FILMES CLSSICOS NAS TELONAS: O EXTERMINADOR DO FUTURO

Saiba tudo sobre o clssico que o Cinemark exibe nos seus cinemas dias 20, 21 e 24 de junho

18/06/2015 15:19 Por Rubens Ewald Filho
FILMES CLÁSSICOS NAS TELONAS: O EXTERMINADOR DO FUTURO

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Sétima temporada de Clássicos na Rede Cinemark

Os filmes desta temporada são:

007 Contra o Satânico Dr. No - dias 16, 17 e 20 de maio

O Resgate do Soldado Ryan - dias 23, 24 e 27 de maio

12 Homens e uma Sentença - dias 30 e 31 de maio e 3 de junho

Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida - dias 6, 7 e 10 de junho

Os Pássaros - dias 13, 14 e 17 de junho

O Exterminador do Futuro - dias 20, 21 e 24 de junho

 

O Exterminador do Futuro (The Terminator)

EUA, 1984. Direção de James Cameron. Roteiro de Cameron, Gale Anne Hurd, William Wisher. Com Arnold Schwarzenegger, Michael Biehn, Linda Hamilton, Paul Winfield, Lance Henriksen, Rick Rossovich, Bess Motta, Bill Paxton, Dick Miller, David Hyde Pierce.

Sinopse: Um cyborg com aparência humana é enviado ao passado (de 2029 para 1984), para assassinar uma garçonete Sarah Connor, que será a futura mãe do líder que será o grande guerreiro contra as Máquinas. Kyle um soldado também vem atrás desse Exterminador para ajudar a moça a escapar.

Comentários: Foi um grata surpresa quando chegou aos nossos cinemas este relativamente modesto filme de ação (sem fazer o ajuste da inflação custou 6.4 milhões de dólares e rendeu 38 nos EUA e 40 no resto do mundo). E de repente a crítica e logo depois o público descobriram o talento inesperado do diretor e de um certo Mr. Universo, feioso e desajeitado, que parecia apenas outro grandão bobo. Ledo Engano. Este primeiro “Terminator” em um roteiro engenhoso, boas soluções, ação surpreendente e seria plataforma para fazer uma continuação ainda melhor no Exterminador 2 (supõe-se a Exibidora irá também exibi-lo). Aliás neste momento Arnold retomou o personagem (em parte porque sua carreira também está em baixa) no que é chamado de O Exterminador do Futuro: Genesis, de Alan Taylor de Game of Thrones, previsto para estrear em 9 de julho por aqui.

Fatos e curiosidades: O filme ganhou o Festival de Avoriaz e já em 2008 foi escolhido pelo governo americano para ser preservado pelo Congresso!

Quando estreou no Brasil, em 28 de março de 1985, ninguém poderia imaginar que James Cameron um dia seria bilionário e considerado um gênio do cinema (em especial na sua expansão tecnológica). Ele, nascido em 1954, havia se formado em Física na California State University, depois conseguiu emprego como diretor de arte, criador de miniaturas, sendo um dos muitos que trabalharam para o produtor Roger Corman, o rei do Filme B (em Mercenários das Galáxias,80). Sua estreia no cinema foi igualmente esquisita, fazendo Piranhas 2- Assassinas Voadoras, rodado na Europa em 81), que era muito engraçada de tão ruim ou bizarro. Mas ele já estava escrevendo o roteiro desta aventura de ficção cientifica, que iria se tornar um grande êxito e fazer a carreira do campeão de halterofilismo austríaco Arnold Schwarzenegger, que eventualmente seria por duas vezes governador da California (papel aliás recusado por Mel Gibson). Embora fale pouco (felizmente, ainda custaria a aprender isso), aparece sem roupa e tem um tipo marcante que ajuda um filme modesto mas muito interessante.

O filme foi produzido pela Hemdale, distribuído pela Orion (que não demoraria a falir) e teve que esperar alguns meses enquanto o astro terminava seu compromisso como Conan, o Bárbaro. Depois teve que passar meses ensaiando como usar armas. Enquanto o esperava Cameron aproveitou para escrever o roteiro do que viria a ser Aliens, o Resgate (que ele por acaso também dirigiria para 86. Sem dinheiro, ele morava em seu próprio carro e despediu o agente porque este não tinha gostado do script). Outra ironia, foi considerado para o papel o esportista O. J. Simpson que foi considerado “simpático e legal demais”. Logo ele que depois mataria a esposa e o companheiro que estava com ela!

Arnold tolamente queria fazer o papel do herói Kyle Reese (que foi do loiro Michael Bieh, que embora tivesse outras chances nunca chegou a emplacar direito,nem mesmo em Aliens. O papel foi pensado antes por Mickey Rourke, Bruce Willis e Sting. Para o Terminator pensaram em Kevin Kline e Michael Douglas e Tom Selleck). Mas Cameron lhe explicou que o filme era sobre o Terminator, não o herói. Quando Sarah Connor, feita por Linda Hamilton, recebe uma mensagem na secretaria eletrônica a voz é do próprio Cameron. Os dois se casariam de 97 a 99 e teriam uma filha. Estaria também no Exterminador 2 mas não soube capitalizar sua popularidade (nem mesmo a que obteve na série de TV A Bela e a Fera).Curiosamente ela quebrou o tornozelo no começo do filme e teve que esconder isso durante toda a filmagem.

Foi aqui também que Arnold começou a cultuar frase famosas, verdadeiros bordões. Como o celebre I´Be Back (eu voltarei) que era antes I´Come Back (eu estarei de volta). Originalmente Cameron achava que a Skynet enviaria dois exterminadores, um que se conhece e o outro seria de metal líquido. Desistiu da ideia por uns tempos porque não havia ainda tecnologia para isso. Mas foi desenvolvida para O Segredo do Abismo (89) e seria utilizada também em Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final (91).

Cameron discutiu e brigou com os produtores, porque eles queriam que o filme terminasse logo depois da explosão do Tanque e não o clímax na fabrica e no epilogo. A briga ficou feia e o estúdio Hemdale recusou financiar a publicidade do filme que miraculosamente foi descoberto pelo público e rendeu muito (talvez por causa deste incidente que Cameron desde então desprezou estúdios e procurou trabalhar sozinho).Outro motivo de briga, um escritor de ficção cientifica, chamado Harlan Ellison processou a Hemdale que obrigou Cameron a aceitar um acordo dando dinheiro a Ellison (Cameron nunca os perdoou por isso).

O papel de Sarah Connor foi disputado por Sharon Stone, Debra Winger, Daryl Hannah (preferiu fazer Splash), Diane Lane, Carrie Fisher, Michelle Pfeiffer, Kelly McGillis, Geena Davis, Glenn Close (que foi aprovada mas teve que desistir por causa do atraso) e Jennifer Jason Leigh.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro