e sem parar em qualquer escala. Resolve partir com um barco inacabado arriscando a família, mulher Claire e três filhos pequenos e a perda da casa e seu negócio. O nome do barco da aventura se chama Teignmouth Electron (não ficamos vendo os outros concorrentes, o que prejudica muito o filme), o roteiro deveria ter sido mais estendido em vez de ficar peso nos jornalistas e promotores do evento que dando informações falsas, só serviram para distrair os fatos. Achei muito fraco o Colin Firth que perdeu a oportunidade de fazer algo mais profundo e contundente (parece que emagreceu, mas nem as sessões de navegação e perigo são muito convincentes e na verdade raras. É um épico que simplesmente não deslancha.Talvez porque Firth tenha na vida real vinte anos a mais do que navegador (ele sofreu acidente e teve que ir para hospital com problema no quadril). Kate Winslet fez bem em sair do filme como chegou a ser previsto. Há um outro filme sobre a mesma história, chamado Crowhurst, 17 com Justin Salinger, mas a distribuidora comprou os direitos e o fez atrasar. Não tem aparência de chegar ao Brasil, mas bem que podia ser mais forte e poderoso do que seu similar.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro