Impulso inicial para o estrelato cinematográfico da espanhola Sara Montiel, Loucura de amor (Locura de amor; 1950), dirigido na Espanha por Juan de Orduña, tem aquela estrutura e aquela ...
É bem provável que quem não entender de beisebol certas passagens mais técnicas ou táticas sobre o jogo possam passar em brancas nuvens ou parecerem até fasti...
A fria e distante narrativa visual sueca a serviço da sensibilidade duma evocação de infância dum garoto de interior que descobre o mundo, em meio a pequenas alegrias e cont...
O cineasta espanhol Alex de la Iglesia logrou acertar mais ou menos no tom ao filmar o sangue barroco e simbólico da Espanha moderna em O dia da besta (1995). Em A comunidade (La comunidad; 200...
O italiano Michele Soavi é um dos nomes mais referidos quando se pensa no cinema de horror italiano. Juntamente com Dario Argento, Lucio Fulci e Mario Bava, Soavi não deixa ter sua horda...
Com exceção das imagens iniciais e das imagens finais, Deus da carnificina (Carnage; 2012), o novo filme do polonês Roman Polanski rodado a partir duma peça teatral da franc...
8 mulheres foi o maior sucesso comercial do cineasta francês François Ozon; extraído duma peça teatral igualmente de sucesso de público, este é certamente o me...
“E dizer que eu estraguei anos inteiros de minha vida, que desejei a morte, que tive o meu maior amor, por uma mulher que não me agradava, que não era o meu tipo!†Esta frase, dita pela personag...
O amor em fuga (L’amour em fuite; 1978) foi realizado por François Truffaut às pressas para se recuperar da frieza com que seu O quarto verde (1978), sua incursão no universo do ficcionista ameri...
O austrÃaco Billy Wilder faz filmes como quem bebe um gole d’água; o cinema sai de sua câmara com uma naturalidade poucas vezes vista —se habitualmente todo o processo de produção de um filme...
Em Crônica de um amor louco o italiano Marco Ferreri exercita ainda e sempre seu estilo agressivo de filmar em que se misturam ímpetos de improvisação com laivos poét...
Em Stroszek (1977) o cineasta alemão Werner Herzog constrói uma ponte da civilização moderna que vai do universo alemão, muitas vezes brutal e mecânico, ao universo americano, descrito como um d...
Talvez seja mesmo A cidade das mulheres (La città delle donne; 1980) o filme mais irregular, mais desajustado, mais nervosamente filmado do cineasta italiano Federico Fellini. Uma certa m&aacut...
Na capa de seu livro Olhos não se compram (1983), cujo assunto é a filmografia do alemão Wim Wenders existente até 1983, o ensaísta germânico Peter Buchka usa ...
Em determinado momento de Identidade de nós mesmos (A notebook on clothes and cities; 1989), do alemão Wim Wenders, recentemente lançado em dvd, o realizador do filme, Wenders, en...
Afinal, nem tudo foi mediocridade e melodrama na fase mexicana do realizador espanhol Luis Buñuel. A ilusão viaja de trem (La ilusión viaja em tranvia; 1953) é uma pequena ...
Para que serve uma crítica de cinema? Para recomendar um filme? Absolutamente: neste caso bastaria ao jornalista dizer ao público leitor que vá ver tal filme, porque é bem ...
Ancorado no cinema refinado e intelectual do francês Eric Rohmer, o realizador norte-americano Woody Allen compõe um de seus trabalhos mais criativos e pessoais, Poderosa Afrodite (Mighty...
O forte do realizador norte-americano Nicholas Ray são os melodramas policiais, que toparam no gênero noir em voga no cinema americano dos anos 40 e 50 um ambiente fértil com suas ...
Definitivamente o cinema do americano Wes Andersen aborrece pelos tons forçados e falsos em busca da estranheza de seu universo cinematográfico: um Kafka mal digerido, um absurdo...
O cineasta australiano John Hillcoat, não se lhe pode tirar, o dom do cinema; sabe filmar uma cena e compor uma narrativa de imagens. Depois de sua quase obra-prima A estrada (2007), ele ...
Antes de mais nada, Até que a sorte nos separe (2012), filme brasileiro de Roberto Santuci que traz para o cinema os cacoetes comerciais e cênicos da televisão nacional, pretende c...
Resenha Sobre
o filme "Nosferatu - O Vampiro da Noite"
| Data: 29/06/2005
Werner Herzog prestou homenagem a um de seus mestres em Nosferatu, o vampiro da noite (Nosferatu Phantom der Nacht; 1978). O filme de Herzog é uma visita ao mundo tétrico e amaldiç...
Nanni Moretti, um dos principais cineastas italianos de hoje, diverte-se com o universo do Vaticano em Habemus Papam (Habemus Papam; 2011). Delirante e às vezes humoristicamente grotesco, o nov...
Ao contrário de seu patrício Pier Paolo Pasolini, que utilizava uma brutalidade de uma vulgaridade peninsular, o italiano Luchino Visconti falava de coisas como a violência e o inc...
O cineasta paulista Alain Fresnot realiza seu projeto mais audacioso com Desmundo (2003), adaptação para o celulóide de um dos muitos romances históricos de Ana Miranda. Fr...
O gaúcho Jorge Furtado é um dos melhores diretores de atores do cinema brasileiro. O homem que copiava (2003) revela isto com clareza: a displicência de Luana Piovani, os carregado...
O alemão Wim Wenders mostra um estado lamentável do diretor de cinema como artista na indústria do cinema, ao filmar O estado das coisas (Der stand der linge; 1982); sintomaticame...
Resenha Sobre
o filme "Identificação de Uma Mulher"
| Data: 29/03/2008
Conhecer o humano a partir da alma das mulheres está na base do universo cinematográfico do italiano Michelangelo Antonioni. Identificação de uma mulher (Identificazione di uma donna; 1982), o ant...
Há certos filmes aos quais o passar dos anos traz um intolerável mofo que pode causar alergia ao nariz do espectador mais suscetÃvel a essas coisas. É o caso de Uma voz nas sombras (Lilies of the ...
Resenha Sobre
o filme "100 Escovadas Antes de Dormir"
| Data: 29/03/2007
Numa determinada cena de 100 escovadas antes de dormir (Meliss P.; 2005), filme erótico dirigido pelo italiano Luca Guadagnino, justamente aquela em que a protagonista, uma garota de catorze an...
A verdade é que Roma, cidade aberta (Roma, città aperta; 1945) é o verdadeiro marco do neo-realismo italiano. Com este filme o cineasta Roberto Rossellini aproximou o cinema docum...
Celebridades (Celebrity; 1998), o filme de Woody Allen que chegou um pouco atrasado aos cinemas brasileiros e está disponível também em DVD para os adeptos da comodidade caseira e...
Na época em que rodou Crimes e pecados (Crimes and Misdemeanors; 1989), o cineasta norte-americano Woody Allen estava cada vez mais inserido numa discussão espiritual de que o cinema hab...
O francês Eric Rohmer é um cineasta de público restrito e a presença de seus filmes nos circuitos comerciais é rarefeita. Mas o norte-americano Woody Allen, por certa...
A partir de determinado ponto de sua carreira o comediógrafo norte-americano Woody Allen passou a revelar uma preocupação latente em suas narrativas: a função do cin...
Woody Allen tem seu público cinematográfico cativo. E pode até dar-se algumas ousadias sem fracassar nas bilheterias. É o caso de Todos dizem eu te amo (Everyone says i lov...
A revisão de um filme tão rico quanto Amor à flor da pele (2000), do chinês Wong Kar-Wai, serve para que o espectador concentre sua atenção nos detalhes da enc...
Durante uns bons anos a moral dos governos militares brasileiros impediu os espectadores do paÃs de conhecer Laranja mecânica (1971), de Stanley Kubrick. Diziam que nossa censura só liberava o film...
Resenha Sobre
o filme "Harry Potter e a Ordem da Fênix"
| Data: 28/11/2007
Antes de mais nada, a série multimídia Harry Potter é uma máquina de fazer dinheiro. Para a autora dos livros que originaram o fenômeno, a britânica J. K. Rowli...
É um reencontro com a mais pura expressão clássica da beleza. É um filme que devolve ao cinema, bombardeado pela futilidade de suas imagens habituais, a dignidade e um padr...
Resenha Sobre
o filme "Aguirre, A Cólera dos Deuses"
| Data: 28/11/2005
O cineasta alemão Werner Herzog está meio fora das discussões cinematográficas deste inÃcio de milênio. Mas seria ele o artista apropriado como signo de um mundo que navega para a demência. Nes...
A crueldade que pode evolar-se da alma do ser topa um de seus momentos mais austeros e descarnados em Luz de inverno (Nattvardsgasterna; 1962), o segundo filme da trilogia do silêncio dirigida pelo s...
Christabel, a personagem central de Alma sem pudor (Born to be bad; 1950), um dos belos filmes iniciais do norte-americano Nicholas Ray, personifica a dissimulação feminina em grau m&aac...
“Pôs-se a olhar um quadro que estava na sua frente: era uma boa cópia de Morte do justo, de Greuze. O velho estava expirando no seu leito, entre montanhas de travesseiros e len&cced...
Antes de O último imperador (1987), que é uma obra-prima, eu não conseguia engolir muito bem o cinema do italiano Bernardo Bertolucci. Grande parte deste estranho asco vem da m&aa...
O cineasta alemão Wim Wenders teve a sorte cinematográfica de filmar praticamente a morte (ou os dias de agonia, que sempre simbolizam a inalcançável experiência fina...
Resenha Sobre
o filme "Nós Que Nos Amávamos Tanto"
| Data: 28/03/2005
O marco inicial do reconhecimento internacional do cineasta italiano Ettore Scola deu-se com o lançamento da obra-prima Nós que nos amávamos tanto (1975). A multiplicidade de infl...
Pode-se afirmar contundentemente que Robinson Crusoe (1952), a adaptação que o cineasta espanhol Luis Buñuel fez para o romance clássico do inglês Daniel Defoe, &eacu...
O diretor espanhol nascido no Chile Alejandro Amenábar, que assina também a música da realização (como já ocorrera em seu Os outros, 2001), utiliza e cores e ...
Passados mais de vinte anos, O império dos sentidos (1976), um dos títulos básicos assinados pelo japonês Nagisa Oshima, apresenta-se hoje como um filme que está al&e...
Rodado na Inglaterra pelo cineasta polonês Roman Polanski, no início de sua carreira, Repulsa ao sexo (1965) é um trabalho cheio de brilho e inquietação; seu rigor fo...
Eu fico ansiosa toda vez que sai um filme novo de algum diretor que eu gosto. E faz muito tempo que eu gosto deste ser estranho chamado David Cronenberg, autor de Crash – No Limite (não confunda co...
Resenha Sobre
o filme "Seabiscuit - Alma de Herói"
| Data: 27/05/2004
Já se chamou o povo americano de tudo, de patriota a arrogante. Eles são mesmo muito metidos: julgam-se a coroa do mundo. Mas tem uma fé inabalável em si mesmos, são...
Apesar de buscar autenticidade no meio social em que se passa a história do livro de Tony Belotto, do qual é extraído o roteiro, o filme Bellini e a esfinge (2002), de Rober...
Rodado com uma câmara de 16 mm (depois convertido em 35 mm) em som direto, BICHO DE SETE CABEÇAS, de Laís Bodanzky, apresenta uma agilidade narrativa própria dos filmes de l...
Mesmo num afresco histórico propÃcio para o pedantismo intelectual e o rebuscamento de linguagem, como seria o caso de A marselhesa (La marseliaise; 1937), o cineasta francês Jean Renoir não aband...
Resenha Sobre
o filme "Duas Vidas de Mattia Pascal, As"
| Data: 27/02/2008
Distante dos tempos desabusados que marcaram sua fase de realismo social em obras como Os eternos desconhecidos (1958) e Os companheiros (1963), o cineasta-italiano Mario Monicelli apresenta uma certa...
O norte-americano Steven Spielberg decidiu atuar em dose dupla na direção cinematográfica este último ano. Houve quem visse As aventuras de Tintim (The adventures of Tintim...
Mesmo que a atriz Bruna Lombardi seja bonita e simpática em cena, é difícil simpatizar com as excessivas superficialidades de Onde está a felicidade?, dirigido com complac&...
Em Face a face (Ansikte mot ansikte; 1976), um filme da fase mais psicanalítica do cineasta sueco Ingmar Bergman, há uma cena que refaz uma outra cena de um antigo filme do realizador. N...
Literatura e cinema não são a mesma coisa, o cinema não é um gênero da literatura, mas uma e outro se intercambiam, como acontece na relação entre todas...
Crescer é um saco, vamos concordar com Peter Pan, a personagem duma história infantil escrita no início do século XX pelo escocês J.M. Barrie e que, na era de Freud, ...
Como seu pai, o ficcionista Rubem Fonseca, o cineasta José Henrique Fonseca demonstra, em O homem do ano (2003), a afeição por uma narrativa policial em que estão no centro...
Mamma Roma (1962) é um dos filmes mais bem comportados do controvertido cineasta italiano Píer Paolo Pasolini. Dentro de sua uniformidade clássica, a realização de P...
Na seqüência inicial de A regra do jogo (La régle du jeu; 1939), de Jean Renoir, uma radialista narra a chegada dum famoso aviador a Paris. Irritado, ele surpreende a todos (que espe...
A atriz norte-americana Julia Roberts seria uma estrela hollywoodiana em decadência? É o que se depreende de seu desempenho morno e choramingas em Comer rezar amar (Eat pray Love; 2010), ...
Segundo o crítico José Lino Grünewald, não há autor em cinema, no mesmo sentido em que falamos do autor de uma pintura ou de um livro; o diretor cinematográfico...
O filme
começa tagarelando a gÃria agressiva dos jovens
brasileiros de hoje e vai concluir-se derramando-se na mesma
tagarelice. A tagarelice dramÃ...
Sempre se dirá que o italiano Vittorio De Sica atingiu o auge de sua arte ao rodar quatro obras-primas do neo-realismo italiano onde a participação de Cesare Zavattini no roteiro ...
O diretor de cinema austrÃaco Ernst Marischka rodou seu O imperador e a padeira (Die Deutschmeister; 1957) quase contemporaneamente à sua famigerada Trilogia da Sissi (1955-1957). E no centro destas...
Depois de tantos anos queimando as pestanas numa tela de cinema, o espectador acaba por agastar-se com a mesmice do cinema americano, cada vez mais mergulhado em arcaicos truques narrativos para mante...
Juntamente com Humberto Solas, diretor do memorável Lucia (1968), Tomás Gutierrez Alea representa o pico do cinema cubano; em Memórias do subdesenvolvimento (1968) Alea compôs um retrato melancól...
Em O declínio do império americano (Le déclin de l’empire américan; 1986) o cineasta canadense Denys Arcand executa um modelo de cinema em que as ações ...
Ver Sedução da carne (Senso; 1954), do italiano Luchino Visconti, é um prazer para os olhos e para o coração. Poucos cineastas têm a capacidade de, como o faz ...
O cineasta brasileiro Walter Salles tenta, em Terra estrangeira (1994), captar o sentimento de isolamento do indivÃduo nacional após o golpe branco que foi o governo Collor. Para entender a rara fel...
Na abertura de seu livro O estilo transcendental em filme: Ozu, Bresson, Dreyer (1972) o ensaÃsta e cineasta norte-americano Paul Schrader anota: “Em cenas recentes o cinema tem desenvolvido um est...
Os pudores clássicos da linguagem cinematográfica do realizador inglês David Lean podem ser apreciados em seu esplendor em Lawrence da Arábia (Lawrence of Arábia; 196...
Zumbilândia (Zumbiland; 2009), comédia de horror norte-americana dirigida pelo cineasta Ruben Fleischer, pode não ser nenhum supra-sumo cinematográfico, mas se coloca acima ...
O boxe é um esporte muito amado pelos americanos e já rendeu filmes e livros memoráveis. O vencedor (The fighter; 2010), de David O. Russell, revisita este universo tipicamente am...
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O jogo de aparências e a narrativa de pistas falsas e complexas (apesar de ingênuas) ambiguidades de O desinformante! (The informant; 2009), uma perplexa realização do nor...
Às vezes o cinema americano mais comprometido comercialmente surpreende, arriscando novidades. É o caso do filme de estréia de Sofia Coppola, As virgens suicidas (The virgin suici...
Quando o produtor norte-americano David Selznick viu a versão sueca de Intermezzo (1936), de Gustav Molander, e em 1939, interessado nas possibilidades comerciais daquele melodrama e na forte presenÃ...
A caligrafia cinematográfica do cineasta norte-americano Samuel Fuller atinge um ponto rigoroso e pessoal em O beijo amargo (The naked Kiss; 1964), construÃdo como aqueles dramas impressionistas e e...
Primária produção de horror dirigida por Marc Evans, O olho que tudo vê busca inspiração nos shows de realidade que poluem ainda mais o já imbecil meio ...
A personagem central de Amadeus (1984), certamente a obra-prima do realizador tcheco-eslovaco Milos Forman, não é Mozart, o gênio, mas Salieri, o medíocre e invejoso m&uacut...
O canadense radicado há décadas nos Estados Unidos James Cameron desenvolveu desde os anos 80 do século passado uma forte habilidade para entreter o público de Hollywood. A...
cinematográfica e em suas citações de conteúdo, alguns grandes realizadores europeus: o sueco Ingmar Bergman, o italiano Michelangelo Antonioni, o francês Eric Rohmer...
O cinema dos irmãos italianos Paolo e Vittorio Taviani começou a destacar-se internacionalmente com Pai, patrão (Padre padrone; 1977), premiado com a Palma de Ouro do Festival do ...
A crueldade da guerra para com os seres humanos desprotegidos é um dado sobre o qual o cinema se tem debruçado. Mas nenhum ser humano é mais desprotegido do que a criança, ...
Quando o espectador dá com as primeiras imagens de Ludwig, a paixão de um rei (Ludwig; 1972), compreende logo por que este afresco histórico rodado pelo italiano Luchino Visconti ...
No fundo de todos os filmes (ou quase todos) sempre há uma história de amor. Pode ser um super-espetáculo histórico de Hollywood (onde a história de amor é po...
O realizador francês Michel Ocelot representa uma vertente da animação cinematográfica que se opõe à quele espÃrito de Carros (2006), o belo filme norte-americano John Lasseter, mas que america...
Martha (1973) foi rodado no mesmo ano de O medo devora a alma (1973); este tratava dos preconceitos raciais e etários que nublam as relações humanas, aquele se voltava para o retrato duma mulher al...
Resenha Sobre
o filme "Desespero de Veronika Voss"
| Data: 24/05/2006
Talvez tenha sido em O desespero de Veronika Voss (Die Schnsucht der Veronika Voss; 1981) que o cineasta alemão Rainer Werner Fassbinder tenha colocado sua alma de diretor de cinema com mais transpar...
Resenha Sobre
o filme "Noite de São Lourenço, A"
| Data: 24/04/2005
A figura que narra, em voz over, os episódios de A noite de São Lourenço (La notte di San Lorenzo; 1981) está contando a seu filho, antes de dormir, as duras lembranç...
Resenha Sobre
o filme "Música Segundo Tom Jobim, A"
| Data: 24/02/2012
Segundo Antônio Carlos Jobim, o compositor que universalizou e aprofundou o gingado (muito regional e superficial, apesar de seu ar de corte do império) carioca em suas cançõ...
A ideia foi do já então veterano cineasta italiano Carlo Lizzani. Fazer um filme em episódios, como era comum no cinema italiano de então, reunindo alguns diretores que despontavam no cinema da dÃ...
O ator norte-americano Harvey Keitel, que já foi um indivÃduo napoleônico no inÃcio de sua carreira num filme do inglês Ridley Scott, interpreta um obstinado diretor de cinema que, travestido de ...
Resenha Sobre
o filme "Julieta dos EspÃritos - Ed. Definitiva"
| Data: 24/01/2011
Há muitos momentos em Julieta dos espÃritos (Giulietta degli spiriti; 1965), rodado pelo italiano Federico Fellini numa fase imprecisa e dubitativa de sua filmografia, em que os cenários parecem av...
Como ocorreria em Um lugar ao sol (1951), de George Stevens, em Tarde demais (The heiress; 1949), de William Wyler, aparece em cena o amor entre um homem pobre e uma mulher rica, tema recorrente em Ho...
Quando Zelig (1983), do norte-americano Woody Allen, foi exibido nos cinemas em sua época, a década de 80 do século XX, foi recebido como a mais estranha realização ...
Resenha Sobre
o filme "Sociedade dos Poetas Mortos"
| Data: 23/10/2003
Sociedade dos poetas mortos, um dos filmes mais citados realizados pelo australiano Peter Weir nos Estados Unidos, trata do tema da educação. E o tratamento de Weir é subversivo. ...
Há quem se deixe enganar pela megalomania de superprodução de 360 (2011), o mais recente filme do brasileiro Fernando Meirelles. Trata-se da tentação de internaciona...
Mesmo contando com atores interessantes e de fácil capacidade de erotizar Mickey Rourke e Kim Bassinger tem aquele mistério interpretativo que foge um pouco às obviedades d...
Quase no fim de No decurso do tempo (Im lauf der zeit; 1976), a primeira obra-prima dirigida pelo alemão Wim Wenders, Robert (vivido por Hanns Ziszhler) se aproxima dum garoto, numa estaç...
A temática de Ladrões de bicicletas (Ladri di biciclete; 1948), uma das obras-primas do neo-realismo italiano, é a miséria do povo peninsular durante a recessão que ...
O norte-americano Frank Darabont surpreende em seu novo filme. Adaptado de um conto de Stephen King, O nevoeiro (The mist; 2007), embora aparentemente embutido dentro dos padrões industriais do...
Mesmo longe de seu esplendor neo-realista, o cineasta italiano Vittorio De Sica mantém sua elegância de filmar e sua terna capacidade de observar os seres humanos em Matrimônio &agr...
Fellini oito e meio (1963) é um dos marcos diferenciais na carreira do grande cineasta italiano; se em A doce vida (1960) o realizador articulava palavras e símbolos num estilo exasperad...
Como ocorreu com Julien Duvivier, o cineasta francês René Clair é outro nome que, de bom sucesso em sua época, mereceu acerbos comentários dos pensadores de dé...
O cinema do francês René Clair envelheceu, este é um dado. Sob os tetos de Paris (Sous les toits de Paris; 1930) dá bem a medida deste envelhecimento. Não que o filme...
Resenha Sobre
o filme "Procedimento Operacioal Padrão"
| Data: 22/04/2009
Há pouco as fontes internacionais atribuÃram a Barack Obama, o presidente norte-americano recentemente eleito para comandar a nação a partir de janeiro de 2009, uma declaração segundo a qual ...
Num momento em que o assassinato duma garota paulista de cinco anos de idade, provavelmente por seu próprio pai e pela madrasta, dois bem-apessoados indivíduos da classe média a...
Em O anjo exterminador, o cineasta espanhol Luis Buñuel realiza uma de suas obras mais radicalmente surrealisats, não o surrealismo sutil e de ritmo mais clássico dos trabalhos qu...
Irmão Sol, Irmã Lua é o mais estimado dos filmes realizados pelo italiano Franco Zeffirelli, e muitos analistas chegaram a citá-lo em suas referências a obras b&aacut...
O sueco Ingmar Bergman tem feito filmes para expor a dor de dente na alma a que ele se referiu num de seus textos-roteiro editados no Brasil. Pode dizer-se que Morangos silvestres é um de seus ...
Pode-se ter uma certa tolerância e engolir as bobagens do cinema de ação quando bem dirigidas como em Jumper (2008), de Doug Liman; mas será problemático celebrar qua...
O diretor de cinema mexicano Alejandro González Iñarritu tem construído seu prestígio valendo-se duma rigorosa radicalização de filmar em que provocar os nerv...
Henry Bean é um obscuro cineasta americano que resolveu fazer um filme com um tema polêmico a que ninguém fica indiferente: Tolerância zero (The believer; 2001) é esta...
Resenha Sobre
o filme "Histórias Extraordinárias"
| Data: 21/05/2003
O norte-americano Edgar Allan Poe viveu pouco (quarenta anos), mas sua literatura chegou à eternidade. Contista perfeito, poeta de alto vôo, Poe é influência obrigatór...
Resenha Sobre
o filme "Para Não Falar de Todas Essas Mulheres"
| Data: 21/03/2011
Para não falar de todas essas mulheres (For att inte tala am alla dessa kvinnor; 1963) começa com um plano fixo de cerca de cinco minutos em que observamos à meia distância uma cena fúnebre onde ...
Mesmo que se possa negar a E o vento levou (Gone with the Wind; 1939) a força duma obra-prima, aquele crítico que torce o nariz para os sucessos populares do cinema não pode ignor...
Antes de mais nada, é bom salientar que Memórias de uma gueixa (Memoirs of a gheisa; 2005) realiza o cinema do espetáculo visual e dançado de maneira muito mais interessant...
O realizador norte-americano Clint Eastwood tem construído contidos melodramas, em que procura diferenciar a emoção de sua direção cinematográfica por uma edu...
Resenha Sobre
o filme "Sherlock Holmes - O Jogo das Sombras"
| Data: 21/01/2012
Evidentemente o cinema realizado pelo inglês Guy Ritchie foge a qualquer natureza clássica, buscando uma espécie de malandragem de filmar onde as imagens saltitam rapidamente diant...
O suicídio é um tema incômodo para aqueles que têm certeza de que viver vale a pena. O diretor inglês Anton Corbjin, ao rodar Control (Control; 2007) a partir do liv...
“Nos seus olhos brilhou uma infinita felicidade; compreendia, e para ela já não havia dúvida de que ele a amava, a amava infinitamente, e que chegara finalmente o momento.â€
“Mas aqui comeÃ...
Há, em Avassaladoras (2002), de Mara Mourão, uma cena em que a personagem de Giovanna Antonelli, uma designer gráfica, sem homem há um ano desde que rompeu com um homem que...
Antônio Vieira, português de nascimento, mas figura central dos anos de formação da literatura brasileira, tinha incêndios na palavra. Seu verbo era altissonante, mas nunca vazio; suas formas bar...
À sombra de A dupla vida de Verônica (1991), um dos mais belos filmes da década de 90, o cineasta polonês Krysztof Kieslowski, em seu segundo trabalho da trilogia das cores, ...
Percy Adlon já foi o cineasta grave e profundo de Celeste (1981), inspirado na personalidade do escritor francês Marcel Proust a partir da visão duma criada. Em certo momento de sua filmografia pas...
Resenha Sobre
o filme "Classe Operária Vai ao ParaÃso, A"
| Data: 20/07/2009
Com o passar dos anos, a especÃfica grandeza cinematográfica de A classe operária vai ao paraÃso (La classe operaria va in paradiso; 1971), filme-emblema da associação polÃtica e cinema dirigid...
O nome da personagem central de Nine (Nine; 2009), um musical ambíguo e descosido do norte-americano Rob Marshall, é Guido Contini. É um cineasta em crise: não sabe o que f...
Há filmes de torcida e há filmes de lenços, uma exacerbação dos clichês do cinema comercial. Noites de tormenta (Nights in rodante; 2008), dirigido pelo estrea...
Segundo a barbeiro Salvatore Lajacono, personagem central de Onde está a liberdade? (Dov’è la libertá...?; 1953), um dos filmes menos referidos do italiano Roberto Rossellini, o espaço da liber...
Para quem conhece o cinema ágil e facilmente digerÃvel pelo público de Brian de Palma, dar com Saudações (Greetings; 1968), um dos filmes da fase inicial do cineasta norte-americano, pode surpree...
Um amigo dos anos 80, o paulista Renato Pedroso Júnior, que aqui viveu alguns anos bagunçando o coreto dos pensadores cinematográficos da época, dizia claramente que n&atil...
Aquilo que aparece estereotipado e sensacionalista no documentário Super Size — a dieta do palhaço (2004), de Morgan Spurlock, ganha uma audácia e uma análise multifacetada da desumanidade do lu...
De onde vem a morbidez que emana, meio subterraneamente, das imagens de Elefante (Elephant; 2003)? Toda a narrativa do filme (à exceção do final) se debruça sobre o cotidia...
Resenha Sobre
o filme "Demolidor - O Homem Sem Medo"
| Data: 19/11/2003
Demolidor – o homem sem medo (Daredevil; 2003), de Mark Steven Johson, é um destes baixos produtos de Hollywood que busca investir num filão esgotado, o dos lendários super-...
O aprendiz de feiticeiro (Sorcerers apprentice; 2010), filme norte-americano dirigido por Jon Turteltaub, é uma narrativa boba que assume sem pudores as necessidades da bobagem. Que neces...
Resenha Sobre
o filme "Homens Que Encaravam Cabras, Os"
| Data: 19/07/2010
Houve quem visse em Os homens que encaravam cabras (The man who stare at goats; 2009), de Grant Heslov, uma crítica ao militarismo ou ao belicismo intervencionista norte-americano. Extraí...
p align="justify" class="link2" style=´text-indent:45.0pt´>O norte-americano Michael Moore é um cineasta necessário. Houve quem fosse paulatinamente desistindo de seu cinema por rece...
Resenha Sobre
o filme "Paixão do Nosso Senhor Jesus Cristo, A"
| Data: 19/05/2005
Recuperado por Goffredo Lombardo para eternizar a memória de sua mãe, a atriz Leda Gys que no filme interpreta Maria, mãe de Jesus, A paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, d...
Nick Gomez é um obscuro fazedor de filmes, para usar duma expressão utilizada pelo cineasta brasileiro Carlos Reichenbach em entrevista a um jornal de Porto Alegre sobre as relaç&...
À saída da sessão, um sisudo espectador não se conteve de exclamar: Â´Â´É uma obra de cinema!" Quem escreve deve estar sempre atento para as armadilhas dos significa...
Os aspectos nostálgicos da comédia romântica hollywoodiana em Letra e música (Music and lyrics; 2007), dirigida por Marc Lawrence, a aproximariam da narrativa brasileira sem...
Tropa de elite 2 (2010), de José Padilha, explica algumas coisas que pareceram ambíguas em Tropa de elite (2007); este primeiro filme foi acusado de fascista porque a truculência d...
Os filmes que o espanhol Luis Buñuel rodou no México entre os anos 40 e 60 são atualmente passados por alto pela crítica. Seria uma fase eminentemente comercial do genial c...
Há uma ligação muito forte entre a amargura final da personagem de Anthony Quinn em A estrada da vida (La strada; 1954) e o abandono irreversível a que é jogado o ve...
O austríaco Max Ophüls está para o cinema como o francês André Gide está para a literatura. O que parece interessar a Ophüls como cineasta são aquela...
Luigi Comencini é um veterano do cinema italiano cujas comédias agradaram ao público e a setores da crítica nos anos 50, 60 e 70, mas depois entrou num certo ostracismo e s...
O austríaco Peter Handke é um romancista: isto é, um homem de palavras. Seu romance O medo do goleiro diante do pênalti (1970) gerou um dos primeiros filmes do alem&atil...
Resenha Sobre
o filme "Normais 2, Os - A Noite Mais Maluca de Todas"
| Data: 17/12/2009
José Alvarenga Jr. é um diretor de cinema que sabe o que quer. Os normais 2: a noite mais maluca de todas (2009) é uma sequência natural de sua filmografia onde alguns filme...
Roland Emmerich é um bom amigo alemão do cinema americano. Em O dia depois de amanhã (The day after tomorow; 2004) ele exacerba a questão cinematográfica como uma ex...
Quando se aposentou do jornalismo cinematográfico, que executara com brilho incomum ao longo dos anos, em 2001, o crítico gaúcho de cinema Tuio Becker me disse uma frase curiosa: ...
Precedido de prêmios e sucesso de crÃtica e público na França, O último metrô (1980), chegou ao Brasil em 1981, revelando-se um trabalho um pouco diverso na filmografia do realizador francês; m...
Resenha Sobre
o filme "Duas Inglesas e o Amor, As"
| Data: 17/11/2007
Em As duas inglesas e o amor (Les deux anglaises et le continent; 1971) o realizador francês François Truffaut revela uma notável influência da literatura em seu cinema. Como seu patrÃcio Eric Ro...
Tropicália (2012) é um documentário que começa pelo fim. Num programa da televisão portuguesa, Caetano Veloso e Gilberto Gil estão sendo entrevistados: eles e...
Não estou entre os admiradores do escritor brasileiro Chico Buarque de Holanda, embora exalte o compositor e o cantor que habitam o mesmo corpo. A literatura de Chico me parece difusa e mon&oac...
Em sua época, Dança com lobos (Dances with wolves; 1990), dirigido e interpretado por Kevin Costner, atraiu um público bastante grande aos cinemas que o exibiam. Em Porto Alegre o...
Coração selvagem (Wild at heart; 1990) é um exercício intermediário das demências do cineasta norte-americano David Lynch, que chegaria a seu ponto extremo de ...
A junção de amor e morte já rendeu instantes impagáveis no cinema, de que O último tango em Paris (1972), do italiano Bernardo Bertolucci, é uma coletân...
A verdadeira paixão do alemão Wim Wenders são os cineastas que lhe interessam. Em Tóquio Ga (1985) Wenders registra sua viagem a Tóquio, capital japonesa, em busca d...
O primeiro grande trunfo de Cinegibi, o filme: turma da Mônica (2004), produção de Maurício de Sousa dirigida por José Márcio Nicolosi, é a intelig&ecir...
Quando, no fim de 1979, A comilança (La grande bouffe; 1973), do italiano Marco Ferreri, chegou à tela do Cinema Um, Sala Vogue, em Porto Alegre, eu era um neófito em cinema e a s...
O cineasta italiano Federico Fellini está novamente em cartaz, para delícia de seus admiradores. Em 2002 chegou ao Brasil um documentário inédito de Fellini, Os palha&ccedi...
NOTA: As frases abaixo sobre Ladrão de casaca (To catch a thief; 1955), de Alfred Hitchcock, foram colhidas de um texto escrito em maio de 1980, quando este “fuçador de filmes&rdqu...
A norueguesa Liv Ullmann, que foi esposa e atriz do cineasta sueco Ingmar Bergman, segue inevitavelmente as pegadas de seu mestre em suas incursões pela direção cinematográfica. Depois de Sofie (1...
Luc Besson continua a fazer filmes europeus, basicamente franceses para o mercado internacional, esquecendo qualquer intenção autoral (que existia mesmo em O quinto Elemento) para ser mero roteir...
Juventude (Sommarlek; 1951) foi rodado pelo cineasta sueco Ingmar Bergman dois anos antes de Noites de circo (1953), considerado o primeiro grande filme do diretor. Mas exibe uma naturalidade impressi...
No começo de Contrastes humanos (Sullivan’s travels; 1941), do americano Preston Sturges, vemos uma cena de ação que culmina com dois homens engalfinhando-se meio na g...
Em Cinco covas no Egito (Five graves to Cairo; 1943) o vienense Billy Wilder já exibe, num grau ainda menor, as virtudes do cinema que ele trouxe para Hollywood. Trata-se de uma narrativa cinematogrÃ...
O cineasta espanhol Pedro Almodóvar, que sempre se caracterizou pelo tom escrachado de seus filmes e pela utilização crítica da vulgaridade do mundo, está lentamente...
Clint Eatswood anunciou que sua última participação no cinema como ator é a que se vê em Gran Torino (Gran Torino; 2008). Daqui para a frente ele só dirigir&aa...
Desde Lúcio Flávio, o passageiro da agonia (1977), passando pelo pico de Pixote, a lei do mais fraco (1980), a filmografia do cineasta argentino-brasileiro Hector Babenco encontrou seus ...
A previsibilidade, às vezes, não incomoda nem atrapalha certa sessão. Em outras, até ajuda a esclarecer onde começa e termina um roteiro que lembre um prato de macar...
François Truffaut reivindica no alemão Max Ophüls como “o melhor cineasta francês juntamente com Renoir”, em 1957, à beira do túmulo do realizador ge...
O alegórico fantasmagórico parece dirigir a mão do cineasta sueco Ingmar Bergman em A hora do lobo (Vargtimmen; 1967); as coisas se passam de maneira não realista, como simbolismos espirituais, ma...
Há uma cena em Retratos da vida (Les uns et les autres; 1981), o filme mais referido do realizador francês Claude Lelouch, em que soldados da Gestapo penetram numa sala de aula em busca de garotos ...
Toda a sutileza e a profundidade de filmar do cineasta norte-americano Donald Siegel pode ser topada em Os assassinos (The killers; 1964). Trata-se de uma das duas versões cinematográficas da histó...
Depois de seus inícios na sua pátria tchecoeslovaca, com alguns filmes hoje só exibidos em cinematecas (uma bela crônica da juventude de Praga nos anos 60 em Os amores de um...
A glória de meu pai (La gloire de mon père; 1990) termina onde O castelo de minha mãe (1990) começa. São dois filmes -irmãos dirigidos pelo francês Yves Robert a partir de dois livros autobiog...
No inÃcio de A árvore dos tamancos (L’albero degli zoccoli; 1978), dirigido pelo italiano Ermano Olmi, um pai camponês entra numa discussão com um padre católico; este argumenta da necessidade ...
Yves Robert está bastante longe de poder ser considerado como um dos maiores cineastas franceses, mas suas narrativas são caracterÃsticas do cinema praticado na França: imagens pudicas e bonitas, ...
No final dos anos 70 o cinema americano ainda cicatrizava as feridas do conflito do Sudeste Asiático; era um grupo de filmes de grande produção em Hollywood que tratava da guerra ...
O romancista italiano Dino Buzzati (1906-1972) foi comparado com o ficcionista tcheco Franz Kafka pela forma como, em cenários absurdos, trata da inutilidade da espera e dos comandos sem sentid...
São poucos os prejuízos que a passagem dos anos trouxe a uma revisão de Um dia muito especial (Uma giornatta particolare; 1977), o mais belo filme assinado pelo italiano Ettore Sc...
O eclipse (L’eclisse; 1961) coroa a trilogia fundamental do cineasta italiano Michelangelo Antonioni. Completando aquilo que ele começara a dizer em A aventura (1959) e seguira implac&aac...
Certamente o filme italiano em episódios Nós, as mulheres (Siamo donne; 1953) não passaria à história do cinema se não contasse entre os realizadores com nome...
A atriz sueca Ingrid Bergman, em sua autobiografia História da minha vida (1980), dizia das confusões durante das filmagens de Casablanca (1941): diretor, roteirista e outros técn...
Pode-se dizer que A duquesa (The duchess; 2008), superprodução de época dirigida por Saul Dibb em seu primeiro filme, mantém sua dignidade fílmica graças aos ...
Pertencente à desprestigiada fase mexicana do realizador espanhol Luis Buñuel, em que os compromissos comerciais geralmente imperaram impedindo obras mais pessoais, O alucinado (El; 1953...
Ainda hoje um cineasta em plena forma de seus recursos cinematográficos, como se viu no extraordinário O pianista (2002), o polonês Roman Polanski teve em O bebê de Rosemary ...
Em DomicÃlio conjugal (Domicile conjugal; 1970) o cineasta francês François Truffaut vai dar cabo da vida cinematográfica da personagem de Antoine Doinel, que começou esplendorosamente na mais cr...
Do diretor alemão Friedrich Wilhelm Murnau escreve a ensaÃsta germânica Lotte H. Eisner: “Em Friedrich Wilhelm Murnau, o maior diretor que os alemães jamais tiveram, a visão cinematográfica nu...
Paul Greengrass é jornalista. E isto se evidencia na forma cinematográfica de seu filme Domingo sangrento (Bloody sunday; 2002), uma incisiva reportagem cinematográfica sobre um e...
Resenha Sobre
o filme "Alice no PaÃs das Maravilhas"
| Data: 15/07/2010
O cineasta norte-americano Tim Burton vai à toca de Alice, uma das mais famigeradas personagens da literatura infanto-juvenil, para buscar inspiração para suas novas e delirantes ...
Um humor inglês de fácil comunicação com o público é o que propõe o diretor Nigel Cole em O Barato de Grace (Saving Grace; 2000). Apesar dos esfor&ccedi...
Antes de mais nada, convém informar que Irreversível (Irreversible; 2002), filme francês de Gaspar Noé, é uma narrativa cinematográfica tão formalista q...
Com As noites de Cabiria (1957) o cineasta italiano Federico Fellini encerrava a fase neo-realista de sua obra, em que sua forma cinematográfica, conquanto muito pessoal e barroca, era mais nat...
Se a personagem central de O pianista (The pianist; 2002), o músico judeu-polonês Wladyslaw Szpilman, sobreviveu à descaracterização humana promovida pela turbul&ecir...
Raoul Walsh foi um dos diretores mais caracterÃsticos dos gloriosos anos clássicos de Hollywood. Tendo trabalhado como ator em O nascimento de uma nação (1915), de D.W. Griffith, Walsh foi um arte...
Dom Camillo... Monsenhor (Don Camillo... Monseigneur; 1961) traz à luz dois nomes hoje esquecidos. Um deles é o comediante francês Fernandel, que está íntegro na pele...
A glória dos “filmes em episódios” na Itália se deu mesmo nos anos 50 e 60, com alguns repiques nos anos 70; e não somente nas comédias populares mas ain...
Argo (2012), dirigido por Ben Affleck, é uma produção americana padrão, desossada, de escassa criatividade, feita para entreter a curiosidade dos antigamente chamados quint...
Resenha Sobre
o filme "Contatos Imediatos do 3º Grau"
| Data: 14/11/2007
É preciso que o espectador crítico se renda: poucos filmes do parque de diversões hollywoodiano conseguem sacudir com tanta impetuosidade a poeira dos tempos e impor sua emo&ccedi...
Avançando ainda mais no sentido de fazer do cenário fÃsico uma abstração do interior das pessoas (os signos do cinema utilizados com perfeição para chegar a seu significado humano), Bergman fal...
Aconteceu no Natal de 1985. Aos trinta anos de idade, amando o cinema e o cinema de Ingmar Bergman na primeira fila, rumei para o saudoso Cinema Um, Sala Vogue: exibiam Depois do ensaio (Efter repetit...
Em sua cinebiografia do líder sul-africano Nelson Mandela, Invictus (Invictus; 2010), o realizador norte-americano Clint Eastwood está mais convencional do que nunca e apela com excessiv...
Na fase final de sua filmografia, o italiano Roberto Rossellini mudou-se para a televisão, onde rodou encenações educativas, dotadas de um didatismo cru que todavia não estorva a criatividade do c...
É entre os cenários do inferno e os da terra que se dão as ações dramáticas de O olho do diabo (Djavulens oga; 1960), um deste filmes do sueco Ingmar Bergman pouco referidos e pouco conhecidos p...
Em Meu tio da América (1980), um dos grandes filmes do francês Alain Resnais recentemente revisto, o realizador insere na montagem excertos de filmes antiquíssimos para caracteriza...
Pode-se dizer que poucos cineastas têm o poder atmosférico do cinema como o alemão Fritz Lang. Esta capacidade de gerir os elementos visuais do cinema (a obscuridade labirín...
Resenha Sobre
o filme "Jovens Anos de uma Rainha, Os"
| Data: 14/04/2006
Em Os jovens anos de uma rainha (Mädchenjahre einer Königin; 1954) o realizador austríaco Ernst Marischka exibe o mesmo virtuosismo formal observado na trilogia da Sissi que ele rodar...
Resenha Sobre
o filme "Lara Croft - Tomb Raider 2: A Origem da Vida"
| Data: 13/12/2003
Não há dúvida de que Lara Croft: a origem da vida (Lara Croft Tomb Raider – the crade or the life; 2003), de Jan De Bont, o segundo filme que traz a heroína bei&ccedi...
O realizador cinematográfico norte-americano King Vidor não tem qualquer parentesco artístico com o escritor russo Leon Tolstoi. E a existência do cineasta no mundo do cinem...
Na última seqüência de Mephisto (1981), filme húngaro de Istvan Szabo, ambientado na Alemanha nazista e cujos incidentes foram retirados da biografia que Klaus Mann (filho do ...
A sintaxe bressoniana de filmar exala secura em cada quadro elaborado e mais ainda na justaposição de um quadro a outro quadro pela montagem: estaticidade e fixidez não transformam os filmes de Bre...
O estranho (The stranger; 1946), do norte-americano Orson Welles, pertence ao grupo de policiais negros do realizador de que as obras-primas A dama de Xangai (1946), Grilhões do passado/ Mr. Arkadin ...
Em A vila (The village; 2004) o realizador indo-americano Manoj Night Shyamalan atreve-se a contrariar as regras do cinema comercial em que se insere seu esquema de produção para chegar ...
A primeira coisa bela (La prima cosa bela; 2010), dirigido pelo italiano Paolo Virzi, é uma visão sentimental da memória de infância deflagrada pela promixidade da morte de ...
Conheço poucos filmes do diretor norte-americano Joseph L. Mankiewicz. Do pouco que vi, me vem a fugidia impressão de que se trata de um cineasta super-estimado, embora considere A malvada (1950) co...
Em nome de Deus (The Magdalene sisters; 2002), filme dirigido pelo irlandês Peter Mullan, é bastante objetivo em seu ataque à perversidade da repressão religiosa existente e...
Não se estuda muito hoje em dia o cinema do italiano Pietro Germi. Mas em determinada época ele foi muito considerado pelos confrades. Tendo iniciado com uma ligação ao neo...
O cineasta sueco Ingmar Bergman apresenta, em seu filme A flauta mágica (Die Zauberfloete; 1975), uma versão cinematográfica cerebral e estudadamente estática para o universo jocoso e crianceiro d...
O plano de abertura do filme mostra a fachada superior duma cafeteria. A câmara se movimenta lateralmente para a direita, depois desce um pouco e vai entrando pela porta do bar; todo o movimento...
No primeiro enquadramento de Os boas-vidas (I vitelloni; 1953), o filme que catapultou a fama do universo cinematográfico de Federico Fellini, o que o espectador vê primeiro são as...
Sabe-se que o cineasta espanhol Pedro Almodóvar reveste seu estilo de filmar de muitas poses têm tanto admiradores quanto acusadores. Estas poses podem ser às vezes bastante fortes e divertidas, em...
Desde O expresso da meia-noite (1978), o realizador inglês, radicado em Hollywood, Alan Parker tem revelado uma fraqueza por golpes narrativos plásticos capazes de aliciar o espectador ma...
Dino Risi, um cineasta italiano longevo, está ao lado de bons realizadores peninsulares, como Alberto Lattuada, Luigi Comencini ou Mário Monicelli, que, num cinema como o da Itália onde surgiram al...
Como ocorria em Embriagado de amor (2002), de Paul Thomas Anderson, Secretária (Secretary; 2002), de Steven Shainberg, vai buscar o inusitado de seu universo fílmico numa criatura cuja v...
Os irmãos cineastas Paolo e Vittorio Taviani nunca fugiram ao rigor estilÃstico: têm misturado influências cênicas do neo-realismo italiano com um agudo senso de poesia visual-sonora no cinema. M...
Em Sonata de outono (Höstsonaten; 1978) o cineasta sueco Ingmar Bergman radicaliza o cinema dos rostos. Uma das obras-primas de Bergman dos anos 50 chamava-se significativamente O rosto (1958; espera...
A LENTIDÃO DO CINEMA EUROPEU DOS ANOS 60 – Por uns dólares a mais (Per qualche dollaro in più, 1965); rodado na Cinecitá pelo italiano Sergio Leone, é um faroe...
Resenha Sobre
o filme "Amor nos Tempos do Cólera, O"
| Data: 12/07/2008
Ao diretor neozelandês Mike Newel, ao adaptar para a tela o romance O amor nos tempos do cólera (Love in the time of cholera; romance de 1985, filme de 2007), interessam as superfÃcies melodramáti...
O cineasta americano Darren Aronofsky é ambicioso. Em Cisne negro (Black swan; 2010) esta ambição atinge seu paroxismo estético. A demência de encenação...
Em Elizabeth: a era de ouro (Elizabeth: the golden age; 2007) o realizador indiano em atividade na Inglaterra Shekhar Kapur exercita um rigor formal bastante estático e sem nuanças; a frieza dramÃ...
Desde seu primeiro filme, o artificioso A grande arte (1991), o cineasta brasileiro Walter Salles Jr. optou por uma ousada e sempre perigosa internacionalização de filmar. O inglês...
Resenha Sobre
o filme "Didi - O Cupido Trapalhão"
| Data: 12/06/2004
Passam as décadas e o cinema colocado na tela por Renato Aragão, que antigamente gerenciava um grupo de quatro cômicos populares da televisão (a uns a morte levou), segue in...
Apesar de propor a ideia avançada de uma família formada por um casal de lésbicas e um casal de filhos, Minhas mães, meu pai (The kids are all right; 2010), filme dirigido ...
Ao assistirmos em dvd, lançamento da Versátil, à cinebiografia Santo Agostinho (Agostino d’Iponna; 1972), um mergulho do diretor de cinema italiano Roberto Rossellini no tenso universo social do ...
Resenha Sobre
o filme "Quando as Mulheres Esperam"
| Data: 12/01/2011
O rigor da narrativa cinematográfica do sueco Ingmar Bergman está muito bem ajustado na execução de pontos de vista em Quando as mulheres esperam (Kvinnors västan; 1952). Calcado um pouco no mode...
O crÃtico gaúcho, radicado em São Paulo, Luiz Carlos Merten evoca sua visão nos anos 60 de Nenhuma mulher vale tanto (The iron mistress; 1952), do norte-americano Gordon Douglas, para lembrar seu...
Depois das concessões às bobagens comerciais de Se eu fosse você 2 (2002), o cineasta brasileiro Daniel Filho volta a fazer um cinema mais empenhado em Tempos de paz (2009), rote...
Encontros e desencontros (Lost in translation; 2003), o segundo filme dirigido por Sofia Coppola, busca sua estranheza de intenções ao acompanhar os caminhos que se cruzam de um cinq&uum...
O ator-diretor Sean Penn dirigiu o ator Jack Nicholson num dos melhores papéis deste em tempos recentes num melodrama policial de clima surpreendente chamado A promessa (2001). O ator-diretor C...
Talvez se possa pensar, reacionariamente, que já não se fazem filmes de época como antigamente —o que é um jogo curioso com a sinonímia da questão da an...
Sabe-se que o filme Moça com brinco de pérola (Girl with a pearl earring; 2003), de Peter Webber, teve seu roteiro extraído da ficção escrita pela norte-americana Tr...
O esforço da diretora Christine Jeffs para captar a personalidade angustiada e angustiante da poetisa norte-americana Sylvia Plath tropeça nos aspectos burocráticos de sua linguag...
Resenha Sobre
o filme "Minha Vida Sem Minhas Mães"
| Data: 11/05/2007
Os povos nórdicos tem uma maneira de se relacionar com os sentimentos humanos que difere bastante de nosso jeito latino e por isso causam uma certa estranheza. Esta nordicidade sentimental se evidenc...
Se nos anos 70 o cinema social e dramaticamente empenhado da italiana Lina Wertmuller foi assoprado por bons ventos crÃticos em pelÃculas como Mimi metalúrgico (1972) e Pasqualino sete belezas (197...
Resenha Sobre
o filme "Simplesmente Mastroianni: O Carrasco de Roma, Um Dia Muito Especial"
| Data: 10/12/2004
São poucos os prejuízos que a passagem dos anos trouxe a uma revisão de Um dia muito especial (Uma giornatta particolare; 1977), o mais belo filme assinado pelo italiano Ettore Sc...
Poucas vezes o cinema logrou atingir a interioridade humana no nível de Gritos e sussurros (1972), filme do sueco Ingmar Bergman que o espectador sempre revê com renovada paixão. T...
O norte-americano Oliver Stone filma com orgasmo de montar um filme. Mesmo que o espectador possa queixar-se de sua superficialidade de filmar, que apela com relativa facilidade para aspectos sensoria...
As amigas (Le amiche; 1955) pertence à primeira fase da filmografia do italiano Michelangelo Antonioni, antes da revolução trazida pela trilogia de incomunicabilidade (A aventura,...
Uma obra-prima da fase final da filmografia do italiano Luchino Visconti, Violência e paixão (Gruppo di famiglia in un interno; 1974) foi rodado pelo cineasta já em adiantado estad...
A vida familiar italiana é cheia de conversas agitadas, frases cruzadas, gritos, histerismos. Mesmo em cineastas tão refinados e intelectuais quanto Luchino Visconti ou Federico Fellini,...
A experiência buscada pelo realizador Charly Brown na coprodução brasileiro-uruguaia Além da estrada (Por el camino; 2010) é curiosa. Como se fosse uma filmagem do Me...
O cineasta norte-americano Jim McBride desfrutou de um certo prestÃgio nos anos 80, quando rodou seu A força do amor (1982), uma tentativa de buscar inspirações revolucionárias no clássico e ine...
Trata-se de um dos mais belos filmes de prisão rodados pelo cinema americano: Brutalidade (Brute force; 1947) alia com perfeição a tensão obscura da atmosfera duma prisão com uma engenhosa e subl...
O admirador do cineasta inglês Stephen Frears não terá, em Coisas belas e sujas (Dirty pretty things; 2002), motivo de apaixonar-se pela verdade de um filme, como ocorreu em O amor...
A realizadora norte-americana Julie Taymor põe em cena, no filme Across the universe (2007), o mundo tenso e intenso de transformações sociais dos anos 60 no planeta a partir da comunidade jovem...
É sempre complicado aventurar-se a expor numa tela a versão cinematográfica de um romance tão famoso e tão literariamente bem executado quanto O primo BasÃlio (1878), do português Eça de Qu...
Ao cineasta Jayme Monjardim não interessa muito compreender os caminhos de uma época em Olga (2004), filme extraído dum livro de Fernando Morais. O que se coloca como objetivo do ...
O cineasta canadense David Cronenberg continua sendo um artista que exige do espectador uma predisposição para certas asperezas de filmar que não se coadunam com as exigênci...
Resenha Sobre
o filme "Tragam-me a Cabeça de Alfredo Garcia"
| Data: 09/09/2010
O inaudito clima de violência de Tragam-me a cabeça de Alfredo Garcia (Bring me the head of Alfredo Garcia; 1974), um dos filmes básicos do norte-americano Sam Peckinpah, se insere dentro da lingua...
Cold mountain (2003), o novo filme de Anthony Minguella, revela o impasse do atual cinema praticado em Hollywood. Em sua realização anterior, O talentoso Ripley (1999), Minguella refilma...
À maneira de alguns filmes do alemão Rainer Werner Fassbinder (As lágrimas amargas de Petra von Kant, 1971; Effie Briest, 1974), Dogville (2003), realizado pelo dinamarquês ...
Resenha Sobre
o filme "Diário de um Jornalista Bêbado"
| Data: 09/06/2012
O material que serve à narrativa é excelente: o livro de ficção autobiográfico do jornalista e escritor Hunter S. Thompson; ali estão a doce irreverênci...
Resenha Sobre
o filme "Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada"
| Data: 09/04/2011
C.S. Lewis escreveu os sete livros de As crônicas de Nárnia nos anos 50. É curioso que somente cinquenta anos depois o cinema se interessasse por estas histórias escritas nu...
Resenha Sobre
o filme "Viagem do Capitão Tornado, A"
| Data: 09/04/2010
Ettore Scola teve um determinado momento em sua filmografia em que sua acuidade de filmar já se anunciava em estado de derrapagem. Este instante de confluência das águas cinematográficas de Scola ...
O nascimento aristocrático determina o gesto cinematográfico do alemão Max Ophüls. Em Na teia do destino (The reckless moment; 1949), uma narrativa que está incrustada na atmosfera dos sombrios m...
Sem favor nenhum, o argentino Hector Babenco é um dos nomes quentes do cinema brasileiro. Distante da vertente mais social de seu universo, em O passado/El pasado (2007), co-produç&a...
As primeiras imagens de Maria (Mary; 2005), o novo filme rodado pelo norte-americano Abel Ferrara, se passam na escuridão, o espectador não vê direito o que está acontecen...
Resenha Sobre
o filme "Muito Gelo e Dois Dedos D´Ãgua"
| Data: 09/04/2007
Meu assunto de hoje: Muito gelo e dois dedos d’água (2006), o novo filme de Daniel Filho, ex-bom ator (seu desempenho em Romance de empregada, 1987, de Bruno Barreto, é uma dest...
Foi o inÃcio de umas das filmografias mais festejadas da história do cinema. Crise (Crisis; 1945) foi rodado por um jovem Bergman de 27 anos a partir de um texto teatral de Leck Fischer. As caracter...
A ilha de Bergman (Bergman island; 2006) trata a ilha de Farö, onde o cineasta sueco Ingmar Bergman viveu e rodou a maioria de seus filmes desde os anos 60, como uma referência, não como um pólo c...
Nas imagens iniciais de Feios, sujos e malvados (Brutti, sporchi e cattivi; 1976) um movimento de câmara na escuridão vai lenta e precariamente revelar-nos um amontoado de seres humanos p...
Francisco, o arauto de Deus (Francesco, giullare di Dio; 1950), do italiano Roberto Rossellini, gerou O evangelho segundo São Mateus (1964), do também italiano Pier Paolo Pasolini, mas s...
Viridiana (1961) é uma espécie de síntese da obra cinematográfica do espanhol Luis Buñuel. E representa igualmente uma virada em sua vida e em seu cinema. Significa ...
Depois daquele beijo (Blow up; 1967), do italiano Michelangelo Antonioni, é na verdade um filme que trata sutilmente do próprio cinema. Não tão ostensivamente quanto Oito e...
Diante de um filme como Marcelino, pão e vinho (Marcelino, pan y vino; 1954), rodado na Espanha pelo diretor húngaro Ladislao Vajda, cabe ao observador questionar por que um filme t&atil...
O italiano Luchino Visconti, um dos maiores cineastas do mundo, não tem parentesco artístico com o romancista russo Fiódor Dostoievski. Enquanto Visconti alarga os dramas í...
O norte-americano Orson Welles expande sem pudores seu ego em seus filmes. A marca da maldade (1958) é um de seus trabalhos mais característicos. O culto do grande homem mau, o homem com...
Tudo o que deparamos é aprofundado em nossa imaginação. Todo objeto é subjetivado dentro de nós. É daí que parte o senso narrativo de Um retrato de mul...
Segundo suas próprias palavras, o cineasta norte-americano James Ivory se interessa basicamente nos conflitos gerados pelas diferenças de temperamento entre civilizações. E...
Há cerca de dois anos meu amigo e crítico de cinema Tuio Becker, diante da leitura de alguns comentários cinematográficos que eu habitualmente lhe enviava pelo correio, me ...
Educação (An education; 2009), filme inglês dirigido pela dinamarquesa Lone Scherfig, se passa no começo da década de 60 do século passado, um pouco antes da r...
Há um hiato de dezoito anos. Era uma sessão da meia-noite, no cinema Bristol de Porto Alegre, em fevereiro de 1979. Um espectador de vinte e três anos, pouca bagagem cinematográfica, muita literat...
Jack White, o músico de “The White stripes”, usa de martelo e pregos e vai aplicando-os sobre um pedaço de madeira, vale-se ainda duma corda de aço e duma garrafa, e q...
“Essa factibilidade de crítica impressionista é uma evidência. Poucas vezes se tem a oportunidade de voltar a analisar um filme, a repensá-lo em função d...
Plasticamente e mesmo como possibilidade reflexiva, Mulher-gato (Catwoman; 2004), dirigido nos Estados Unidos pelo francês Pitof, é bastante mais ousado que todos os filmes recentes extra...
Ao apresentar seu filme Heimweh/Nostalgia (1990), longa-metragem em 16 mm realizado a quatro mãos com Tuio Becker, ao público da Mostra Internacional de Cinema em setembro de 1990, o cin...
(Em 1990, um dos principais cineastas franceses de hoje, Jacques Doillon, rodou uma obra-prima, A vingança de uma mulher; o título deste artigo é uma homenagem a este realizador q...
No começo de O golpista do ano (I love you, Philip Morris; 2009), de Glenn Ficarra e John Requa, os diretores oferecem a sexualidade como farsa. Jim Carey, o protagonista que narra o filme, &ea...
Num dos extras que compõem o disco de A paixão de Ana (En passion; 1970), obra-prima do sueco Ingmar Bergman lançada em dvd entre nós pela Versátil e pela Metro-Goldwyn Mayer, a atriz Liv Ullmann...
Resenha Sobre
o filme "Kapo - Uma História do Holocausto"
| Data: 07/09/2009
O italiano Gillo Pontecorvo foi um realizador cinematográfico bastante discutido nos anos 60 que dividiu as opiniões de então, que oscilavam entre o fascÃnio por sua forma rigorosa de filmar e as...
O norte-americano Francis Ford Coppola teve lá seus delÃrios gigantescos, que sempre puseram a perigo a continuidade de sua filmografia. O fundo do coração (One from the heart; 1982) foi uma desta...
Resenha Sobre
o filme "Homem Que Amava as Mulheres, O"
| Data: 07/09/2009
É com delicado erotismo que o cineasta francês François Truffaut homenageia as fêmeas humanas em O homem que amava as mulheres (L’homme qui aimait les femmes; 1977). Alguns anos depois o italian...
A americana Pauline Kael debocha das reações exageradamente devotas que o público culto tem por Hiroshima, meu amor (Hiroshima, mon amour; 1959), onde o francês Alain Resnais, que queria ser antes...
Os filmes do realizador italiano Mario Monicelli às vezes (ou depende do ângulo de visão) parecem envelhecidos. Há muitos anos, ao assistir a Os companheiros (1963), um Moni...
A câmara, instável e navegante, parece estar sempre colada à pele dos atores; o mundo fluido e psicodélico das drogas vivenciado pelos adolescentes em cena é capturad...
Ao que parece, o realizador carioca Fábio Barreto andou numa fase de paixão cinematográfica pela literatura do sul do país. Depois de ter lançado em 1995 O quatrilho...
Resenha Sobre
o filme "Branca de Neve e o Caçador"
| Data: 07/06/2012
É certo que Branca de Neve e o caçador (Snow White and the huntsman; 2012), de Rupert Sanders, atualiza o velho conto dos Grimm para o gosto das plateias destes tempos do cinema digital....
Paraísos artificiais (2011), o novo filme do brasileiro Marcos Prado, começa tateando, molenga mesmo; os atores parecem pouco à vontade no universo meio obscuro, filmado fragmenta...
O dinamarquês Thomas Vinterberg impressionou com a crueza de um cinema feroz e sem concessões em Festa de família (1998), um dos filmes-marco do Dogma 95, movimento cinematogr&aacu...
Resenha Sobre
o filme "Appaloosa - Uma Cidade Sem Lei"
| Data: 07/04/2009
O faroeste está morto, mas, como esqueceram de o sepultar (e ele permanece à porta duma sepultura eternamente aberta), ele ressurge de quando em quando no fascÃnio da linguagem cinematográfica ...
Ao filmar a vida de São Francisco de Assis em Francesco (1989), a realizadora italiana Liliana Cavani não foge à morbidez e ao sombrio de filmar caracterizados em O porteiro da noite (1974), sua ob...
Numa entrevista para a apresentação do lançamento de O deserto vermelho (Il deserto rosso; 1963) em Paris, o diretor italiano Michelangelo Antonioni diz que seu filme é ant...
O cinema do italiano Pietro Germi pode ter envelhecido em suas essências de filmar, mas em alguns casos ainda vale a pena vê-lo. É o caso de Seduzida e abandonada (Sedotta e abbando...
As duas faces da lei (Righteous kill; 2008), produção norte-americana dirigida por John Avnet, foi feito quase exclusivamente para o estrelismo dos intérpretes centrais, Robert de...
Um velha solitária apanha um bebê (que deixaram a chorar) entre os legumes de sua horta. Este bebê cresce. Ainda em sua infância, a velha que o cria morre; pelas ruas encharca...
Vítimas da tormenta é seguramente um dos mais belos filmes do italiano Vittorio de Sica, cujo estilo neo-realista de filmar teria, segundo o dicionarista cinematográfico George Sa...
O cineasta brasileiro Walter Salles se especializou em fazer filmes em que a câmara cinematográfica (que é sempre o alter ego de um realizador) cai na estrada. Na estrada (On the r...
L’atalante (1934), realizado pelo francês Jean Vigo, tido por um dos mestres do cinema-verdade, espantou em sua época por seus arrojos formais. A história duma garota (Dita P...
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o filme "Damas do Bois de Boulogne, As"
| Data: 06/07/2004
As damas do bosque de Boulogne (1945) pode ainda não ser tão radical e intimamente devastador quanto os filmes que o francês Robert Bresson rodaria nos anos seguintes de sua carrei...
O franco-polonês Jean Epstein (francês por opção, polonês de nascimento) é um destes nomes míticos do cinema a que o espectador brasileiro desta beira do ...
O ator Jeff Bridges é a essência de Coração louco (Crazy heart; 2009), o primeiro filme rodado por Scott Cooper que é também o autor do roteiro, outro dos trun...
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o filme "Pantaleão e as Visitadoras"
| Data: 06/04/2004
Francisco Lombardi é o nome mais conhecido do cinema peruano, um cinema praticamente ignorado nestas plagas que são na verdade quintais de Hollywood. O escritor Mario Vargas Llosa &eacut...
Resenha Sobre
o filme "NotÃcias da Antiguidade Ideológica: Marx, Eisenstein, O Capital"
| Data: 06/03/2012
O filme-pensamento do alemão Alexander Kluge é um caso único na história do cinema. Depois de ter mexido profundamente na estrutura cinematográfica em filmes como O ...
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o filme "Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres"
| Data: 06/02/2012
As coisas são cinematograficamente mirabolantes em Millenium — os homens que não amavam as mulheres (The girl with the Dragon Tatto; 2011), o novo filme do norte-americano David Fi...
Quem vir Dirigindo no escuro (Hollywood ending; 2002), o novo filme do norte-americano Woody Allen, imaginará que a notável sacada do cineasta cego é original do cinema de seu rea...
Os boas vidas (I vitelloni; 1953) foi o terceiro longa-metragem do italiano Federico Fellini e o primeiro a receber reconhecimento internacional. Se muitos anos depois ele faria Amarcord (1973) para r...
O realizador norte-americano James Gray roda um espetáculo cinematográfico formalmente correto em Os donos da noite (We own the night; 2007) para manter o espectador num clima de tensão e suspens...
Um filme feito com as fantasias e as ingenuidades da adolescência contemporânea, mas onde sobrepaira um olhar crítico por trás da encenação brincalhona e uma in...
Geralmente voltado para descrever os processos de desintegração do homem burguês, que ele conhece bem por ser um deles, o cineasta italiano Michelangelo Antonioni coloca em O grito...
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o filme "Rogopag - Relações Humanas"
| Data: 05/01/2005
Rogopag (1962) é mais um destes filmes em episódios em que os produtores italianos contratavam diretores de prestígio nos anos 60 para rodar. Em Histórias extraordiná...
Ao unir-se ao teórico e roteirista Cesare Zavattini, o ator e realizador italiano Vittorio De Sica rodou consecutivamente quatro dos mais belos filmes já feitos: Vítimas da tormen...
Num destes muitos filmes do norte-americano Woody Allen ambientados na alta burguesia intelectual nova-iorquina (arriscando, creio que se tratava de Manhattan, 1980), as personagens saíam dum c...
O ponto de vista da narrativa de Don Giovanni (Don Giovanni; 1979), o filme-ópera dirigido pelo cineasta norte-americano Joseph Losey a partir da ópera criada pelo músico Wolfgang Amadeus Mozart, Ã...
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o filme "Evangelho Segundo São Mateus, O"
| Data: 04/12/2003
Em O evangelho segundo São Mateus (1964) o cineasta italiano Píer Paolo Pasolini reconta, de maneira original, o nascimento, a vida e a morte de Cristo. Seu filme nada tem de comum com a...
Sam Mendes dignifica a nova aventura do agente secreto inglês James Bond. Mesmo lidando com as necessidades caricaturais e às vezes ridículas do universo cinematográfico pri...
Há uma herança neorrealista-rosseliniana que ainda pulsa em Andrei Rublev (Andrei Rublev; 1966), o segundo filme dirigido pelo russo Andrei Tarkovsky; em seu trabalho inicial, A inf&acir...
Marcado em sua utilização de cenários naturais pelas estações do ano (é um processo a que o cinema, arte visual, recorre de quando em quando; um dos pontos al...
Vi Feliz ano velho (1988), de Roberto Gervitz, no Festival de Cinema Brasileiro de Gramado de 1988; era a estréia de Gervitz em realizações comerciais, depois de ter assinado, jun...
O diretor inglês que fez carreira nos Estados Unidos Irving Rapper não está catalogado entre os diretores fundamentais da história do cinema. Todavia, seu Arenas sangrentas (The brave one; 1956) c...
Poucos cineastas filmam com tanto som e fúria as loucuras do mundo quanto o alemão Werner Herzog. Cobra verde (1987) dá bem a medida deste som e desta fúria cinematográficos de Herzog. Rigoroso, ...
O amigo americano (Der Americanische Freund; 1977) foi o primeiro grande sucesso comercial na filmografia do alemão Wim Wenders. Neste filme o realizador norte-americano Nicholas Ray (uma das influê...
Leveza. Superficialidade agradável. Sutileza frágil. Sarcasmo britânico sedutor. Eis algumas expressões que, a esmo e de esguelha, podem sugerir algumas ideias dos modos cin...
IGUAL A ERIC ROHMER - O título deste texto é um exagero: ninguém pode ser igual ao francês Eric Rohmer, cineasta único em sua capacidade de dialogação e...
Os mercenários (The expendables; 2010) é um dos filmes mais intragáveis do ano, mas é ao mesmo tempo um filme que permite ao espectador divertir-se com seu lado intrag&aacu...
Apesar da melancolia de sua mensagem final (os pequenos cinemas do interior estão sendo fechados pelo desinteresse do público), Cinema Paradiso (Nuovo Cinema Paradiso; 1989), filme reali...
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o filme "Grande Lebowski Ed. Esp., O"
| Data: 03/12/2006
Jeol Coen dirige. Ethan Coen divide com Joel a assinatura do roteiro. Os irmãos norte-americanos Coen formam, a exemplo dos italianos Taviani, uma personalidade cinematográfica indivisÃvel. Onde (e...
Fúria de titãs (Clash of the titans; 2010), superprodução anglo-americana dirigida pelo francês Louis Leterrier, é a refilmagem destes tempos de terceira dimen...
Martin Scorsese, um dos mestres da direção cinematográfica americana nos anos 70, chegou a afundar em alguns fracassos ou incompreensões e nas drogas nos anos 80. Como se e...
Ao que diz inspirado na estrutura e no espírito narrativos do Decamerão de Bocaccio, que já rendeu ao realizador italiano Pier Paolo Pasolini um de seus filmes da trilogia da vida...
A primeira impressão é de que O discurso do rei (The kings speech; 2010) se trata de um aparatoso vazio. Seu diretor, Tom Hooper, reveste seu estilo de filmar duma dignidade f&uacu...
A reposição
em cartaz de Terra em transe (1967), um dos filmes básicos
rodados no ferver do Cinema Novo pelo cineasta brasileiro Glauber
Rocha, va...
Depois do promissor Garota, interrompida (1994), o cineasta norte-americano James Mangold derrapa ao incursionar por uma aventura grotesca e surrealista em Identidade (Identity; 2003). Como em O anjo ...
As inquietantes mutações do cinema do italiano Roberto Rossellini representam sempre uma busca de sentido. Seus derradeiros filmes, aqueles dos anos 70, aparentemente didáticas biografias de grande...
A parte mais emocionante de Orquestra dos meninos (2008), filme brasileiro dirigido por Paulo Thiago, são aqueles trechos finais em que, ao lado dos créditos, surgem as imagens documen...
O rei dos reis (King of Kings; 1961), de Nicholas Ray, é um exemplar notável das possibilidades estilísticas que já vicejaram em Hollywood; Ray e seus diretores de fotograf...
Resenha Sobre
o filme "Investigação Sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita"
| Data: 02/11/2010
Não é por acaso que Investigação de um cidadão acima de qualquer suspeita (Indagine su um citadino al di sopra di ogni sospetto; 1970), rodado na Itália por E...
Com a advertência de que a vida de um homem não cabe num filme, um letreiro introduz uma frase segundo a qual a vida de um homem não cabe num filme; seguem outras frases onde se ad...
O realizador espanhol Pedro Almodóvar era praticamente desconhecido do espectador brasileiro quando, em novembro de 1987, seu filme Matador (1986) iluminou a tela do Ponto de Cinema/SESC, na av...
Baran (2001), filme iraniano de Majid Majidi, segue os passos de empenho social de todo filme oriundo do Irã: uma premente questão do país aparece e o realismo extremamente docume...
Tudo parece muito arrastado em Orgulho e paixão (The pride and the passion; 1957), convencionalÃssimop super-espetáculo histórico dirigido pelo norte-americano Stanley Kramer. Desde o inÃcio, a c...
Resenha Sobre
o filme "Houve uma Vez Dois Verões"
| Data: 01/10/2003
O crítico Luiz Carlos Merten tenha razão ao afirmar, em seu livro A aventura do cinema gaúcho (2002), que o curta-metragem Ilha das flores (1989), de Jorge Furtado, é ...
Resenha Sobre
o filme "Batman - O Cavaleiro das Trevas"
| Data: 01/09/2008
Batman —o cavaleiro das trevas (The dark kinght; 2008), dirigido pelo norte-americano Christopher Nolan, impressiona por imprimir na tela um dos mais perversos filmes da atual temporada de cinem...
Como Martin Scorsese e Woody Allen, o diretor negro norte-americano Spike Lee estrutura sua obra cinematográfica em torno da ação que a imponente Nova York exerce sobre sua cabe&c...
Ao vasculhar os lançamentos em DVD, o espectador pode reencontrar suas velhas questões cinematográficas, o melhor do cinema do norte-americano Donald Siegel, dando com Meu nome &e...
Ao vasculhar os lançamentos em DVD, o espectador pode reencontrar suas velhas questões cinematográficas, pode recolocar na memória Piratas (Pirates; 1985), uma realiza&cced...
Nos velhos tempos de Hollywood o diretor norte-americano John Cromwell desfrutou de prestígio: e não foi pouco prestígio. Desde que partiste (Since you went away; 1944) é u...
Certa vez o ensaÃsta brasileiro Paulo Emilio Salles Gomes observou, ante a chegada do cineasta ao Brasil, que o italiano Roberto Rossellini era mais conhecido por seus romances com atrizes famosas do...
O TEXTO QUE SEGUE É DEDICADO A TUIO BECKER, QUE Hà DEZ ANOS ME EMPRESTOU UMA CÓPIA EM VÃDEO COM A QUAL PUDE PELA PRIMEIRA VEZ ENTRAR EM CONTATO COM EUROPA 51.
Que fatos da vida do italiano R...
Pão, amor e ciúme (Pane, amore e gelosia; 1954), de Luigi Comencini, segue as novas aventuras das personagens de Pão, amor e fantasia (1953), do mesmo Comencini, trilhando o caminho do humor italia...