Viver Fcil com os Olhos Fechados (Vivir es Facil con los Ojos Cerrados)

Este um simptico Road movie espanhol, feito por David Trueba

08/10/2015 10:28 Por Rubens Ewald Filho
Viver é Fácil com os Olhos Fechados (Vivir es Facil con los Ojos Cerrados)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Viver é Fácil com os Olhos Fechados (Vivir es Facil con los Ojos Cerrados)

Espanha,14. 108 min. Direção e roteiro de David Trueba. Com Javier Camara, Natalia de Molina, Jorge Sanz, Francesc Colomer, Ramon Fontesere, Ariadna Gil.

Este é um simpático Road movie espanhol, feito por David Trueba (irmão mais novo do mais famoso Fernando Trueba, que dirigiu o premiado com Oscar de filme estrangeiro, Sedução Belle Époque, 92. David foi casado com Ariadna Gil, que está neste filme como a mãe do adolescente e a filha do casal, estão separados Violeta Rodrigues faz o papel de Julia). Este filme ganhou o prêmio de melhor do ano pelos críticos espanhóis, também os Goyas de diretor e roteiro. Foi também indicado oficialmente em 2015 como representante da Espanha no Oscar.

Se bem que podia ser mais engraçado, envolvente e rápido. A ideia é boa mas a realização é previsível e pouco notável. Passa-se em 1966, quando um espanhol professor de inglês (Javier Camara, que ficou famoso por seu trabalho nos filmes de Almodóvar, Fale com Ela e Os Amantes Passageiros) apaixonado pelos Beatles fica sabendo que seu ídolo maior John Lennon está filmando na região desértica de Almeria, uma comédia de guerra chamado Como eu Venci a Guerra, 67, de Richard Lester, aliás o único que ele fez fora os primeiros com os Beatles. Não quer perder a oportunidade de encontrar Lennon , pega um carro emprestado e sai em direção ao lugar, dando carona a um adolescente problemático (em parte pelo pai violento, feito pelo hoje adulto e envelhecido Jorge Sanz) e uma cabeleireira. A viagem tem brigas, problemas com carro, hospedagem, pequenos romances, encontros com gente local, morangos , menino doente e assim por diante. Até a chegada deles na filmagem e a solução doce-amarga.

Enfim, são mais os fãs dos Beatles que irão curtir o filme, que infelizmente não consegue cumprir a expectativa.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro