Document?rios: parece ficcao, mas eh a vida real destes atletas

Document?rios: parece ficcao, mas eh a vida real destes atletas

22/01/2020 13:39 Da Redação
Document?rios: parece ficcao, mas eh a vida real destes atletas

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Documentários: parece ficção, mas é a vida real destes atletas

 

Foto por LawriePhipps / Pixabay License - Legenda: Usain Bolt, velocista jamaicano retratado em Eu Sou Bolt

Muitas vezes considerado um gênero dedicado aos intelectuais, o documentário passou bastante tempo à margem do gosto do grande público. Temáticas densas, linguagem inacessível e fotografia rústica sempre foram, via de regra, componentes de obras com pouco apelo junto aos frequentadores do circuito regular de cinema.

Seu compromisso com a entrega da realidade, porém, vem aos poucos transformando esse cenário, e um dos motivos é a mudança de formato e narrativa pela qual o estilo passou nos últimos anos. Um dos responsáveis por essa nova ótica e por fomentar o interesse dos espectadores é a luz sobre temas específicos, entre eles a trajetória de esportistas.

Histórias de glória e superação criam uma empatia natural. Quando contadas em forma de registro criativo, têm o poder de engajar e conquistar por inteiro uma plateia. Até mesmo de provocar reações em níveis emocionais, como acontece em filmes de aventura, romance e suspense. É o caso de Free Solo, documentário dirigido por Elizabeth Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin.

Foto por jeffyerkey / Pixabay License - Legenda: El Capitan, paredão estudado por Alex Honnold durante oito anos

O filme sobre o alpinista Alex Honnold, que em 2017 sagrou-se o primeiro a escalar livremente o paredão de granito El Capitan, localizado no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia. Neste caso, livremente significa sem utilizar nenhum tipo de proteção como cordas, luvas, paraquedas. Apenas Honnold e sua bolsinha de pó de giz, correndo o risco de agarrar a morte em queda livre. Suspense, terror ou aventura? Só assistindo para decidir.

Multicampeão olímpico com nove medalhas de ouro, o velocista jamaicano Usain Bolt teve sua rotina de treinos e vida familiar retratadas em I Am Bolt (Eu Sou Bolt, 2016). Um dos objetivos da obra é desmistificar o glamour em torno do ídolo. Dono de personalidade amistosa, Bolt transmite simpatia e tranquilidade, mas o documentário expõe a tensão dos treinamentos, o nervosismo e a expectativa que o atingem antes das provas. O lado humano da máquina que todos pensam que ele é nas pistas de corrida.

Ali, o favorito

Um dos mais retratados em ficção e documentário, o lutador de boxe Muhammad Ali, teve nada menos que sete obras em sua homenagemAli the Fighter (Ali, o Lutador, 1974) é um filme biográfico estrelado pelo próprio boxeador. Em The Greatest (O Grande, 1977), novamente sua vida é contada a partir das Olimpíadas de Verão de 1960. When We Were Kings (Quando Éramos Reis, 1996), é um documentário que demorou 23 anos para ser concluído e trata exclusivamente da luta épica entre Ali e George Foreman. A disputa entre os pesos-pesados ficou conhecida como The Rumble in the Jungle (Estrondo na Selva, em tradução livre).

Ali (2001), trouxe Will Smith no papel principal, dirigido por Michael Mann. O drama é baseado em episódios da vida do pugilista entre os anos de 1964 e 1974. Facing Ali (Encarando Ali, 2009) traz entrevistas com 10 lutadores que o enfrentaram no ringue, incluindo Joe Frazer. Com viés diferente, Muhammad Ali’s Greatest Fight (A Maior Luta de Muhammad Ali, 2013) retrata em fotos e vídeos antigos uma luta diferente do ídolo: uma batalha judicial contra o governo americano. Sua conversão ao islã e recusa em servir ao exército motivaram um duro enfrentamento nos tribunais. O sétimo filme sobre ele é I Am Ali (Eu Sou Ali, 2014), documentário que fala de sua vida íntima com base em depoimentos de familiares e amigos.

 

 

A trajetória de brilhantes atletas brasileiros também chegou às telonas em forma de grandes documentários. O mais emocionante talvez seja Senna, de 2010, que retrata a vida do maior piloto de Fórmula 1 da história. Empolgante como uma obra de ficção, é uma mostra fiel do atleta Ayrton Senna, sempre movido pela paixão e pela velocidade.

Picuruta, a Lenda do Gato, é um filme de 2018 sobre a biografia de Picuruta Salazar. A história do filho de um caminhoneiro que conseguiu transformar o surfe em profissão mostra as viagens mais incríveis, os campeonatos disputados internacionalmente e celebridades que fazem parte do convívio do surfista. Ainda hoje, ele é considerado recordista absoluto no cenário do surfe brasileiro. Entre as vitórias e as curiosidades, a origem do apelido e a dedicação do pai à carreira do filho merecem destaque. Uma prova que aqui também tem atleta cuja vida merece ser eternizada em filme.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

relacionados

Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro